Se informação é poder, o quanto você conhece sobre seu cliente?

Diante da mudança econômica que vivemos em nosso país nos últimos anos, nos deparamos com muitas variações na rotina de compra do consumidor. Além de uma pequena diminuição na quantidade de produtos adquiridos e da modificação de marcas habituadas por outras mais baratas, pudemos perceber também a troca de supermercados em busca de valores mais baixos e promoções mais atrativas.



Não há como negar, o perfil dos consumidores mudou e, segundo Anny Monteiro, proprietária do Supermercado Primícias, de Piracicaba (SP), passou a ter mais cautela com seus gastos. “Diria que estão mais maduros e realmente compram o que necessitam ou o que vale o que custa. Uma crise sempre gera uma remodelação de pensamentos e comportamentos. Analisando pelo lado positivo, essa transformação é repassada para os setores que movem o país, fazendo com que indústrias, empresas, agricultores e, enfim, o comércio, se remodelem e saiam do comodismo. Que todos comecem a buscar outras alternativas e tornem o trabalho mais profissional”.



Toda essa alteração de cenário deve despertar em cada supermercadista uma atenção redobrada em relação à maneira de conduzir o atendimento ao seu cliente. Será que conhecemos as pessoas que entram em nossas lojas? Qual a frequência de compras de cada uma delas? Quais são seus produtos favoritos? Se eu aumentar o mix com melhores opções de valor eu continuo alcançando elas ou, mesmo assim, posso perde-las para meus concorrentes? Nunca foi segredo: Informação é poder! Então, torna-se importante refletir sobre o que sabemos de verdade a respeito dos nossos clientes. Afinal, são tantas perguntas que, se respondidas, poderiam nos ajudar a criar estratégias para agradar, fidelizar e aumentar ainda mais a nossa carteira.





Anny Monteiro, proprietária do Supermercado Primícias



No Supermercado Primícias, segundo a proprietária, o trabalho com os clientes é constante e diário. “É através desse contato que adquirimos o conhecimento das suas reais necessidades e particularidades, obtendo também o retorno quanto à satisfação com o que estamos oferecendo”. Anny ainda destaca que agilidade, qualidade e individualidade são elementos essenciais neste assunto. “Atualmente as pessoas não têm tempo, tudo tem que ser muito rápido, precisamos de agilidade – Sem filas, sem espera e sem atrasos. Qualidade se tornou uma exigência de todas as classes. Já que irão gastar ou consumir algo, desejam fazê-la com qualidade. As exigências são muito maiores do que em algumas décadas atrás. Individualidade é ter um atendimento direcionado para a sua necessidade e ao seu tipo de comportamento”.



Para corresponder a toda demanda por melhor atendimento, supermercadistas têm recorrido à tecnologia em busca de mais informações e encontram na ferramenta CRM os dados necessários para aperfeiçoar esse trabalho. CRM ou Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente) é um termo usado para o gerenciamento do envolvimento com o consumidor. Geralmente, além das perguntas mencionadas neste texto, este módulo traz também relatórios e análises por perfil e região, confirmando frequência, preferência e atuação, permitindo assim, ações direcionadas para obter, através de estratégias, melhores resultados.



A utilização do CRM em sua loja pode ser muito útil, sendo assim, você poderá obter diversos relatórios que vão servir de parâmetro para decisões mais eficientes no atendimento ao seu consumidor. No caso dos Clientes VR Software, todos têm acesso à ferramenta a partir do momento que adquirem o ERP VR e a utilizam sem nenhum custo extra, promovendo ainda mais o bom trabalho do supermercadista com seu público. 







Para Anny, assim como o CRM, as demais soluções da VR Software têm sido diferenciais na rotina diária do Supermercado Primícias. “O ERP VR foi um facilitador para a nossa empresa. Precisávamos de uma ferramenta que simplificasse o nosso trabalho, tanto administrativo quanto operacional. No ramo de supermercados, temos muitos setores e cada um deles têm uma particularidade. Brinco dizendo que cada departamento é digno de um doutorado. O ERP VR é o mais estruturado para aprofundar e trabalhar da maneira mais eficiente nessas áreas”. A supermercadista ainda destaca os fatores que a levaram a decidir pela VR. “Me deparava com algumas barreiras internas, somos uma empresa familiar e, como qualquer outra, temos divergências de pensamentos e algumas más experiências que dificultavam e tornavam o nosso crescimento em processos e análises de resultados muito difíceis, se não, quase impossível. A postura da VR Software foi essencial para a nossa contratação. Foram várias visitas, muitas conversas e exposições de pensamentos. Era mais que uma venda, pois estávamos renovando conceitos referentes a ‘informatizar + ação’ e a empresa se dispôs a nos acompanhar nessa nova vivência de uma maneira prática e pessoal”.



Conhecer seu consumidor é se manter à frente no mercado, por isso, os clientes VR estão alcançando bons resultados e, consequentemente, aprovando as ferramentas disponibilizadas pela empresa, que possui atualmente 98% de satisfação de sua carteira. O Supermercado Primícias se encaixa nesta estatística como destaca a sua proprietária. “Efetivamente concluiu nossas expectativas. Hoje, analisando nossos procedimentos e obtenção de resultados, crescemos significativamente. Temos parâmetros, controles, análises e muitos meios confiáveis para a tomada de decisões, além de acesso à informações e inovações do mercado que a VR Software nos disponibiliza, visando o crescimento da loja”. Anny ainda conclui com resultados e conquistas motivadas pelo auxílio da tecnologia. “Fizemos novas contratações e estamos projetando um aumento de espaço físico ainda para este ano, com mais segurança e certos de que teremos um controle eficiente. Particularmente, eu tinha um receio quanto à controles e números, mas me dediquei em conhecer e aproveitar ao máximo o que o sistema me disponibilizava e os resultados são excelentes. Hoje, posso aumentar a loja com tranquilidade, pois sei que tenho uma ferramenta que me auxilia e proporciona a segurança de que eu preciso”. 



Faça como a Anny Monteiro do Supermercado Primícias e usufrua da tecnologia para conhecer mais sobre seus clientes e obter melhores resultados. E, se você ainda não conhece a VR Software, entre em contato com nosso Departamento Comercial através do email comercial@vrsoft.com.br ou do telefone (19) 3442-7600 e saiba mais sobre nossas soluções e como elas podem ajudar na rotina do seu supermercado.

21 de Agosto de 2017
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