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Você sabe como ter um supermercado online lucrativo?

A moda dos supermercados online está contagiando os supermercadistas. Finalmente, eles estão compreendendo a real importância de inserir o seu negócio no mundo virtual.

Pequenos, médios e grandes supermercadistas estão procurando pelo e-commerce (comércio eletrônico). Mas, por ser uma tendência crescente, persistem muitas dúvidas.

Em especial, os supermercadistas não sabem como fazer esse negócio lucrar e evitar de ter prejuízos colossais.

Se este é o seu caso, fique tranquilo, pois separamos as orientações corretas que você precisará.

Venha conosco e veja como ter um supermercado online lucrativo. Veremos ainda como funciona um supermercado online e como começar a organizar o seu negócio. Nos acompanhe!

Você vai ver nesse texto:

Como funciona um supermercado online?

Veja como fazer o supermercado online ser lucrativo:

01 – Comece com pesquisas de mercado

02 – Procure por bons fornecedores

03 – Estrutura física: preciso ter uma?

04 – Tenha bons colaboradores

05 – Dê suporte para os seus clientes

06 – Invista em ótimas plataformas virtuais

07 – Trabalhe o marketing do supermercado

 

Como funciona um supermercado online?

Entender como funciona um supermercado virtual é o primeiro passo para um varejista que deseja investir nesse tipo de comércio eletrônico.

A ideia principal do supermercado online é atender aquelas pessoas que têm pouco tempo para se deslocarem até um supermercado.

Por isso, o que elas querem é poder adquirir suas compras, de suas casas, de forma simples e fácil.

Isso significa que a experiência do consumidor no seu supermercado online não pode ser mais demorada ou mais estressante do que aquela vivenciada nos supermercados físicos.

Precisamos otimizá-lo.

O supermercado virtual funciona na mesma lógica de qualquer supermercado.

Um cliente abre o site/aplicativo, seleciona os produtos dos quais precisa, inclui no carrinho virtual e, em seguida, conclui a compra.

E, se quiser oferecer uma experiência ainda melhor para este cliente, podemos dar a ele a possibilidade de buscar os itens na loja física, ou, caso prefira, recebê-los em casa.

Essa foi uma alternativa bastante popularizada durante o isolamento social provocado pela pandemia de COVID-19.

Mas, na prática, vemos que os estabelecimentos ainda têm muita dificuldade em oferecer uma boa experiência para os seus clientes na modalidade virtual.

As principais reclamações dos consumidores envolvem:

– Sites e aplicativos ruins, que travam muito;

– Layout ruim e pouco interativo;

– Ausência ou deficiência no serviço de suporte;

– Produtos disponíveis no site, mas indisponíveis na loja física;

– Poucas formas de pagamento e/ou que dificultam o uso do cliente.

 

Esses quatro problemas acima não podem ser cometidos pelo seu supermercado.

Por isso, foque em garantir que eles não aconteçam e, também, mire nas 07 dicas que separamos no próximo tópico para você.

Veja como fazer o supermercado online ser lucrativo:

01 – Comece com pesquisas de mercado

Pesquisas de mercado são extremamente valiosas e os empreendedores não costumam dar o devido valor a elas.

Mas, elas são ferramentas que nos ajudam a entender melhor o mercado e o cenário em nossa região.

Dessa forma, evitamos investir nossos recursos em um negócio que estará fadado ao fracasso, ou que não trará resultados expressivos.

Vamos começar com uma questão simples.

Imagine que você vive em uma cidade interiorana, com pouco mais de 20 mil habitantes, na qual o sinal de Internet é bem precário. Neste caso, será que um supermercado online construído em um site, cheio de burocracias, é a melhor alternativa?

Ou, será que podemos pensar em algo mais simples, mas que deixará os clientes satisfeitos da mesma forma?

Outras perguntas que uma pesquisa de mercado nos ajuda a responder são:

– Há quantos supermercados online na minha cidade e região?

– As pessoas da minha região possuem o hábito de fazer compras na Internet?

 

02 – Procure por bons fornecedores

Não adianta nada divulgar uma grande variedade de produtos no supermercado online, porém, na prática, não poder ofertá-los ao cliente.

Isso não apenas é frustrante, como também deixa os clientes bastante irritados.

Por isso, uma análise de fornecedores, buscando aqueles que poderão te ofertar a maior variedade possível de marcas, é essencial.

Saber sobre o passado da empresa fornecedora, experiência de outras empresas clientes, avaliações positivas e negativas, é um excelente critério.

Para tanto, comece pesquisando pelo CNPJ da empresa em que está interessado. Veja se ela realmente existe e se está tudo correto.

Em seguida, use a Internet como sua aliada. Entre no site dessa empresa, pesquise por reclamações, avaliações ruins. Confira as redes sociais e outros canais de comunicação desse fornecedor.

Você também pode explorar sites de reclamações, como o Reclame Aqui.

Ainda, caso seja possível, tente entrar em contato com outras empresas que já trabalharam com o fornecedor em questão.

Você também pode elaborar um questionário, e, para cada resposta obtida, dê uma nota.

Alguns exemplos de perguntas que podem estar no seu questionário são:

– A empresa fornecedora tem alguma certificação? Se sim, quais?

– Essa empresa utiliza sistema para rastreamento?

– Os produtos são entregues dentro do prazo definido?

– Com que frequência acontecem atrasos e/ou desvios.

 

03 – Estrutura física: preciso ter uma?

Frequentemente recebemos essa pergunta: eu preciso ter um supermercado físico para montar um supermercado online?

E, na verdade, não é necessário que você tenha um supermercado físico (embora seja o mais recomendado).

Temos dois cenários em que você pode montar um supermercado virtual:

 

1) Quero montar apenas um estoque:

Aqueles supermercadistas que querem atuar apenas no supermercado virtual. Por isso, precisarão ter um local para estocar os produtos.

Essa alternativa não é a melhor.

Sabe por quê?

Imagine o que irá fazer se o seu supermercado online vender pouco. Qual será o destino dos produtos no estoque? Hora ou outra eles acabarão vencendo.

Além disso, como se manter no mercado e obter faturamento mínimo?

 

2) Já posso um supermercado físico:

Essa dica vai para os supermercadistas que já possuem um supermercado físico.

Neste caso, como já existe toda uma estrutura física, com um estoque, fornecedores e instalações devidamente montadas, poderá ser bem mais simples.

Afinal, o que nos restará fazer é investir na plataforma virtual e na adaptação dos colaboradores.

 

04 – Tenha bons colaboradores

Você precisará contar com alguns colaboradores.

Primeiramente, precisaremos de alguém responsável por administrar a plataforma virtual. Uma pessoa que responderá eventuais dúvidas e que dará suporte aos clientes.

Precisaremos, também, de alguém para cuidar do Marketing. Como você verá no tópico 06, o marketing é essencial para um supermercado virtual.

Também é necessário termos um (ou mais de um) colaborador responsável pela gestão de estoque.

Não pode ocorrer de divulgarmos produtos no site/aplicativo, que não estão disponíveis na loja.

Daí a importância de ter alguém fazendo esse controle, e ser responsável por repassar todas informações para que sejam atualizadas na plataforma.

Por fim, mas igualmente importante, são os shoppers.

Os shoppers fazem a coleta dos produtos no estoque ou no supermercado físico, e levam até o local de entrega combinado com o cliente.

A quantidade de colaboradores será definida conforme a demanda de clientes que tiver.

05 – Dê suporte para os seus clientes

Em qualquer negócio virtual, existir um serviço de suporte de qualidade para os clientes é indispensável.

Quando um cliente precisa de ajuda com algo, na Internet, eles esperam um retorno rápido da empresa. E, mais que isso, desejam que o suporte seja eficiente.

Ou seja: precisamos de um suporte rápido e que traga respostas.

Por isso dissemos, no tópico anterior, que precisamos de um colaborador responsável apenas por cuidar da plataforma virtual, o que inclui o serviço de suporte.

É interessante disponibilizar diversos canais de comunicação, para que o cliente entre em contato caso tenha alguma dúvida ou problema.

06 – Trabalhe o marketing do supermercado

Qualquer empreendimento, em 2023, precisa investir no Marketing. Em especial, no Marketing Digital.

Um supermercado físico é visto facilmente por qualquer morador daquela região. No caso do supermercado virtual, precisamos fazer com que ele seja visto na internet.

Invista na divulgação, em anúncios, no marketing de conteúdos, em posts interativos e em outros canais que podem fazer sentido para o seu público.

Interaja com seus clientes nas redes sociais. Crie caixinhas de perguntas no Instagram, faça sorteios, reels de divulgação.

São muitas possibilidades!

07 – Invista em ótimas plataformas virtuais

Esse é um dos pontos mais cruciais para um supermercado online.

Uma das principais reclamações de clientes deste ramo, é que as plataformas virtuais são ruins, lentas e possuem um layout de difícil manejo.

Quando falamos em plataforma virtual, nos referimos ao espaço, na Internet, em que você funcionará o seu supermercado virtual.

Pode ser um site, um aplicativo, ou, inclusive, uma rede social. Aqui na VR Software, você encontra as melhores soluções tecnológicas para montar o seu supermercado virtual.

Se estiver curioso, comece conhecendo o VR E-Commerce e o VR M-Commerce.

Mas, independente do que for, é preciso que essa plataforma seja bem administrada e de fácil acesso pelos consumidores.

É preciso que essa plataforma ofereça ao cliente acesso às informações que ele precisa saber.

Imagens dos produtos, preços (deixe-o bem visível), formas de pagamento, tempo de entrega, local para retirada dos produtos, entre outras informações.

Se estiver fazendo promoções, por exemplo, deixe tudo bem exposto e de fácil visualização pelo cliente.

Além disso, vamos chamar atenção para as formas de pagamento. Dê ao cliente o máximo de modos de pagamento que conseguir.

Cartões de crédito, de débito (inclusive cartão alimentação), boleto, PIX e QR Code, por exemplo, são algumas formas de conseguir variar as formas de pagamento e aumentar a experiência do cliente no seu supermercado online.

Agora que você já sabe como ter um supermercado online lucrativo, que tal ver como aumentar os seus lucros no e-commerce?

 

Continue a leitura:

 

https://www.vrsoft.com.br/blog/saiba-como-aumentar-o-lucro-no-e-commerce