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A festa junina para supermercados e varejo oferece aos empreendedores uma grande oportunidade de aumentar as vendas e atrair ainda mais clientes.

Neste conteúdo, vamos mostrar um verdadeiro guia para você preparar seu estoque, o ambiente do seu PDV e ainda como fazer um marketing focado nessa festa.

 

Festa Junina para supermercado e varejo: Como preparar o estoque?

A preparação do estoque deve ser um dos primeiros passos para se preparar para esse evento. Afinal, tudo começa pelo estoque.

 

Identifique os produtos mais procurados dessa época do ano

Com base no seu histórico de vendas de anos anteriores, você pode avaliar quais produtos tiveram maior saída nas festas juninas de outros anos. 

Isso é importante porque geralmente há um aumento de consumo em determinados itens mais populares, como milho, amendoim, paçoca, quentão, pipoca, apenas para citar algumas comidas para os supermercados. 

Além disso, há uma alta procura por chapéus de palha, roupas xadrez, calças jeans e outros itens que você pode incluir no varejo.

 

Faça parcerias com fornecedores

Após identificar os produtos mais procurados nesta época do ano, certifique-se de que seus fornecedores atuais têm essa lista de itens que você está procurando. 

Isso é importante porque, como se trata de itens muito específicos, às vezes alguns fornecedores não os possuem. Dessa forma, a festa junina se torna uma grande oportunidade para estabelecer pequenas parcerias com novos fornecedores que tenham esses itens.

É claro que essa parceria não precisa ser de longo prazo, mas é uma ótima oportunidade de fazer novos negócios e, muitas vezes, encontrar fornecedores melhores, seja no preço ou no produto. 

Apesar de ser uma oportunidade incrível, o foco aqui é negociar prazos de entrega e até mesmo condições especiais para garantir que seu estoque tenha os itens necessários.

Afinal, se houver atrasos nesta etapa, pode ser que toda a sua estratégia não ocorra com a mesma efetividade que poderia.

 

Compre os produtos de decoração

Essa é uma ótima oportunidade para encontrar fornecedores dos produtos de decoração, como as famosas bandeirinhas, balões, espantalhos e outros itens temáticos. 

Também é importante comprar com antecedência, pois grande parte da preparação do ambiente depende desses itens de decoração. Além disso, é interessante buscar modelos desses itens de decoração que se adequem à sua loja ou supermercado.

Uma dica extra que podemos dar é que, se bem guardados, esses itens de decoração podem servir para os próximos anos. 

É natural que um ou dois itens não sirvam mais, mas é muito comum essa reutilização. Dessa forma, você pode considerar itens mais baratos que serão substituídos no próximo ano ou investir em itens mais caros, mas duradouros, que vão durar algumas festas juninas.

 

Festa Junina para supermercado e varejo: Como preparar o ambiente?

Com o estoque já pronto, está na hora de começar a decorar sua loja ou supermercado. Essa etapa faz toda a diferença, pois sem uma atmosfera festiva, os clientes não se sentirão impulsionados a comprar os produtos juninos e, assim, não haverá aumento de vendas. 

Portanto, preparar o ambiente é quase como um alerta para o cliente de que essa festa está acontecendo e é hora de comemorar, assim como no Natal, Páscoa e outras festas.

 

Música típica

A música típica é um dos elementos fundamentais que você precisa ter no seu PDV. Recomendamos que você tenha playlists com músicas contemporâneas e clássicas, como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Gilberto Gil, Elba Ramalho, Falamansa e muitos outros. 

Os estilos podem variar conforme o gosto da loja, mas é sempre bom ter músicas que fizeram sucesso no passado e recentemente.

 

Faça itens de decoração próprios 

Certas placas para indicar preços, onde encontrar certos itens e até mesmo indicar promoções em supermercados e lojas podem ser personalizadas com o tema da festa junina. 

Além disso, posicione os itens de decoração que foram comprados anteriormente em lugares que não atrapalhem o fluxo de passagem ou o acesso aos itens, mas ao mesmo tempo eles precisam ficar em lugares de destaque para criar a ambientação.

Por exemplo, nas lojas, os manequins podem estar usando chapéus de palha ou, em alguns casos, perucas com maria chiquinhas. É uma ótima forma de dar destaque sem ter nenhum problema.

 

Faça algumas atividades 

Sabemos que não é possível em todos os locais, mas é interessante, se possível, aumentar a ambientação com pequenas barracas de brincadeiras, como pescaria, jogos de argolas ou o correio elegante. 

Recomendamos que essas atividades estejam de alguma forma conectadas com ofertas, justamente para impulsionar o marketing e fazer sentido colocar no seu estabelecimento.

  • Jogos de pescaria podem envolver “Pescar” descontos, onde cada pessoa pode tentar uma vez. 
  • Já o jogo de argolas pode envolver vales-brinde, onde quanto mais difícil, melhor é o brinde. 
  • O correio elegante pode ser destinado aos clientes que possuem o cartão de fidelidade da loja ou do supermercado.

Além disso, recomendamos que um profissional da sua equipe fique de olho no andamento dos jogos e das brincadeiras para garantir que todos sigam as regras.

 

Festa Junina para supermercado e varejo: Como preparar o marketing?

Para finalizar nosso conteúdo, vamos para a etapa final da preparação: o marketing da festa. O objetivo é atrair mais clientes e pessoas que ainda não compraram no seu estabelecimento.

 

Kits juninos 

Kits juninos podem ser um conjunto de produtos que se combinam entre si para aumentar o ticket médio da compra. Por exemplo, um conjunto de roupas xadrez ou ingredientes para fazer um prato típico. 

Dessa forma, em vez dos clientes buscarem os produtos separadamente, eles podem comprar os kits juninos para comemorar e receber um bom desconto. 

Isso é muito interessante para impulsionar o boca a boca, afinal, quando há uma ótima promoção, as pessoas sempre comentam com seus familiares ou amigos.

 

Brindes para clientes com cartões de fidelidade

Brindes para clientes com cartões de fidelidade podem ser muito interessantes para expandir a quantidade de vantagens. Brindes como produtos gratuitos e brinquedos para os filhos dos clientes são ótimas opções para garantir que os clientes continuem usando os cartões. 

Além disso, os brinquedos para os filhos dos clientes podem chamar bastante atenção, o que pode fazer clientes já interessados adquirirem os cartões de fidelidade. 

Essa estratégia é ótima porque uma vez que o cliente tenha o cartão, ele dará preferência para comprar no seu supermercado ou na sua loja.

 

Ações de degustação

Ações de degustação foram uma estratégia de marketing muito utilizada nos supermercados no início dos anos 2000. Basicamente, alguns pratos típicos dessa época podem ser degustados gratuitamente em pequenas quantidades pelos frequentadores do seu supermercado. 

É claro que nada impede que sua loja utilize essa estratégia, mas reconhecemos que essa é uma estratégia mais voltada para os supermercados.

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