Análise de dados para supermercado é importante e a melhor forma de provar isso é mostrar as desvantagens que sua empresa enfrenta ao não adotar essa solução.
Análise de dados para supermercado: Não confie apenas na sua experiência?
A análise de dados para supermercados é uma das melhores formas de garantir que sua empresa está tomando as melhores decisões estratégicas possíveis. É natural, depois de alguns anos ou décadas, acreditarmos que temos conhecimento de tudo e já vimos de tudo.
Entretanto, mesmo com uma equipe de líderes e gestores bastante experientes, precisamos entender que o passado está no passado e uma situação nunca é exatamente a mesma no futuro. Dessa forma, não importa o quanto uma situação seja semelhante, ela nunca é a mesma.
Isso não significa que o conhecimento cultivado durante décadas não tenha utilidade; pelo contrário. Quando temos esse conhecimento prático, os dados enriquecem ainda mais as nossas decisões e nosso próprio conhecimento sobre o tema.
Por exemplo, digamos que seu supermercado sempre vendeu bem fraldas e esse axioma é mantido ao longo dos anos da empresa.
Entretanto, ao observar os dados, é possível entender a quantidade exata, quais meses vendem mais, se os clientes tendem a comprar outros itens ao mesmo tempo que compram fraldas, e assim por diante.
Perceba que ganhamos mais confiança e um conhecimento mais detalhado como nunca antes. Com o mercado supermercadista cada vez mais competitivo, sua empresa precisa se destacar, e é justamente nos detalhes que se ganha.
Com as informações mencionadas anteriormente, sua empresa conseguirá criar estratégias mais assertivas, calibrar o inventário e tornar a experiência dos clientes mais única e positiva.
O mais importante que queremos que você absorva deste primeiro tópico é que não basta confiar apenas na intuição e na experiência; é necessário ter dados.
Análise de dados para supermercado: Quais são os principais problemas?
Para entendermos se realmente os dados são importantes, precisamos compreender quais são os principais problemas de não tê-los em mãos para análise.
Este é um tópico fundamental, pois esses problemas podem estar ocorrendo agora mesmo na sua empresa e você ainda não está ciente.
Falta de itens no inventário ou superestoque
Não ter dados é pecar pelo excesso ou pela falta, e é fato que um desses problemas ocorrerá mais cedo ou mais tarde.
Isso geralmente acontece devido à previsão incorreta da demanda ou à falta de visibilidade do histórico de vendas.
Dessa forma, as prateleiras do seu supermercado tendem a ocupar espaço com produtos que os clientes não desejam, gerando custos adicionais para armazená-los e, pior, ocupando um espaço que poderia ser destinado a produtos que realmente venderiam.
Isso causa uma péssima impressão para o cliente, pois há uma falta de itens necessários, e também resulta em perdas financeiras devido ao vencimento de produtos perecíveis.
Precificação inadequada
Sem analisar informações de preço, é natural ocorrer algo semelhante ao que mencionamos sobre o estoque anteriormente, pois pode haver tanto uma subvalorização quanto uma supervalorização do produto.
No caso da supervalorização, seu supermercado perde competitividade em relação à concorrência que oferece produtos melhores a preços mais baixos.
Por outro lado, a subvalorização pode levar a prejuízos e comprometer as margens de lucro da sua empresa.
A precificação correta sempre se baseou, e sempre se baseará, na demanda atual do produto, com pequenos ajustes sempre que essa demanda mudar ou de acordo com estratégias de marketing para superar a concorrência.
Falta de personalização
Seu supermercado, assim como todo o setor, possui diferentes tipos de clientes, não é verdade? Estamos falando desde a pessoa que busca um item específico até a família que faz a compra mensal.
A personalização é crucial para garantir que seu supermercado consiga atender às demandas de cada perfil de cliente.
Sem os dados certos, não é possível identificar quais são os perfis, quais as melhores estratégias para cada um e, assim, personalizar suas abordagens.
O resultado desse problema são promoções genéricas que acabam desperdiçando o potencial do seu negócio. Promoções que não atraem mais clientes e não aumentam o faturamento são, por si mesmas, um desperdício de recursos da empresa.
Tomada de decisão demorada
Por fim, sem dados concretos mês a mês, você lida com a constante sensação de precisar refazer o trabalho de tomada de decisão. Em vez de identificar uma métrica e então tomar uma decisão, sua empresa precisa verificar e buscar informações mês a mês.
Isso pode envolver inúmeros relatórios que podem não refletir a situação atual da empresa, ou planilhas com informações variadas.
Além de o processo ser lento e suscetível a erros humanos, a demora na tomada de decisão pode resultar em decisões inadequadas para o momento atual.
Por exemplo, imagine que seu supermercado deseja saber quais produtos colocar nos “hot spots” durante os dias dos pais. Se essa pesquisa demorar e a informação chegar somente uma semana antes do evento, será difícil se organizar a tempo.
Isso gera estresse para os colaboradores da administração, falta de agilidade nas decisões e, naturalmente, desperdício de recursos de marketing. Isso demonstra que não investir na análise de dados pode resultar em mais gastos do que ter a solução pronta na sua empresa.
Análise de dados para supermercado: A concorrência inteira sabe que é importante
Para finalizar nosso conteúdo, é importante lembrar que toda a sua concorrência reconhece a importância dos dados, e ano após ano o mercado supermercadista considera as informações tão fundamentais quanto os produtos vendidos.
Portanto, não ter esses dados significa, na prática, ficar atrás da concorrência não só agora, mas também nos próximos anos. Investir em dados é essencial, assim como utilizar leitores de código de barras e software adequado para um supermercado em 2024.
Infelizmente, não se manter atualizado com essas novas tecnologias pode custar caro para o seu negócio. A boa notícia é que ainda há tempo para entender melhor sobre essa solução e implementá-la no seu supermercado.
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