A análise de dados em supermercados possui alguns desafios muito difíceis, mas neste conteúdo vamos mostrar como superar cada um deles.
Além disso, vamos falar sobre uma ferramenta que certamente vai revolucionar o seu supermercado. Este conteúdo está recheado de informações precisas; por isso, é muito importante que você, supermercadista, leia até o final.
Análise de dados em supermercados: Quais são os desafios?
O primeiro passo para solucionar um problema é entender quais são, não é verdade? O primeiro tópico do nosso conteúdo não poderia ser diferente, pois é necessário entender todos os desafios para que você possa se preparar para os mais prováveis.
Essa lista é fundamental porque, mesmo que sejam prováveis, seu negócio pode não ter enfrentado esses desafios ainda.
Falta de visibilidade de dados
Você, supermercadista, sabe que existe uma infinidade de dados que o seu negócio produz todos os dias, não é verdade? Estamos falando de vendas, estoque, compras e logística. Todas essas informações são essenciais para prever padrões em cada área.
A dificuldade em obter essa visibilidade ocorre porque cada informação gerada para cada setor provém de um sistema diferente. Por isso, é necessário verificar um software por vez, e mesmo assim, todo o processo de integração e cruzamento de dados se torna um desafio à parte.
Essa tarefa complexa pode até desencorajar os supermercadistas, que, por vezes, não a realizam. Por isso, esse desafio gera diversos outros desafios.
Leia também: Falta de dados sobre o cliente: Como isso afeta as vendas no varejo?
Dificuldade em gerar relatórios precisos
A geração manual de relatórios para cada um dos softwares de cada área do seu negócio é um processo demorado e muitas vezes propenso a erros. Afinal, estamos lidando com diversos dados que, quando unidos, podem conter erros e comprometer todo o relatório.
Além disso, é necessário considerar que relatórios manuais ficam desatualizados rapidamente, pois, como mencionamos anteriormente, um supermercado gera diversos dados todos os dias.
Tanto os erros quanto a validade do relatório podem levar a liderança do supermercado a tomar decisões errôneas baseadas nessas informações, afetando diretamente a operação e, muitas vezes, a rentabilidade do supermercado.
Incapacidade de identificar tendências
Infelizmente, ter softwares inadequados para analisar dados é o mesmo que não ter software nenhum, concorda?
Afinal, sem a possibilidade de identificar padrões, tendências de mercado, realizar análises preditivas e entender mudanças no comportamento do consumidor, é como se não tivéssemos essa ferramenta.
A verdade é que esse tipo de software é fundamental para sua empresa em 2024 e nos próximos anos. Não tê-lo significa não dar ao seu supermercado a capacidade de se adaptar às diferentes demandas do mercado, e nós sabemos que essas demandas são inúmeras.
Processo de tomada de decisão difícil
Você, empreendedor e gestor, sabe que tomar uma decisão estratégica é muito difícil, não é verdade? Afinal, sempre queremos alcançar o melhor resultado para nosso negócio.
Porém, quando tornamos essa decisão ainda mais difícil ao lidar com diversas informações para coletar, informações incompletas, desatualizadas ou pouco organizadas, a decisão fica ainda mais complicada e lenta.
A grande realidade é que o setor supermercadista é extremamente competitivo e dinâmico. Isso significa que é praticamente inaceitável tomar uma decisão estratégica de forma lenta e com pouca informação, como mencionamos anteriormente, pois isso pode afetar de forma vital seu negócio.
Análise de dados em supermercados: Como superar esses desafios?
Agora que você conhece os principais desafios, podemos falar de duas soluções que os resolvem e muitos outros. Estamos falando de um ERP robusto e o investimento em treinamentos para a equipe do seu supermercado.
Implementação de um software ERP Robusto
Um ERP é um software de gestão total para sua empresa. Com esse tipo de software, é possível centralizar todos os dados da sua empresa em todas as áreas, proporcionando uma visão unificada e holística do seu negócio e operações.
Quando falamos de um software ERP, estamos nos referindo a um sistema capaz de gerar automaticamente relatórios precisos e atualizados em tempo real. Dessa forma, a tomada de decisão se torna muito mais simples e abrangente, considerando todos os aspectos do mercado.
Além disso, uma ferramenta robusta como essa consegue identificar tendências de mercado, padrões de consumo e oportunidades para otimização, informando você por meio de notificações para que nada passe despercebido.
Também é importante considerar que o investimento é mais baixo, pois, enquanto seu supermercado usava diversos softwares diferentes, um software ERP é único, centralizando as informações de vendas, estoque, compras e logística da sua empresa.
Investimento em capacidade e treinamento
A segunda solução fundamental é o investimento em treinamento e capacitação dos colaboradores da sua empresa.
Treinamentos completos para toda a equipe devem ser realizados regularmente para garantir o melhor atendimento ao cliente e eficiência operacional.
Afinal, não basta apenas identificar as áreas que podem ser melhoradas; é necessário tomar decisões estratégicas e mudar internamente o funcionamento do supermercado para alcançar maior eficiência.
Outro fator crucial que o treinamento oferece é a promoção de uma cultura que valoriza a análise de dados e a inovação.
Em certos casos, é interessante mostrar a importância dessas informações e os motivos dos treinamentos, para que cada colaborador tenha essa consciência e se engaje no processo.
Análise de dados em supermercados: Qual o melhor ERP para supermercados?
O melhor ERP para supermercados é o VR Master porque assim sua empresa terá uma visão completa dos setores principais do supermercado e nosso software possui certas vantagens que nenhum outro software oferece:
- O VR Master é online, portanto não é necessário instalar softwares.
- Dados unificados em todas as principais áreas do seu supermercado.
- Acesso a todas as informações pelo aplicativo do VR Master.
- Suporte diretamente ao nosso time de especialistas.
O melhor de tudo é que você pode ver esses resultados na prática porque é possível agendar uma demonstração agora mesmo.
Dessa forma, você vai fazer parte dos mais de 3 mil supermercados com empreendedores satisfeitos que recomendam nossos produtos. Além disso, entre os 3 mil supermercados de clientes, nossas soluções estão instaladas em mais de 15.000 pontos de venda.
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