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Quando se fala em marketing, muitas pessoas remetem às mídias físicas e estratégias tradicionais, que buscam vender produtos e serviços. Entretanto, na internet existem inúmeras possibilidades, como criar uma forma de relacionamento com o cliente. Saber como usar o poder do digital em prol de um negócio é fundamental para otimizar os resultados e expandir o alcance da marca. Por isso vamos falar sobre marketing digital para supermercados!

A internet é um mundo cheio de recursos e alternativas para quem deseja fortalecer a relação com o consumidor. Seja atrair o cliente ou aumentar as vendas com o público já existente, há uma série de funcionalidades que podem ser exploradas.

O marketing digital trabalha, entre outros aspectos, com os motores de buscas da internet, a exemplo do Google, e a presença online dos negócios. O objetivo é fazer com que uma loja seja reconhecida e encontrada pelos consumidores na internet.

Portanto, a era digital permite que um supermercado atraia mais clientes e se conecte com eles de forma diferente. Neste texto, você vai entender a importância do marketing digital para supermercados e como colocar em prática essa estratégia com 6 dicas valiosas para o crescimento da sua marca.

Boa leitura!

A importância do marketing digital para supermercados

A evolução da internet tem provocado uma grande mudança no comportamento de compra dos clientes. E esse processo vai além dos aplicativos, marketplaces e-commerces. É um movimento que modifica a forma como as pessoas avaliam os produtos e tomam suas decisões de aquisição.

É cada vez mais comum que os clientes pesquisem sobre os produtos antes de comprá-los. Os clientes usam o Google para encontrar as melhores mercadorias e também como utilizá-las, por meio de receitas e tutoriais. Isso abre muitas possibilidades para os negócios.

O marketing digital pode ser utilizado para atender essa demanda do shopper. É crucial marcar presença na internet e ser encontrado pelo consumidor que realiza esse tipo de pesquisa. Muitos supermercados já entenderam o momento, o que aumenta a competitividade.

É possível executar várias estratégias no marketing digital para supermercados, com diferentes objetivos. Direcionar o cliente para o e-commerce, fazê-lo acessar e comprar pelo aplicativo, ou simplesmente se conectar com esse consumidor por meio de uma dica, ou receita através das redes sociais.

 

Marketing digital para supermercados: os principais benefícios

São muitos os benefícios de se trabalhar com marketing digital, entre eles, o fator econômico. Afinal, as estratégias são bem mais baratas do que as convencionais, comumente aplicadas no varejo físico. Contudo, as vantagens permeiam outros importantes fatores na gestão estratégica de um supermercado.

Um dos maiores desafios do varejo é otimizar o relacionamento com o cliente. O marketing digital possui um ótimo potencial para aumentar a proximidade com o shopper. Por meio das redes sociais, ou mesmo de um blog, é possível produzir conteúdos que estabeleçam uma conexão diferenciada, com dicas, receitas, sorteios e outras estratégias.

Outra grande vantagem é a possibilidade de segmentar as campanhas. Os dispositivos virtuais permitem personalizar as estratégias para alcançar um público específico, o que pode maximizar seus resultados.

Além disso, também é muito mais fácil mensurar o desempenho das estratégias. Graças às ferramentas de analytics, é possível saber o alcance das campanhas, e o que elas geraram de retorno para o supermercado.

Agora você vai conhecer 6 dicas valiosas para colocar em prática as estratégias de marketing digital para supermercados!

1 – Comece com um estudo para conhecer o seu público

Como você já sabe, fazer campanhas segmentadas é um dos maiores potenciais do marketing digital para supermercados. Contudo, para isso ser possível, é necessário conhecer muito bem o público-alvo. Dessa forma, você pode executar estratégias conforme idade, localização e preferência de compra dos clientes.

Fora  isso, além da segmentação das campanhas, ajuda, por exemplo, na definição da linguagem da marca e como ela impacta o público almejado. Tudo isso contribui para uma estratégia mais eficiente!

2 – Defina objetivos e metas das campanhas de marketing

Você também sabe que mensurar os resultados é muito mais fácil no marketing digital. Entretanto, antes disso, é necessário definir metas e objetivos. Esse é um dos pontos mais importantes no planejamento de uma estratégia.

Todas as campanhas precisam ter um objetivo claro. Seja reforçar um saldão de estoque, divulgar uma novidade ou destacar uma promoção muito importante para o plano de vendas do supermercado. Elas também devem alcançar metas, para ser possível avaliar o sucesso de um post patrocinado, por exemplo.

3 – Garanta a presença online em diferentes canais

Depois da fase de estudo e planejamento, entramos na execução das campanhas. Se o cliente busca informações de um produto ou receita, seu supermercado precisa ser encontrado. Essa é a essência do marketing digital, e para isso acontecer, é primordial ter uma presença online consolidada.

Existem diversas alternativas, como as redes sociais, sites e blogs. No entanto, o mais importante é como se utiliza esses dispositivos. É necessário, em todos eles, gerar conteúdo relevante para o cliente, e não apenas vender produtos e divulgar ofertas!

4 – Faça ofertas personalizadas e alcance um público segmentado

Uma estratégia de marketing digital para supermercados bem sucedida também precisa de ofertas personalizadas. Com o público bem segmentado, é possível utilizar os canais de comunicação para direcionar determinados conteúdos às pessoas que têm mais chances de engajar com aquele material. E claro, com aquelas que vão tomar a decisão de compra.

Existem certas promoções que têm um público mais propenso a aproveitá-las. O marketing digital possibilita a criação de anúncios direcionados a elas. Além disso, é possível exibir essas ofertas de forma distinta, seja nas redes sociais, anúncios no Google, e-mails e muito mais.

5 – Construa autoridade no setor com marketing de conteúdo

No relacionamento com o consumidor, um dos pontos fundamentais é a confiança. E para trabalhar esse aspecto, é muito importante construir autoridade para a marca. Ou seja, torná-la conhecida e confiável a partir de sua qualidade.

Essa estratégia pode ser colocada em prática com o marketing de conteúdo. Ele consiste na produção de materiais relevantes para os clientes. Receitas, tutoriais, listas de produtos. Tudo isso otimiza o vínculo com o consumidor, e claro, constrói uma imagem de autoridade para o supermercado em assuntos relacionados ao setor.

6 – Invista em SEO e seja encontrado pelo usuário na internet

Ao longo deste texto, alguns dos principais objetivos do marketing digital ficaram claros. Ter presença online e ser encontrado por potenciais clientes estão entre eles. Para isso ser possível, é imprescindível investir em SEO (Search Engine Optimization).

Otimizar os canais para obter um bom rankeamento nas buscas é o grande objetivo. Seja no site, blog ou redes sociais, existem técnicas que melhoram o engajamento e o tráfego nas páginas.

No caso dos supermercados físicos, uma dica valiosa é priorizar o SEO local, que foca nas pesquisas regionais. Assim é possível alcançar os clientes que estão mais próximos!

O marketing digital é uma ótima ferramenta para melhorar os resultados. E para aprofundar os seus conhecimentos sobre o assunto, disponibilizamos um guia completo, em formato de e-book. Baixe e saiba como aumentar as suas vendas com o marketing digital!