Controle de comandas é uma ferramenta bastante utilizada na maioria dos estabelecimentos; no entanto, ela é a grande causa das perdas invisíveis que podem ser fatais para qualquer negócio.
Neste conteúdo, vamos falar um pouco sobre nossa experiência de mais de 15 anos observando esse problema, quais são os problemas e a melhor solução.
Controle de comandas: O que são?
As comandas são um documento que detalha tudo o que um cliente ou um grupo de clientes consumiu durante sua visita ao estabelecimento. Servem não só para organizar os pedidos, mas também para ajudar no fluxo de atendimento.
Quando paramos para pensar, grande parte dos estabelecimentos recebem um grande fluxo de clientes. Portanto, esse documento parece, à primeira vista, bastante eficaz.
Essa aparência de eficácia é o problema porque os donos desses negócios ou seus gestores nem por um segundo consideram uma alternativa, já que essa parece ser a melhor solução para o grande fluxo de clientes.
Controle de comandas: Quais são os problemas que elas causam?
Neste tópico, vamos abordar os principais problemas das comandas que causam um grande impacto negativo no seu negócio, mas que no dia a dia são praticamente invisíveis.
Custo dos materiais das comandas
Pode parecer extremamente barato, mas o custo dos materiais das comandas torna esse investimento extremamente ineficiente. Afinal, são papéis e canetas que precisam ser comprados todos os meses.
Vamos imaginar um bloco com 50 comandas onde o bloco custa R$120,00. Vamos imaginar que seu estabelecimento tem em média 25 pessoas visitando todos os dias, então você gastaria R$1.800 por mês, não é verdade?
Infelizmente não, você gastaria mais porque erros vão acontecer todos os dias com os pedidos, então esse gasto será muito maior. Isso porque não estamos considerando as canetas que podem ser perdidas ao longo dos meses do ano.
Erros nos pedidos
Erros nos pedidos podem e vão acontecer porque se trata de um erro humano causado pelos mais variados motivos. Seja pelo fluxo de caixa, pelo desleixo, porque o cliente não deixou muito claro para o atendente, entre outros.
Esses erros nos pedidos não só custam para o restaurante, mas também fazem o fluxo de clientes piorar em alguns casos, com atrasos nos pedidos, estresse e até mesmo discussões internas entre os membros da equipe.
Dessa forma, o seu estabelecimento pode ficar com uma fama ruim para um grupo de clientes que visitaram e tiveram uma experiência ruim com o atendimento, principalmente pela demora.
É importante destacar que não é culpa dos atendentes, garçons ou dos clientes especificamente. A verdade é que é necessário avaliar caso a caso. Entretanto, tudo o que podemos ter certeza é que isso será negativo para seu estabelecimento.
Má gestão de estoque
Com erros nos pedidos, naturalmente não temos um controle tão preciso sobre o que está faltando no estoque e o que está sobrando. Dessa forma, muitos restaurantes possuem uma vaga ideia do que comprar, mas com uma baixíssima precisão.
Escolhendo um dia para as compras e comprando exatamente a mesma quantidade, assim pecando pelo excesso ou pela falta. Dessa maneira, trazendo a necessidade de mais dias de compras para repor ou deixando mais ingredientes ou produtos do que necessário no estoque.
Como esses detalhes não são vistos, naturalmente muito dinheiro é perdido ao longo dos meses, e isso pode ser muito fatal para o negócio.
Organização administrativa e fiscal improdutiva
A organização administrativa e fiscal se torna bastante improdutiva quando utilizamos as comandas com papel e caneta. Afinal, precisamos colocar essas informações em uma planilha ou até mesmo escanear para enviar para os órgãos competentes.
Assim, as pessoas levam muito tempo organizando essas comandas e, como é um processo pouco efetivo, pois as comandas podem ser perdidas, isso pode ocasionar multas e outros problemas com a organização administrativa.
Com base em nossa experiência com mais de 3.000 clientes, sabemos que devemos manter a organização administrativa sempre produtiva, caso contrário, os problemas se tornam uma grande bola de neve.
Afinal, muitas multas sobre impostos possuem juros e a organização se torna cada vez mais complexa à medida que os problemas vão se acumulando.
Controle de comandas: Quais são as soluções para todos esses problemas?
Felizmente, existem duas soluções que você deve considerar se deseja acabar de uma vez por todas com todos esses problemas que mencionamos anteriormente e garantir a sustentabilidade do seu negócio.
Treinamento no time de atendimento
O treinamento dos colaboradores que têm uma função no atendimento é muito importante, pois é possível garantir maior eficiência e trabalho em equipe.
Para isso, recomendamos que se faça um treinamento teórico com as melhores práticas para o atendimento, ao mesmo tempo em que se realizam pequenas simulações de eventos que já aconteceram no passado.
- Situações com clientes mais difíceis de agradar
- Situações onde o problema é o atraso
- Episódios onde houve erros por parte do atendente
VR Ficha
O VR Ficha é uma das várias soluções que nossa empresa oferece, com base em nossos mais de 15 anos de experiência no setor supermercadista e varejista. O VR Ficha é uma forma de fazer o controle de comandas de maneira muito mais eficaz, pois há um controle do fluxo de pedidos, organização de comandas e o uso do software também no celular.
Dessa forma, os atendentes podem anotar as comandas pelo aplicativo do celular, ao mesmo tempo em que o gerente pode verificar essas informações nos computadores do estabelecimento.
- O VR Ficha garante a organização administrativa e fiscal da sua empresa, pois não há possibilidade de perder comandas.
- Somente o VR Ficha pode ser integrada com outras soluções e ajudar ainda mais na organização do estoque da sua empresa.
- O VR Ficha dispensa o papel e a caneta e garante que o atendimento se torne mais rápido.
Você pode agendar uma demonstração para ver a nossa solução funcionando com seus próprios olhos clicando aqui ou falar conosco no WhatsApp se preferir mais informações.
Queremos fazer parte da sua história e que você seja mais um dos nossos clientes com uma história de sucesso.