A boa iluminação pode impulsionar suas vendas?

Sim, pois, com sistema de iluminação adequado você pode auxiliar seu cliente na hora da compra e aumentar suas vendas. A exposição dos produtos nos mercados chama a atenção quando estão bem iluminados.

Algumas redes começaram investir em projetos de iluminação feitos totalmente com LED, proporcionando maior destaque para os produtos. Ainda que a maioria das pessoas não perceba de modo direto, enquanto transitam pela loja, um sistema eficiente de iluminação determina o sucesso das vendas de itens que recebem luz.

Planejar a iluminação de um supermercado passa por aspeto técnico, atendendo normas e especificações e até o fator psicológico, fazendo o cliente ter a sensação de bem-estar, se sentindo confortável diante das gondolas. Portanto, se atente as necessidades de cada sessão, como, por exemplo, o formato da luminária, a distribuição das luzes, temperatura, potência, são itens de extrema importância, que ajudam alcançar o objetivo.

Use cores ou iluminação fria (branca), para deixar o ambiente mais claro, aumentando a visibilidade do produto, consequentemente o cliente fica mais seguro na sua decisão de compra.

Já as cores e iluminação quente, (amarela), deixam evidente características, detalhes, texturas, indicadas para usar como "ponto de destaque". Esse tipo de iluminação é muito usada para valorizar produtos, como na área da panificadora, confeitaria e áreas nobres, como adega.

Se sua loja tiver provador, ele deve ser bem iluminado para evitar distorção nas cores. Dê preferência por iluminação amarela.

E não esqueça, manutenção em dia. Lâmpadas queimadas deixam o ambiente escuro, além de transmitir uma imagem negativa do lugar. A tecnologia mais utilizada nos supermercados hoje é a de LED que reproduz melhor as cores, reduz o custo de energia e preserva os produtos expostos na loja.

No varejo, a iluminação é umas das responsáveis por direcionar o olhar do cliente. O ponto de destaque, quando o projeto é bem planejado, pode se alinhar ao marketing e se tornar uma importante ferramenta para alavancar as vendas. A iluminação influencia desde a compra até o tempo de permanência dentro da loja. 

E ter essas informações ajuda o supermercadista se planejar melhor, mas isso requer atenção. Gostaria de ter mais tempo, para conseguir se preocupar com a iluminação e outras coisas importantes para melhorar a experiência do seu cliente? Conheça nossos produtos e permita que seu dia a dia seja simplificado por nossas soluções.

Entre em contato com nosso time comercial, e use a tecnologia a seu favor, pode ser pelo e-mail: comercial@vrsoft.com.br ou telefones 19.3442.7600 ou 3401.6520.

08 de Janeiro de 2019
voltar à listagem