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E-commerce para alavancar as vendas é uma realidade hoje em dia e pode ser feito com as ferramentas corretas em poucos dias. 

Por isso, nesse conteúdo, vamos falar sobre a importância dessa tendência mundial e como ela soluciona vários desafios.

E-commerce para alavancar as vendas: por que ter apenas o supermercado físico pode ser um problema?

Você já sentiu que os seus consumidores estão indo menos à loja física? 

Isso se deve a alguns fatores, conforme falaremos a seguir:

 

Falta de tempo dos consumidores

Em primeiro lugar, temos a falta de tempo.

Esse é um problema que surgiu nos últimos anos e foi potencializado pela pandemia. 

Com a existência de novas tecnologias como o e-commerce, hoje é impensável comprar apenas pelo supermercado físico das empresas; todo consumidor hoje espera poder comprar pelo celular ou computador. 

Isso significa que se tornou comum e fundamental para o seu cliente não gastar tempo se locomovendo até a loja, esperando em filas, lidando com toda a logística para voltar para casa com os itens comprados, entre outros aspectos. 

Além disso, quando consideramos uma cidade metropolitana, esse problema se torna exponencial e hoje é um ponto fundamental na decisão de compra ou não. 

Afinal, se a sua empresa não tem esse sistema online, provavelmente a concorrência terá.

Isso não significa que os supermercados físicos vão desaparecer. Veja o e-commerce como uma forma de complemento ao supermercado físico.

 

 

Facilidade em comparação com os supermercados físicos

Em seguida, temos a facilidade de compra, já que tempo é apenas o principal motivo da superioridade do e-commerce, mas não é o único motivo. 

Afinal, existem fatores como burocracia, disponibilidade e comparação. 

Em um e-commerce não existe a burocracia de aceitar apenas um método de pagamento, por exemplo. 

O e-commerce está disponível 24 horas por dia e é possível comparar preço e qualidade de produtos de forma muito mais simples, com apenas uma nova aba no navegador. 

Essa facilidade democratizou muito, fazendo pessoas mais idosas comprarem produtos com muito mais facilidade, assim como pessoas mais jovens estão acostumadas a esse método. 

Portanto, não ter um e-commerce é perder uma fatia do mercado e aos poucos perder clientes para a concorrência.

 

 

Custo operacional alto

Por fim, temos o custo operacional. 

Há dez anos, ter um e-commerce não era um diferencial e hoje se tornou uma necessidade devido ao alto custo operacional que se tornou manter uma empresa física. 

Isso porque, com um e-commerce, não se tem gastos operacionais de energia, colaboradores, armazenamento de produtos e muitos outros custos. 

Além disso, mesmo seus concorrentes que possuem o e-commerce e um supermercado físico possuem um abatimento do custo, já que com o e-commerce há mais vendas sendo realizadas com menos barreiras. 

Dessa forma, por ter mais faturamento, o custo para manter o supermercado físico acaba sendo abatido e fazendo muito mais sentido para a operação da concorrência.

 

 

E-commerce para alavancar as vendas: como seu e-commerce vai solucionar esses problemas?

Agora que você entendeu que o e-commerce para 2024 em diante não é mais uma opção, vamos mostrar por que esse sistema online não só soluciona vários problemas, mas traz diversas vantagens.

 

 

Conveniência para o cliente

Como falamos anteriormente, o seu cliente já espera a conveniência de um e-commerce. 

É verdade que nem todo cliente vai usar o sistema, mas apenas o fato de existir uma opção coloca o seu negócio à frente da concorrência.

 

 

Ampliação geográfica

O e-commerce não só garante mais vendas na sua região, mas em todo o território nacional, com facilidade de logística, entrega e gestão de pedidos. 

Imagine o quão superior seria o faturamento da sua empresa com todo o território nacional sendo um potencial cliente? 

Como sempre falamos, ninguém faz nada sozinho, e ter clientes ao redor do Brasil inteiro pode transformar sua empresa e ajudar mais pessoas com seus produtos.

 

 

Personalização da experiência

Todo e-commerce hoje em dia possui algoritmos de recomendação e análise de dados poderosos que personalizam a experiência do seu cliente. 

Por exemplo, imagine que seu cliente está procurando um produto no site; outro produto pode ser recomendado antes que o cliente feche a compra. 

Além disso, com as ferramentas de marketing de hoje em dia, é possível mostrar esses produtos em anúncios, e-mails e muitas outras formas além do seu e-commerce, aumentando muito as chances de realizar uma venda.

 

 

Redução drástica de custos

Mesmo que a implementação de um e-commerce seja um investimento, a longo prazo tende a reduzir muito os custos operacionais. 

Isso ocorre não só pela maior quantidade de vendas e chegada de novos clientes, mas também pela otimização de processos, como a gestão de estoque, por exemplo. 

A eliminação de despesas com manutenção e outros elementos forma uma economia substancial.

 

 

Análise de dados valiosos

Por fim, diferente do supermercado físico, na internet é possível mapear a chegada de visitantes no site e obter dados valiosos sobre o comportamento do cliente. 

Esses dados são informações fundamentais para melhores campanhas de marketing, estratégias e identificar oportunidades de crescimento únicas. 

Por exemplo, verificar as visitas em dias específicos da semana para dar mais destaque a determinado produto.

 

 

E-commerce para alavancar as vendas: por que o VR E-commmerce é a melhor opção para seu supermercado?

Nós, da VR Software, temos mais de uma década de experiência com os maiores supermercadistas do Brasil e de diversas regiões. 

Sabemos da realidade de um supermercado, seja em uma grande metrópole ou em uma cidade do interior. 

Foi vendo os problemas do dia a dia dos nossos clientes que criamos o VR E-commerce para ser uma solução ímpar na solução de todos esses problemas que mencionamos anteriormente. 

O VR E-commerce é um sistema de interface intuitiva para que qualquer pessoa consiga utilizar, e é totalmente integrado ao ERP VR Master e outras soluções da nossa empresa, se você já é nosso cliente. 

Dessa forma, todas as suas informações estarão padronizadas no seu supermercado físico e estarão no mesmo lugar do que seu sistema online.

Clique aqui e entre em contato com a nossa equipe e conheça a nossa plataforma VR e-commerce! Se você gostou desse conteúdo, não esqueça de visitar o nosso blog e Instagram.

Lá publicamos materiais fundamentais para seu negócio, afinal, nossa missão é ajudar o seu supermercado a crescer cada vez mais.