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Reduzir custos no supermercado: A melhor forma de crescer sua empresa

Reduzir custos no supermercado é fundamental para garantir que sua empresa esteja crescendo de forma consistente e sustentável. 

Nesse conteúdo, vamos falar sobre mudanças e dicas práticas que você pode incluir na sua empresa hoje e no longo prazo. 

Além disso, vamos mostrar um investimento fundamental para o seu negócio não só para reduzir custos no supermercado, mas também para crescer e aumentar seu impacto na sua região.

Reduzir custos no supermercado: Pequenas mudanças que é possível fazer hoje

Surpreendentemente, pequenas mudanças podem ter grandes impactos, muitas vezes sendo uma questão de mudança de mentalidade da empresa ou a adição de novas métricas. 

Nesse primeiro tópico, vamos abordar algumas das soluções que você pode aplicar na gestão da sua empresa hoje mesmo e ter resultados incríveis com isso.

 

Planejar metas para reduzir custos

Todas as empresas possuem metas para alcançar determinado faturamento ou metas de lucro, mas poucas empresas planejam suas metas para reduzir custos. Pela nossa experiência, o planejamento de metas pode ser feito de algumas formas:

  • Otimização de processos internos para aumentar a produtividade, afinal, tempo é dinheiro.
  • Negociação de melhores preços com fornecedores.
  • Criar processos específicos e monitorar esses processos para reduzir desperdícios.

Para qualquer uma das formas, é necessário manter o equilíbrio entre qualidade e velocidade. Afinal, não adianta apenas focar na redução de custos e sacrificar a qualidade do seu supermercado. 

Nossa recomendação é que você busque informações em workshops, cursos ou eventos sobre como alcançar esse equilíbrio com base no que outros gestores de supermercados estão fazendo hoje em dia.

Leia também: Custos e desperdícios na gestão de consumo: como reduzir?

 

Analisar fornecedores regularmente

Os fornecedores são parceiros essenciais em todos os negócios, não é verdade? Entretanto, é justamente essa confiança que muitas vezes deixamos de avaliar ao longo do tempo a parceria que temos hoje. 

Afinal, se você é um supermercadista há 15 anos e estabeleceu seus fornecedores no início, você pode estar fazendo um bom negócio pelos padrões de 15 anos atrás e não pelos padrões atuais. 

É claro que nossa recomendação não é a troca de fornecedores a cada dois meses, mas sim a constante avaliação a cada semestre para entender os termos de outros fornecedores e dos seus fornecedores atuais. 

Dessa forma, se estiver valendo a pena, você continua a relação, e se não estiver, é uma janela de oportunidade para encontrar outro fornecedor.

 

Otimizar o espaço do estabelecimento

Parece algo extremamente simples quando falamos de um mercado de pequeno porte, mas um supermercado precisa estar atento a essas estratégias utilizadas pelos maiores supermercadistas. 

O cross merchandising é uma estratégia para organizar itens de diferentes categorias, mas que se complementam. Por exemplo, uma bebida achocolatada com um salgadinho na mesma sessão. 

Além disso, pela nossa experiência, posicionar os itens de grande atração, como guloseimas e itens de marcas mais conhecidas, nas áreas de destaque, como nas primeiras prateleiras e mais à frente do supermercado, também oferece um impacto positivo na economia. 

Isso porque facilita a reposição, aumenta o ticket médio e melhora a experiência do cliente, já que tudo está perto para ser colocado no carrinho.

Leia também: Truques para organizar o supermercado e reter o cliente.

 

Reduzir custos no supermercado: Grandes mudanças para implementar no longo prazo

Agora que você já sabe das mudanças que pode fazer agora, podemos olhar um pouco mais à frente e mostrar as grandes mudanças que vão reduzir custos significativos no longo prazo.

 

Investimento em novos equipamentos

Investimento para reduzir custos? Sim, é normal pensar em cortar investimentos para reduzir custos, mas grande parte das grandes reduções de custo está nos investimentos. 

Por exemplo, equipamentos de refrigeração antigos são naturalmente ineficientes porque possuem uma tecnologia obsoleta incapaz de atender às necessidades atuais, como gerir de forma mais eficiente o uso de energia. 

Dessa forma, apesar do investimento inicial, no longo prazo, novos equipamentos podem garantir uma boa economia ou mais produtividade. 

Por exemplo, computadores mais rápidos nos caixas, com software atualizado, reduzem a quantidade de problemas e travamentos, aumentando a velocidade das filas.

 

Treinamentos focados na redução de desperdícios

Treinamentos focados na redução de desperdícios, como no melhor gerenciamento de estoque, produtividade, mentalidade de crescimento, atendimento ao cliente e outros, podem resolver grandes problemas. 

Apesar da necessidade da organização e muitas vezes da contratação de profissionais competentes para oferecer o treinamento, no longo prazo vale a pena, pois mantém a equipe mais focada nos objetivos e na execução primorosa dos processos. 

Nossa recomendação é que os treinamentos sejam semestrais para relembrar os fundamentos para aqueles que já fizeram e treinar os novos colaboradores. 

Além disso, é interessante tornar o treinamento o mais real possível, com simulações de situações frequentes para testar o conhecimento teórico adquirido anteriormente.

 

Reduzir custos no supermercado: A ferramenta mais importante para sua empresa

Os investimentos que mencionamos anteriormente são importantes, mas nada se compara ao investimento que vamos abordar agora mesmo: o VR Controller 360, nosso software de gestão. 

Com nosso software de gestão, você consegue monitorar absolutamente tudo do seu negócio em uma tela, com base nas vendas, compras, despesas e lucro bruto da sua empresa.

  • Monitoramento financeiro de forma intuitiva e automatizada.
  • Filtros para uma melhor apuração das informações.
  • 100% online e atualizado.
  • Compatível com smartphones.

Este é o melhor investimento que seu supermercado pode ter, porque trouxemos toda nossa experiência de mais de 15 anos de história, após atender mais de 3000 supermercados diferentes em 24 estados do país. 

Somos apaixonados pelas histórias de nossos clientes e queremos que suas empresas brilhem, assim como a sua. Ou seja, nós criamos essa solução com base em literalmente milhares de supermercados que queriam saber exatamente se estavam reduzindo os custos ou não. 

Afinal, apenas informações concretas podem dizer com precisão o quanto os custos foram reduzidos e se isso impactou no faturamento geral do supermercado. 

Com o VR Controller 360, os gestores têm tudo que é necessário para tomar decisões mais conscientes e que vão potencializar a rentabilidade do negócio. 

Clique aqui abaixo para agendar uma demonstração ou nos chame no WhatsApp clicando no ícone verde no canto inferior direito. Será um prazer atendê-lo e fazer parte da sua história.