Você sabe como preparar a sua loja para oferecer uma boa experiência ao cliente?
Em 2023, a Semana do Consumidor ocorrerá na semana do dia 13 de março. O Dia do Consumidor, como bem sabemos, será dia 15 (quarta-feira).
Agora é hora de começar os preparativos para que o seu negócio possa passar por esta semana, oferecendo os melhores produtos e a melhor experiência para os clientes.
Uma experiência satisfatória em um estabelecimento é o que define se um cliente retornará posteriormente, para fazer novas compras.
Isso significa que tem impacto direto na fidelização de clientes e, consequentemente, no seu faturamento.
Ao longo deste texto, buscamos focar em algumas ações e estratégias que são bastante úteis e te ajudarão a saber como preparar a sua loja para a Semana do Consumidor em 2023. Veja!
Você vai ver nesse texto:
Dicas para lojistas que estão com o orçamento curto oferecerem uma boa experiência para o cliente:
- 01 – Reduza custos
- 02 – Aumente os clientes e o gasto médio
- 03 – Terceirize serviços se for possível e necessário
- 04 – Conheça seu cliente
- 05 – Ofereça serviços complementares
Como preparar a loja na Semana do Consumidor?
Automatize o Marketing da sua loja para a Semana do Consumidor
Dicas para lojistas que estão com o orçamento curto oferecerem uma boa experiência para o cliente
Será que um lojista consegue aumentar o número de vendas, na Semana do Consumidor, sem fazer grandes investimentos? A resposta é sim.
Além disso, você sabe o impacto que uma boa experiência do cliente tem para o seu faturamento?
Há dois tipos de estratégias: aquelas que irão aumentar suas vendas, e aquelas que irão reduzir seus gastos.
Nos dois casos, a consequência é a mesma: aumentar o faturamento.
Foi pensando nisso que trouxemos algumas estratégias bastante valiosas para você implementar no seu negócio e conseguir oferecer uma boa experiência para os seus consumidores.
Se o seu 2023 começou com o orçamento apertado, anote essas dicas e se prepare para reverter o quadro na Semana do Consumidor.
01 – Reduza custos
Um bom plano de ação para aumentar a lucratividade, sem fazer novos investimentos, precisa envolver a redução dos custos e gastos.
Fazer uma análise meticulosa de cada centro de custo da sua empresa, conversando com seus respectivos representantes, é o primeiro passo.
Quando a empresa é muito pequena, com poucos setores, essa missão é mais simples.
Entender o que tem gerado maiores despesas, e, principalmente, a razão para isto, é essencial.
Ainda, dedique um tempo para observar os valores contratuais, tanto de seus funcionários diretos, como também de possíveis fornecedores.
Gastos com o Marketing, departamento jurídico, infraestrutura, não deixe nada passar.
Outra forma de aumentar o lucro líquido da empresa é evitando desperdícios na produção.
Utilizar a matéria-prima de forma consciente, evitar retrabalhos, também implica maior faturamento à empresa.
02 – Aumente os clientes e o gasto médio
A segunda dica para aumentar o faturamento sem precisar investir, é aumentar o número de clientes e os gastos médios.
Conhecendo o seu público-alvo, entendendo seu comportamento, gostos, necessidades, preferências, seu número de clientes irá aumentar.
Foque nas expectativas dos clientes que já possui. Novos clientes virão de forma automática. Esse é um movimento natural no mercado.
Um erro cometido com muita frequência, por empresas que querem aumentar o faturamento, é focar em trazer novos clientes.
Além de ser um equívoco, é bastante caro para o orçamento da empresa.
Pode ter certeza que focar nos clientes que já possui, levando-os a gastar mais, trará resultados mais satisfatórios.
Dentre as estratégias para aumentar o faturamento você pode incluir programas de fidelidade, por exemplo.
Não se esqueça que o foco está em aumentar o faturamento, mas sem gastar! Por isso, nada de estratégias que mexam com seu orçamento.
03 – Terceirize serviços se for possível e necessário
Para um empreendedor, terceirizar, em muitos cenários, é uma saída interessante.
Isso porque, com a terceirização, reduz o dinheiro, quantidade de funcionários e energia aplicados na realização de determinada etapa do processo produtivo.
Assim, setores como o Marketing, Publicidade, Contabilidade, entre outros, podem ser considerados para serem terceirizados.
Dê preferência a setores que não se relacionem diretamente ao seu core business.
04 – Conheça o seu cliente
Não adianta saber como aumentar o lucro líquido, se você não conhece o seu cliente detalhadamente.
No fundo, essas estratégias apenas são úteis quando o empreendedor tem muito bem definido a sua persona.
Esse nível de conhecimento faz com que você fique mais próximo do consumidor, entendendo seus reais desejos, para além de aparências superficiais.
Aumentar o faturamento sem precisar investir exige que se tenha estratégias sólidas e bem direcionadas. Não há muita margem para erros.
De igual modo, conhecer o cliente irá viabilizar que você adote uma estratégia mais consciente.
Pense conosco.
Conhecendo o cliente, sabendo exatamente do que ele precisa, dificilmente irá utilizar os meios errados para conseguir atraí-lo.
Mas, se você não o conhece, corre grandes riscos de não obter êxito.
05 – Ofereça serviços complementares
Serviços exclusivos e produtos complementares são verdadeiras cartas na manga para aumentar o faturamento.
Em um mercado que oferece cada vez mais produtos idênticos, exclusividade é algo excepcional.
O cliente precisa sentir que apenas na sua empresa ele receberá esse tipo de serviço.
Ainda, alguns empreendedores gostam de apostar no “atendimento seletivo”.
Nesse tipo de atendimento, a empresa irá focar em um pequeno grupo de clientes, com características semelhantes, e oferecer um serviço diferenciado.
Posteriormente, outros grupos podem ser incluídos.
Também é possível criar serviços exclusivos para diferentes grupos de clientes.
Como preparar a loja na Semana do Consumidor?
1) Dê atenção à experiência do consumidor:
Na Semana do Consumidor, a experiência do nosso cliente precisa ser impecável.
Isso significa que, para além de boas promoções, precisamos assegurar um atendimento individualizado e eficiente.
O cliente precisa ter uma boa experiência ao longo de sua jornada de compras na sua loja.
Precisa que as dúvidas e demandas dele sejam resolvidas, que o produto atenda suas expectativas, que a estrutura da loja, online ou física, seja agradável.
Um consumidor quer poder fazer suas compras com tranquilidade.
Ter as mercadorias ao seu alcance, uma equipe à disposição para eventuais problemas, canais de comunicação rápidos.
2) Promoções, combos e parcerias:
Ao longo da Semana do Consumidor, é interessante pensar em combos promocionais exclusivos.
Assim, além de conquistar novos consumidores, fazemos com que os clientes já fidelizados façam novas compras.
Combos de produtos, brindes, sistemas de cashbacks, entrega gratuita, descontos para compras futuras, boas condições de pagamento, dentre outros.
3) Frete grátis:
A AlliN apontou que, em 2022, cerca de 60% dos pedidos que foram adquiridos na Semana do Consumidor, ganharam o frete grátis.
O frete grátis é um daqueles elementos que faz o cliente decidir entre o seu produto e o da concorrência.
Se você e o concorrente oferecem o mesmo produto, pelo mesmo preço, o diferencial poderá estar, justamente, na gratuidade da entrega.
Só tenha cautela para que essa modalidade de entrega não culmine em prejuízo para a loja.
Por isso, vale a pena fazer algumas contas antes de adotá-lo.
4) Meios de pagamento variados:
Sim, os clientes hoje querem um serviço tão exclusivo que dão atenção, inclusive, para os meios de pagamento que a loja disponibiliza.
É importante disponibilizar a maior quantidade possível.
Pagamentos à vista, parcelamentos, cartões de crédito e débito, vale-alimentação (se for o caso), pix.
Tudo isso é fundamental pois, em última análise, o que estamos fazendo é retirando quaisquer desculpas que o consumidor poderia ter para não comprar o produto.
Automatize o Marketing da sua loja para a Semana do Consumidor
Uma das maiores vantagens das ferramentas de automação de marketing é a promoção da escalabilidade do negócio.
Escalar o negócio significa aumentar os lucros sem elevar os custos.
Estamos tratando de processos automatizados, em que não haverá gastos extras mesmo que a empresa eleve a quantidade de trabalho nas plataformas de automação.
Além disso, a eficácia no funil de vendas é outra boa vantagem ao implementar essas ferramentas.
Por fim, as ferramentas de automação de marketing viabilizam a redução de custos para adquirir novos clientes, também chamado de CAC.
Afinal, os colaboradores ficarão responsáveis somente pelo planejamento e análise de resultados das estratégias de marketing, sem obrigação de executá-las.
Como resultado, a equipe ganha mais tempo para fidelizar e adquirir novos clientes.
Algumas ferramentas para automatizar o Marketing do seu negócio e explorar na Semana do Consumidor 2023, são:
E-mail Marketing:
O e-mail marketing é um dos instrumentos mais básicos de publicidade. Basicamente, o e-mail marketing utiliza o correio eletrônico para divulgação, fidelização de clientes, geração e conversão de leads.
Ao aplicar esse serviço de automação, poderá, além de programar os e-mails enviados, personalizando-os e acompanhar indicadores no pós-disparo;
Landing Pages:
Além do e-mail marketing, podemos destacar a construção das Landing Pages.
Também conhecidas como páginas de captura, o objetivo das Landing Pages é atrair novos visitantes, captar leads e nutrir os clientes já fidelizados com informação relevante.
Algumas ferramentas de automação de marketing já oferecem a possibilidade de criar uma landing page para o usuário;
Nutrição de leads:
A nutrição de leads é um termo que pode soar estranho para quem não trabalha diretamente com marketing.
Mas não se assuste! Em resumo, a nutrição de leads é o ato de manter e conquistar os possíveis clientes. Ou seja, após atrair novos leads, montar uma estratégia para torná-los clientes.
Por consequência, a equipe responsável criará vários fluxos para direcionar esses leads.
Aqui, uma das maiores vantagens da automação de marketing é nutrir os leads em menos tempo e de maneira mais eficaz.
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