Toda empresa trabalha com metas, e não seria diferente no Varejo. Afinal, são elas que determinam o sucesso do negócio, definindo onde se quer chegar e o que fazer para alcançar os resultados desejados. Assim, realizar o planejamento de metas para supermercados é essencial, servindo como um guia estratégico para te levar ao seu objetivo final!
E como estamos no fim do ano, está na hora de colocar em prática esse planejamento para que você, supermercadista, alcance o sucesso em 2023!
Para te ajudar nisso, reunimos algumas dicas valiosas para o seu planejamento estratégico, potencializando os resultados do seu negócio.
Continue a leitura e confira!
Planejamento de metas para supermercado: A importância e vantagens
Vender mais é sempre o desejo de todo supermercadista, claro! Mas sem especificar exatamente qual é o objetivo da empresa, a mensuração dos resultados fica comprometida.
Portanto, definir metas claras e quantificáveis é essencial para todo negócio.
Assim, quando bem definidas, fica bem mais fácil perceber quais ações devem ser tomadas para alcançar determinado objetivo.
Tenha em mente que as metas são como bússolas, que vão guiar e adaptar as estratégias organizacionais.
Com esse alinhamento estratégico, toda a equipe vai trabalhar em conjunto para atingir os objetivos definidos pela empresa.
Cabe ressaltar que as metas do seu supermercado também precisam ser realistas e com prazos definidos, ainda que desafiadoras.
É importante destacar também que o varejo é um setor muito dinâmico.
Com isso, nem sempre os gestores conseguem realizar um planejamento de longo prazo. Assim, é bastante comum no setor a definição de metas com prazos mais curtos.
Vantagens
Algumas vantagens do planejamento de metas são:
– Equipes com objetivos alinhados;
– Mais motivação para o time;
– Identificação de falhas e melhorias;
– Definição de ações estratégicas baseadas nas projeções de vendas;
– Planejamento financeiro bem-sucedido;
– Otimização de recursos;
– Aumento da performance e dos resultados do negócio.
A seguir, descubra a melhor forma de elaborar as metas da sua empresa.
Planejamento de metas para supermercado: Dicas práticas
Agora que você já sabe a importância da definição de metas para potencializar os resultados do seu supermercado, vamos à prática!
Ao começar a pensar nas suas metas, uma ferramenta eficaz e bastante conhecida mundialmente é a utilização do método SMART, que define as cinco características essenciais de toda meta: Específica, Mensurável, Alcançável, Relevante e Temporal.
Confira outras dicas práticas que reunimos para você traçar, de forma eficiente, as metas do seu negócio:
Considere algumas perguntas essenciais
Dominar cada aspecto do seu negócio é essencial para a definição de metas.
Assim, ao traçar seus objetivos, considere algumas perguntas relevantes para o seu negócio:
O seu desejo de aumento de vendas está alinhado ao seu planejamento financeiro?
Seu orçamento prevê o investimento necessário em estrutura e marketing, por exemplo, que são essenciais para aumentar as suas vendas?
Se houver um aumento expressivo de vendas, a estrutura da sua loja e do seu estoque comportam? Haverá investimento na aquisição de mercadorias?
Enfim, para que você defina bem as suas metas, é necessário dominar as características fundamentais do seu negócio: tanto a parte orçamentária quanto a estrutura física.
Analise o mercado
Faça uma análise do mercado onde sua empresa atua: oferta, demanda e concorrência, mudanças no comportamento do consumidor e tendências.
Assim, você entenderá melhor como as oportunidades e ameaças do mercado poderão ser usadas no planejamento estratégico da sua empresa.
Com essas informações, é possível construir metas mais adequadas e assertivas.
Afinal, toda construção de uma meta depende de muita análise para que de fato ela traga resultados.
Avalie a sazonalidade do seu negócio
Todo varejista já sabe que a sazonalidade é um dos grandes desafios do setor, certo?
Com isso em mente, é crucial compreender os ciclos do varejo, analisar o histórico de vendas na mesma época, em anos anteriores, além de entender o comportamento do consumidor.
Definido isso para cada época do ano específica, é possível definir metas mais alinhadas às datas mais importantes para o setor, preparando o estoque para o aumento da demanda nesses períodos de picos de venda.
Afinal, quando há uma previsão da demanda esperada, fica mais fácil preparar um orçamento específico e, em cima desse investimento, traçar as metas e objetivos da empresa.
E, claro, é muito importante conhecer também os piores meses do ano para as vendas no supermercado devido às flutuações do setor.
Assim, as metas precisam corresponder a essas expectativas.
Analise os seus principais indicadores
Alguns indicadores subsidiam a elaboração de metas.
Portanto, antes de definir objetivos, é essencial avaliar todos os principais indicadores do seu negócio:
– Volume de vendas;
– Ticket médio;
– Margem de lucro;
– Despesas;
– Performance, entre outros.
Esses indicadores servirão de norte para a definição de metas realistas.
Mensure a capacidade da empresa
Como vimos, as metas precisam ser condizentes com a realidade da sua empresa.
Então, após analisar seus principais indicadores, como abordamos acima, é importante avaliar os seus investimentos e a capacidade de vendas do seu empreendimento.
De nada adianta traçar metas ousadas de vendas, por exemplo, se a sua empresa não acompanhar os investimentos que precisam ser feitos para que, de fato, as vendas aumentem.
Lembre-se que metas inalcançáveis podem gerar frustração no seu time e, consequentemente, prejuízos financeiros.
Recompense a sua equipe e acompanhe o desempenho
É muito importante motivar o time a buscar os melhores resultados.
Para isso, recompense sua equipe com oferta de valor como prêmios, por exemplo.
O acompanhamento do desempenho dos colaboradores durante esse processo também é indispensável.
Avalie periodicamente as suas metas
Acompanhar de perto as metas é fundamental!
Periodicamente, revise as metas traçadas para adequá-las, quando for preciso, aos objetivos atuais da empresa. Algumas adequações são necessárias e consideradas normais.
Veja um exemplo positivo: se você traçou um crescimento de 5% em 6 meses, mas na metade desse tempo previsto, a sua empresa já registrou um crescimento de 10%, significa que o seu negócio tem grande potencial e, nesse caso, você pode aumentar a sua meta de venda.
Conte com a tecnologia
Como medir tantos indicadores, resultados, fazer uma gestão eficiente e um planejamento de metas para supermercado sem contar com a tecnologia? É praticamente impossível, concorda?
Então, tenha em mente que investir em tecnologia significa simplificar processos, reduzir custos e potencializar os resultados da sua loja.
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