A chegada de um novo ano é o momento perfeito para definir o planejamento no varejo. Pois é possível olhar para todas as ações que podem ser realizadas e as metas a serem alcançadas ao longo do ano. E já que falamos em ações, um calendário de promoções no supermercado é fundamental para planejar os próximos meses e trabalhar as campanhas em cima de estratégias antecipadas. O objetivo para 2022 é alavancar as vendas e o planejamento das sazonalidades é um ótimo caminho!
Datas comemorativas e eventos são importantes para trazer uma ideia mais clara dos momentos de alta e baixa nas vendas do supermercado. O calendário sazonal engloba esses períodos, o que o torna um forte aliado para construir um plano de vendas eficiente para todo o ano.
Quer saber como montar um calendário de promoções para alavancar as vendas do seu supermercado em 2022? Preparamos um passo a passo para garantir campanhas de sucesso!
A importância do calendário de promoções no supermercado
Trabalhar com o calendário de promoções traz inúmeros benefícios para a gestão de um supermercado. O conceito principal é aproveitar a alta na procura por mercadorias que acontece em algumas datas comemorativas, como Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais e Natal, por exemplo.
Reuniões em família, almoços e jantares especiais, além da troca de presentes. As datas afetivas criam tradições que fazem parte do hábito da maioria dos consumidores. O resultado é que os clientes ficam mais propensos a consumir nestas datas. Por isso é tão importante aproveitar ao máximo esses períodos.
Além disso, também deve fazer parte de um calendário de promoções no supermercado alguns eventos específicos. Para o varejo, o maior exemplo é a Black Friday, que também já faz parte dos hábitos de compra dos consumidores. Afinal, neste período que antecipa as compras de fim de ano, a junção de bons preços com produtos atrativos gera resultados valiosos para os supermercados.
Contudo, o calendário promocional permite que a empresa se prepare da melhor forma para essas datas e siga à risca um planejamento. Mas isso não significa que novas ações não possam acontecer ao longo do ano, e sim que todo o seu time está preparado para as principais campanhas.
Além disso, com um plano de ação bem detalhado, é possível otimizar os processos do supermercado e melhorar as vendas.
Todavia, além de aumentar as vendas, o calendário sazonal, dentro de uma proposta estratégica de gestão, contribui para alcançar outras vitórias na gestão de um supermercado. Pois, se você está preparado para cada evento ao longo do ano, também é possível fazer as melhores campanhas promocionais, sair na frente da concorrência e conquistar novos clientes!
Como elaborar um calendário promocional
Você viu a importância de um calendário de promoções no supermercado, agora, vamos entender, passo a passo, como elaborar um!
Iniciar um novo ano com o planejamento de campanhas pronto é fundamental para que os setores funcionem bem e de maneira integrada. O comercial busca produtos com fornecedores, o Trade realiza negociações para o PDV, o marketing desenvolve o layout de folhetos e ações online, entre outros. Mas, para que tudo isso funcione de forma organizada, é necessário ser estratégico na hora de planejar o calendário.
O que considerar na hora de montar um calendário de promoções?
1) Se antecipe às principais datas do calendário e defina as prioridades: esses momentos devem ser encarados como oportunidades comerciais. Sendo assim, não deixe escapar nenhum período que signifique a chance de aumentar as vendas ao longo do ano. Liste as principais datas e eventos que farão parte deste planejamento.
2) Entenda o desempenho do seu supermercado e estabeleça novas metas: a definição de um calendário promocional também é importante para identificar erros e momentos em que o seu negócio deveria ter rendido mais. Após realizar essa análise, é possível definir metas para cada etapa do ano e otimizar os rendimentos ao longo dos meses.
3)Defina as estratégias promocionais e otimize a gestão do PDV: esse é um dos pontos mais importantes do calendário sazonal. As campanhas de marketing são cruciais para que o supermercado aproveite da melhor forma as oportunidades geradas, assim como a gestão do PDV deve ser focada para adaptar a experiência de compra conforme cada período.
4) Faça com que todos os setores funcionem de maneira integrada: o calendário de promoções é, para além de uma estratégia que visa aumentar os lucros, uma forma de organizar os processos de um estabelecimento. Sendo assim, é importante estabelecer uma comunicação entre os setores para que todos trabalhem em prol de um objetivo e o resultado final seja satisfatório.
Estratégias para otimizar o calendário de promoções no supermercado
Como em quase todos os processos de gestão, existem alguns conceitos universais, aplicados pela maioria dos gestores, entretanto, para se destacar da concorrência, a criatividade é imprescindível. Dessa forma, vá além, busque adaptar as estratégias para a realidade do seu estabelecimento e do público consumidor que ele atende! Além disso, aproveite o seu time de marketing ao máximo, planeje ações diferenciadas, tanto online quanto em loja. Faça as redes sociais “bombarem” e transforme isso em vendas.
Pautar o plano de vendas a partir da sazonalidade é aproveitar os assuntos do momento, que acabam criando tendências de consumo. Por isso é fundamental conhecer bem os seus consumidores. Sistemas como o CRM facilitam processar os dados desses clientes de forma inteligente, para que você os conheça ainda mais e possa focar em seus interesses.
Além disso, o calendário promocional ajuda a reforçar essa perspectiva de um contato mais personalizado com o cliente. As promoções serão muito mais efetivas se elas falarem a língua do consumidor real de seu supermercado. E isso não diz respeito apenas à comunicação utilizada, mas sobre a busca por atender as expectativas dessas pessoas.
Entretanto, todas essas estratégias precisam ser monitoradas e acompanhadas a partir da análise do desempenho nas vendas ao longo dos meses. Softwares de gestão auxiliam a partir de relatórios que garantem esse controle. Por meio disso, é possível realizar testes e ajustes que vão melhorar a performance das campanhas e ofertas executadas pelo supermercado!
As principais datas do calendário sazonal
É possível vislumbrar pelo menos uma data especial para cada mês, que pode ser potencializada com campanhas pelos supermercados. Veja algumas oportunidades:
Janeiro
Férias – Momento em que a família está reunida com as crianças para curtir um descanso. Explore os produtos que são utilizados no verão e que sejam práticos para viagens e piqueniques.
Fevereiro
Carnaval – Um dos principais eventos no calendário brasileiro. Aproveite para destacar a adega e as bebidas especiais, este período é perfeito para lucrar com esses produtos. Mas lembre-se de conscientizar seus clientes para curtir com segurança e moderação.
Março
Quaresma – Oportunidade para vender mais peixes e frutos-do-mar para os clientes que são adeptos à quaresma. Aproveite e forneça receitas de preparo para aqueles que não consomem carne vermelha neste período.
Dia do consumidor – Mostre ao cliente o quanto ele é importante, e que por isso você decidiu presenteá-lo. Aposte em descontos imbatíveis, brindes exclusivos e sorteio de prêmios.
Abril
Páscoa – Período perfeito para lucrar com as vendas de ovos de chocolate. Planeje bem o seu estoque para não ficar sem produtos. Aposte também no visual merchandising, para atrair e encantar os consumidores.
Maio
Dia das Mães – Selecione os melhores produtos para a campanha de Dia das Mães, mas pense em nichos diferentes, para vários perfis. Crie promoções de presentes como flores, para as mamães românticas, produtos de beleza para as vaidosas, tortas e chocolates para aquelas que amam doces.
Junho
Dia dos Namorados – Momento de conquistar os corações apaixonados! Pense em ofertas de produtos que eles usarão juntos, de preferência em uma noite a dois, com um jantar bem romântico. Esta é mais uma oportunidade de explorar o visual merchandising, aposte em kits com vinhos e taças, fondues doces e salgados, chocolates e flores.
Julho
Inverno – Para a época mais fria e para alguns a mais gostosa do ano, dê evidência aos produtos mais aconchegantes. Como vinhos, queijos e caldos. Aproveite as redes sociais e dê dicas de harmonizações e receitas.
Agosto
Dia dos Pais – Neste período, os kits também são uma boa pedida, mas busque diversificar os itens para atender diversos nichos. Cervejas, carnes, vinhos e produtos ligados ao universo masculino.
Setembro
Dia do Cliente – Uma excelente oportunidade para premiar o seu público. Crie ações e atraia os consumidores para programas de fidelidade, para que possa oferecer promoções exclusivas.
Outubro
Dia das Crianças – Além dos brinquedos, há todo um segmento de produtos infantis que podem entrar em promoção nesta época. Isso vai desde alimentos até cosméticos. Abuse da criatividade no visual merchandising para conquistar as crianças e os pais.
Halloween – Aposte em uma decoração surpreendente e atrativa! Que tal uma ação de doces ou travessuras? Invista em promoções de doces e também de bebidas, pois o halloween é uma festa que atrai as crianças mas também o público adulto.
Novembro
Black Friday – Os clientes aguardam o ano todo por este momento, e estão mais dispostos a investir, desde que tenham bons descontos e produtos atraentes.
Dezembro
Natal – É uma das principais datas para o varejo. Pois, além dos presentes, as pessoas correm para comprar itens da ceia. Por isso, uma boa ideia é investir nos produtos desse segmento, ou que façam parte da ceia tradicional de Natal.
Agora você já sabe como montar um calendário de promoções no supermercado. Se prepare para arrasar nas vendas durante o ano todo.
Quer mais conteúdos como este? Em nosso blog, explicamos a importância de fazer uma boa gestão do PDV e como executar estratégias para bom funcionamento do varejo!