O Dia das Mães de 2024 está chegando e a pergunta que fica é: seu supermercado está preparado?
Nesse conteúdo, vamos mostrar como se preparar com as melhores estratégias para o dia comemorativo.
Confira a seguir!
Por que o Dia das Mães é importante para os supermercados?
O Dia das Mães é a data ideal para homenagear mulheres incríveis que dedicam todos os dias e que fazem parte das nossas vidas desde o momento que nascemos e nunca saem dos nossos corações.
Apesar do dia ter essa base, é inegável que também se trata de um dia comemorativo comercial.
Ou seja, os clientes naturalmente vão ter demandas específicas nesses dias e as empresas vão atender essas demandas naturalmente conquistando um faturamento mais alto.
No caso dos supermercados, a data é fundamental por alguns motivos que vamos falar aqui.
É importante entender o potencial dessa data para o seu supermercado porque só elaboramos uma estratégia e melhoramos com o tempo quando entendemos sua importância.
Demanda por alimentos especiais
Em todas as partes do mundo, o dia é comemorado dando presentes para as mães, não é verdade?
Entretanto, aqui no Brasil, nós temos outro aspecto cultural, que é a reunião da família para uma refeição especial no dia.
Dessa forma, naturalmente, várias famílias de classes sociais diferentes vão para os supermercados aproveitarem produtos de qualidade para a refeição, geralmente um almoço.
Com isso, os supermercados ficam cheios logo pela manhã e se mantêm assim porque a demanda por chocolates, vinhos e até mesmo produtos de beleza que são encontrados nos supermercados sofrem picos de consumo.
Grande tráfego de clientes na semana do Dia das Mães
Pela alta demanda por esses produtos, naturalmente os clientes procuram ir em momentos da semana onde o supermercado ficará menos cheio, com pessoas organizando na última hora.
Apesar da percepção dos clientes estar correta, ainda sim há um tráfego maior de clientes se compararmos com semanas anteriores ou até mesmo com feriados menos aderentes.
Dessa forma, os supermercados ganham um grande tráfego de clientes durante toda a semana anterior ao dia comemorativo. Portanto, não se trata apenas do dia, mas de toda a semana anterior.
Oportunidade para fidelizar clientes
Como um grande tráfego de clientes chega no supermercado, alguns desses clientes estão indo pela primeira vez.
Dessa forma, é uma excelente oportunidade para fidelizar clientes com cartões do supermercado, promoções e descontos exclusivos para as mamães.
Com isso, aqueles clientes podem voltar e se tornarem clientes fiéis do seu supermercado. Claro, considerando que a experiência da ida ao estabelecimento foi boa, afinal, é uma data importante e tudo tem que ser perfeito.
Por isso, no próximo tópico, vamos falar sobre um checklist que você precisa ter em mente para saber se está preparado para esse pico de clientes no supermercado.
Dia das Mães: como verificar se o supermercado está preparado?
Agora que você já sabe a importância da data, neste tópico vamos falar de dois elementos fundamentais para o dia comemorativo para os quais você já deve estar preparado.
Estoque adequado dos produtos
É muito importante ter total controle do seu estoque, desde ingredientes fundamentais para as refeições mais comuns da sua região até aqueles itens para o Dia das Mães, como chocolates, flores, vinhos e produtos de beleza, por exemplo.
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Treinamento com a equipe
Capacitar a equipe não só para essa data comemorativa, mas para todas é fundamental. Afinal, como falamos no início, é muito importante que os clientes tenham a melhor experiência possível.
Dessa forma, treinar os colaboradores para reforçar técnicas de atendimento, principalmente no dia em si, quando os clientes estão correndo contra o tempo, é fundamental.
Uma ótima dica é fazer algumas dinâmicas simulando situações que podem acontecer e quais podem ser as melhores reações dos clientes. Parece simples, mas, com base na nossa experiência, faz uma grande diferença.
Afinal, apenas pela experiência dos colaboradores do seu supermercado, provavelmente eles possuem um vasto conhecimento teórico e prático, mas somente essas atividades conseguem testar esse conhecimento.
Dia das Mães: como melhorar as vendas?
Para finalizar o nosso conteúdo, vamos compartilhar algumas estratégias que os maiores supermercados do mundo utilizam, e você pode aproveitar também.
Cross-merchandising
O cross-merchandising é organizar os itens nas prateleiras de modo que complementem outros produtos. Por exemplo, pode ser interessante deixar os vinhos perto dos queijos ou dos chocolates.
Todo grande supermercado do mundo busca implementar o cross-merchandising para determinados eventos no calendário, como esse, para que as pessoas encham os carrinhos sem mesmo notarem.
O ideal é criar essa organização pelo menos uma semana antes, para que, à medida que as pessoas forem ao seu supermercado com esse objetivo, consigam buscar o que desejam.
Ofertas especiais para o Dia das Mães
Como falamos anteriormente, os descontos e promoções exclusivos podem ser a chave para mais vendas agora e no futuro. Isso porque existem várias ideias de ofertas especiais, mas exclusivas. Ou seja, promoções que só se aplicam se o cliente fizer uma ação antes:
- Gravar um vídeo de homenagem para a mãe e postar nas redes sociais com a hashtag do supermercado.
- Ter o cartão de fidelidade do supermercado e ganhar descontos maiores.
- Fazer um quiz sobre a mãe (com a presença dela) e quanto mais perguntas acertar, maior é o desconto que recebe.
Cada uma dessas ideias são apenas três em um vasto mar de opções para o seu supermercado. É interessante discutir com a equipe de marketing essa questão para ideias práticas para seu supermercado.
Use as redes sociais
O uso das redes sociais é fundamental para atrair os seguidores do supermercado para visitar o estabelecimento. É interessante postar as promoções que serão feitas e utilizar tráfego pago para atingir mais pessoas nas redes sociais.
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