O que é omnichannel e por que é importante?
O que é omnichannel? Neste conteúdo, não só vamos responder a essa pergunta, como também mostrar na prática como essa estratégia é fundamental para sua empresa no varejo.
O que é omnichannel?
O que é omnichannel? Resumidamente, é uma estratégia focada na unificação de todos os canais de venda e atendimento da sua empresa e na gestão desses canais. Dessa forma, não importa qual canal o cliente utilize, ele terá uma experiência consistente e de qualidade.
Por exemplo, imagine que seu cliente viu o uso dos produtos no Instagram, buscou mais informações no e-commerce da sua empresa e, por fim, comprou pelo WhatsApp. Isso é uma experiência omnichannel.
Canais isolados podem proporcionar uma experiência menos qualificada, muitas vezes confusa e com informações distintas e contraditórias.
Afinal, empresas que não utilizam essa estratégia costumam focar apenas em um ou dois canais, em vez de em todos os que possuem.
Ao longo desse conteúdo vamos focar muito mais na importância dessa estratégia fundamental porque já fizemos um guia básico sobre a estratégia. Clique aqui se você ainda não conferiu.
O que é omnichannel: Por que é fundamental para o varejo?
A estratégia é fundamental para o varejo devido à constante necessidade dos consumidores de uma experiência de compra fluida e integrada, por diversas razões que vamos explicar.
Além disso, sabemos que o setor de varejo é bastante competitivo, e, por isso, é necessário utilizar todos os recursos disponíveis para manter nossa empresa relevante e à frente da concorrência.
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Aumento da retenção e fidelização
Como falamos anteriormente, a compra do cliente precisa ser fluida e integrada, principalmente para evitar desistências em uma das etapas de oferta. Por exemplo, se o cliente vê o anúncio, vai até o e-commerce, mas não finaliza a compra.
Se, nesse exemplo, a empresa utiliza uma estratégia que se resume apenas aos anúncios direcionados para o e-commerce, se o cliente desistir, a empresa perde a venda, não é verdade? Afinal, toda a estratégia se concentra em um único canal.
No entanto, com vários canais ao mesmo tempo, e todos integrados, sempre que o cliente desiste da compra, a empresa consegue entrar em contato de uma forma ou de outra. Isso ajuda tanto na retenção da primeira compra quanto na fidelização dos clientes.
Além disso, os múltiplos canais garantem que os clientes recebam ofertas personalizadas de acordo com suas preferências e comportamentos.
Um dos desafios do setor é justamente manter o cliente dentro da empresa, em vez de limitar a relação a uma única compra motivada por uma promoção. Lembre-se de que é muito mais fácil vender para a mesma pessoa várias vezes do que conquistar novos clientes todos os meses.
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Aumento de vendas e do ticket médio
Existem muitos potenciais clientes em diferentes lugares da internet, como em redes sociais específicas, e que possuem comportamentos de compra variados.
Alguns preferem comprar online, outros na loja física para ver o produto de perto, outros preferem comprar com um vendedor específico, e assim por diante.
Dessa forma, estar em diferentes canais de atendimento e vendas permite que sua empresa aumente as vendas ao atender a demanda de todos esses tipos de clientes. Além disso, quando a estratégia é bem implementada, o ticket médio também tende a subir.
Quando falamos do aumento do ticket médio, estamos nos referindo ao aumento do valor das compras do cliente. Por exemplo, se um cliente compra R$100,00 todos os meses e, no mês seguinte, compra R$150,00, isso significa que o ticket médio daquele cliente aumentou.
Isso acontece porque, ao estar presente em todos os canais, sua empresa aumenta a consciência do cliente sobre outros produtos e permite que ele adquira itens adicionais que são complementares entre si.
Torna sua empresa mais forte frente à concorrência
Utilizar a estratégia omnichannel também significa tornar sua empresa mais forte frente à concorrência, não apenas em termos de números, mas também na percepção do cliente.
Ao adotar essa estratégia, sua empresa se destaca dos concorrentes que não conhecem o conceito de omnichannel e pode superar aqueles que também a utilizam, dependendo da escolha do software para a gestão dessa estratégia.
Isso resulta em mais vendas, mais clientes e em um crescente espaço no mercado da sua região. Entretanto, a percepção da sua marca também é crucial.
Quando falamos de percepção do cliente ou da marca, estamos nos referindo à forma como a marca está presente na mente do cliente.
Por exemplo, quando você pensa em refrigerante, é provável que tenha em mente uma marca específica.
Essa percepção influencia sua decisão de compra, e o mesmo se aplica à sua empresa. É importante lembrar que o omnichannel é, em essência, uma estratégia de marketing.
Ao estar presente em vários canais diferentes, sua empresa tem mais contato com o cliente, o que aumenta a probabilidade de que ele compre de você em vez da concorrência.
O que é omnichannel: Qual o melhor software para omnichannel?
Agora que você já entende o que é omnichannel, podemos discutir qual é o melhor software para gerenciar essa estratégia.
É fundamental ter um software voltado para o varejo e que ofereça as principais funcionalidades necessárias para garantir o sucesso da estratégia.
Pensando nas necessidades dos nossos mais de 3.000 clientes, nossa equipe desenvolveu uma solução incrível: o VR Omnichannel. Neste software, reunimos as principais funcionalidades que sua empresa precisa para implementar a estratégia de forma eficaz e completa.
- O VR Connect garante uma segmentação excelente, permitindo que sua empresa envie mensagens direcionadas com promoções e produtos novos para cada cliente, com base no comportamento e no histórico de vendas.
- O VR E/M-Commerce permite que você disponibilize ofertas exclusivas em seu e-commerce, atraindo novos clientes ou fidelizando os antigos.
- O VR Mídia possibilita que sua empresa divulgue ofertas, promoções e produtos em tempo real, otimizando ainda mais a comunicação entre sua empresa e o cliente.
Tudo isso é possível com as informações sincronizadas sobre os clientes. Com nossa tecnologia, cada cliente será tratado de maneira única em sua estratégia automatizada.
Dessa forma, sua empresa conseguirá compreender comportamentos e tomar decisões estratégicas baseadas em dados concretos.
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