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Para saber mais sobre como a VR Software coleta, utiliza, compartilha e protege seus dados pessoais, leia a nossa Política de Privacidade.

CÓDIGO DE CONDUTA
VR SOFTWARE

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CARTA AO PÚBLICO

Apresentamos com orgulho o Código de Conduta da VR Software – um guia que reforça nossos valores e orienta nossas atitudes com base na ética, no respeito e na integridade.

Nosso propósito é claro: simplificar a gestão e impulsionar a evolução dos supermercados. Para isso, precisamos agir com responsabilidade em todas as nossas relações.

Ao seguir este Código, contribuímos para um ambiente mais ético, seguro e inovador – e reforçamos a confiança que clientes e parceiros depositam em nós.Ele foi criado para orientar a conduta dos nossos colaboradores, parceiros e todos que fazem parte do nosso ecossistema.

Este é um resumo prático e de fácil consulta, mas não substitui a leitura completa do Código de Conduta, que deve ser lido, assinado e seguido por todos da VR.

 

Diretoria da VR Software

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APLICAÇÃO DO CÓDIGO DE CONDUTA VR SOFTWARE

O Código de Conduta da VR SOFTWARE tem por objetivo servir como um guia prático de conduta a ser seguido por todos os seus Profissionais e Parceiros, independentemente das suas atribuições, responsabilidades ou grau hierárquico

Ambiente de trabalho

Prezamos por um ambiente ético, seguro e respeitoso. Esperamos que líderes e profissionais ajam com integridade, cumpram normas internas, valorizem a diversidade, combatam o assédio, evitem conflitos de interesse e preservem a saúde física e mental.

Vedação e combate ao assédio

Não toleramos assédio sexual ou moral, abuso de poder, gestão injuriosa, intimidação, discriminação ou qualquer conduta que afete a dignidade e o bem-estar. Relacionamentos devem ser comunicados ao RH se houver possível conflito de interesses. Demonstrações de afeto são proibidas no ambiente profissional. Denúncias devem ser reportadas aos canais oficiais.

Segurança no trabalho

A saúde física e mental é prioridade para nós da VR Software. Devemos zelar pela própria segurança e de todos ao nosso redor, prevenindo acidentes. Fornecemos equipamentos ergonômicos e apoio psicológico

Bens e recursos da VR Software

A utilização dos bens, equipamentos e instalações da VR SOFTWARE é uma responsabilidade importante e deve ser feita de maneira consciente, restrita às finalidades para as quais foram disponibilizados.

Manifestações Públicas

É fundamental que nenhum Profissional ou Parceiro da VR SOFTWARE se pronuncie publicamente em nome da Empresa sem prévia autorização. É essencial que sejam seguidas as normas e políticas internas definidas para garantir a comunicação e representação adequadas da empresa.

Prevenção a conflito de interesses

Exercemos todas as atividades com profissionalismo e evitamos conflitos de interesse. Devemos evitar situações que prejudiquem a empresa ou beneficiem terceiros, como participação financeira em concorrentes, uso indevido de informações confidenciais ou emprego simultâneo. Conflitos devem ser comunicados ao nosso líder para avaliação e ações.

Brindes, presentes, convites e hospitalidades

Brindes, presentes e hospitalidades são permitidos apenas como cortesia e nunca para influenciar decisões. Devemos verificar regras, refletir sobre possíveis interpretações e avaliar o contexto. É proibido oferecer ou aceitar dinheiro ou vantagens a agentes públicos

Doações, patrocínios e contribuições partidárias

Respeitamos o direito de todos a participar de atividades político-partidárias e religiosas, desde que não interfiram nas responsabilidades ou vinculem a empresa. É proibido exercer essas atividades nas instalações, veículos ou publicações da empresa. Candidaturas devem ser comunicadas para evitar conflitos. Não contribuímos para campanhas políticas.

Defesa da concorrência

Valorizamos o desenvolvimento justo e a livre concorrência, sempre com ética e respeito aos concorrentes. Condutas ilícitas são proibidas, como acordos para fixar preços, limitar competição, manipular licitações ou restringir fornecedores e clientes, garantindo práticas comerciais legais e leais.

Corrupção e suborno

Respeitamos o direito de todos a participar de atividades político-partidárias e religiosas, desde que não interfiram nas responsabilidades ou vinculem a empresa. É proibido exercer essas atividades nas instalações, veículos ou publicações da empresa. Candidaturas devem ser comunicadas para evitar conflitos. Não contribuímos para campanhas políticas.

Relacionamento com parceiros e procuradores

Selecionamos Parceiros e realizamos compras com base em custo-benefício, critérios legais, técnicos, qualidade, ética e sustentabilidade. A contratação exige divulgação do Código de Conduta e Política de Privacidade, além da verificação do alinhamento aos nossos valores. Devemos evitar Parceiros de reputação duvidosa, realizando due diligence.

Lavagem de dinheiro

A lavagem de dinheiro envolve ocultar a origem criminosa de valores ou usá-los para financiar o terrorismo. É nosso dever identificar e relatar situações suspeitas, como documentos duvidosos, transações em dinheiro, uso de intermediários, transferências atípicas e resistência em prestar informações, conforme a Lei 9.613/1998.

Combate a fraudes

Combatemos firmemente a fraude para proteger nossos ativos, reputação, clientes e parceiros. Devemos estar atentos a comportamentos suspeitos. São proibidas práticas como falsificação de documentos, desvio de recursos, manipulação contábil e fraudes online. Denúncias são investigadas com rigor e medidas são tomadas.

Relatórios, contratos e registros contábeis

Nossos registros contábeis devem refletir fielmente as transações, com controles que garantam precisão e segurança. É proibido qualquer acordo financeiro irregular, como superfaturamento. Pagamentos e compromissos devem ser autorizados e documentados, vedando-se lançamentos inadequados, ambíguos ou fraudulentos.

Propriedade intelectual

A propriedade intelectual é um ativo estratégico nosso, abrangendo patentes, marcas, direitos autorais, segredos comerciais e informações confidenciais. Todo trabalho intelectual criado por nós ou parceiros, usando recursos da VR, pertence exclusivamente à empresa. Divulgar ou receber informações confidenciais requer autorização prévia e formal.

Proteção de dados pessoais

Garantimos o direito à privacidade e proteção de dados pessoais de nossos profissionais, parceiros, clientes e públicos, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei 13.709/2018). Possuímos Política de Privacidade que todos devem seguir, além de treinamentos obrigatórios para nossos profissionais.

Sustentabilidade

Cuidar do meio ambiente faz parte do nosso jeito de pensar e agir. Acreditamos que pequenas atitudes geram grandes impactos, por isso buscamos sempre reduzir desperdícios, usar recursos com consciência e adotar práticas sustentáveis no dia a dia, colaborando para um futuro mais verde e equilibrado para todos.

Manifestações e denúncias

É fundamental que nenhum Profissional ou Parceiro da VR SOFTWARE se pronuncie publicamente em nome da Empresa sem prévia autorização. É essencial que sejam seguidas as normas e políticas internas definidas para garantir a comunicação e representação adequadas da empresa.

Ambiente de trabalho

Prezamos por um ambiente ético, seguro e respeitoso. Esperamos que líderes e profissionais ajam com integridade, cumpram normas internas, valorizem a diversidade, combatam o assédio, evitem conflitos de interesse e preservem a saúde física e mental.

Vedação e combate ao assédio

Não toleramos assédio sexual ou moral, abuso de poder, gestão injuriosa, intimidação, discriminação ou qualquer conduta que afete a dignidade e o bem-estar. Relacionamentos devem ser comunicados ao RH se houver possível conflito de interesses.

Segurança no trabalho

A saúde física e mental é prioridade para nós da VR Software. Devemos zelar pela própria segurança e de todos ao nosso redor, prevenindo acidentes. Fornecemos equipamentos ergonômicos e apoio psicológico.

Bens e recursos da VR software

A utilização dos bens, equipamentos e instalações da VR SOFTWARE é uma responsabilidade importante e deve ser feita de maneira consciente, restrita às finalidades para as quais foram disponibilizados.

Manifestações públicas

É fundamental que nenhum Profissional ou Parceiro da VR SOFTWARE se pronuncie publicamente em nome da Empresa sem prévia autorização. É essencial que sejam seguidas as normas e políticas internas definidas para garantir a comunicação e representação adequadas da empresa.

Prevenção a conflito de interesses

Exercemos todas as atividades com profissionalismo e evitamos conflitos de interesse. Devemos evitar situações que prejudiquem a empresa ou beneficiem terceiros, como participação financeira em concorrentes, uso indevido de informações confidenciais ou emprego simultâneo. 

Brindes, presentes, convites e hospitalidades

Brindes, presentes e hospitalidades são permitidos apenas como cortesia e nunca para influenciar decisões. Devemos verificar regras, refletir sobre possíveis interpretações e avaliar o contexto. É proibido oferecer ou aceitar dinheiro ou vantagens a agentes públicos.

Doações, patrocínios e contribuições partidárias

Respeitamos o direito de todos a participar de atividades político-partidárias e religiosas, desde que não interfiram nas responsabilidades ou vinculem a empresa. É proibido exercer essas atividades nas instalações, veículos ou publicações da empresa. Candidaturas devem ser comunicadas para evitar conflitos. Não contribuímos para campanhas políticas.

Defesa da concorrência

Valorizamos o desenvolvimento justo e a livre concorrência, sempre com ética e respeito aos concorrentes. Condutas ilícitas são proibidas, como acordos para fixar preços, limitar competição, manipular licitações ou restringir fornecedores e clientes, garantindo práticas comerciais legais e leais.

Corrupção e suborno

Repudiamos qualquer forma de corrupção, incluindo suborno, peculato, vantagens indevidas e pagamentos de facilitação. Proibimos tais práticas em nossas relações com agentes públicos e privados, direta ou indiretamente. Devemos agir com integridade e cumprir rigorosamente as leis anticorrupção nacionais e internacionais, como a Lei 12.846/2013.

Corrupção e suborno

Repudiamos qualquer forma de corrupção, incluindo suborno, peculato, vantagens indevidas e pagamentos de facilitação. Proibimos tais práticas em nossas relações com agentes públicos e privados, direta ou indiretamente. Devemos agir com integridade e cumprir rigorosamente as leis anticorrupção nacionais e internacionais, como a Lei 12.846/2013.

Relacionamento com parceiros e procuradores

Selecionamos Parceiros e realizamos compras com base em custo-benefício, critérios legais, técnicos, qualidade, ética e sustentabilidade. A contratação exige divulgação do Código de Conduta e Política de Privacidade, além da verificação do alinhamento aos nossos valores. Devemos evitar Parceiros de reputação duvidosa, realizando due diligence.

Lavagem de dinheiro

A lavagem de dinheiro envolve ocultar a origem criminosa de valores ou usá-los para financiar o terrorismo. É nosso dever identificar e relatar situações suspeitas, como documentos duvidosos, transações em dinheiro, uso de intermediários, transferências atípicas e resistência em prestar informações, conforme a Lei 9.613/1998.

Combate a fraudes

Combatemos firmemente a fraude para proteger nossos ativos, reputação, clientes e parceiros. Devemos estar atentos a comportamentos suspeitos. São proibidas práticas como falsificação de documentos, desvio de recursos, manipulação contábil e fraudes online. Denúncias são investigadas com rigor e medidas são tomadas.

Relatórios, contratos e registros contábeis

Nossos registros contábeis devem refletir fielmente as transações, com controles que garantam precisão e segurança. É proibido qualquer acordo financeiro irregular, como superfaturamento. Pagamentos e compromissos devem ser autorizados e documentados, vedando-se lançamentos inadequados, ambíguos ou fraudulentos.

Propriedade intelectual

A propriedade intelectual é um ativo estratégico nosso, abrangendo patentes, marcas, direitos autorais, segredos comerciais e informações confidenciais. Todo trabalho intelectual criado por nós ou parceiros, usando recursos da VR, pertence exclusivamente à empresa. Divulgar ou receber informações confidenciais requer autorização prévia e formal.

Proteção de dados pessoais

Garantimos o direito à privacidade e proteção de dados pessoais de nossos profissionais, parceiros, clientes e públicos, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei 13.709/2018). Possuímos Política de Privacidade que todos devem seguir, além de treinamentos obrigatórios para nossos profissionais.

Sustentabilidade

Garantimos o direito à privacidade e proteção de dados pessoais de nossos profissionais, parceiros, clientes e públicos, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei 13.709/2018). Possuímos Política de Privacidade que todos devem seguir, além de treinamentos obrigatórios para nossos profissionais.

Manifestações e denúncias

Este Código de Conduta não busca abordar exaustivamente todos os temas e situações possíveis, devendo servir como referência para as atitudes e escolhas dos Profissionais da VR SOFTWARE e Parceiros, sendo aplicado em alinhamento com as demais Políticas, Procedimentos internos e a legislação vigente.

VER CÓDIGO DE CONDUTA COMPLETO

CANAL DE DENÚNCIAS

A VR SOFTWARE disponibiliza um Canal de Denúncias para que você possa relatar, de boa-fé, suspeitas ou constatação de violações à legislação ou ao nosso Código de Conduta.
 
Qualquer violação será investigada e as providências adequadas serão tomadas pela VR SOFTWARE. Não toleramos represália contra denunciantes de boa-fé, cuja identidade é preservada e a investigação conduzida em sigilo.
ACESSE O CANAL DE DENÚNCIAS
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Trabalhamos diariamente para ajudar supermercados a evoluir, simplificando a gestão e levando a experiência de compra a um novo patamar.

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