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Como aumentar vendas em supermercados: Melhores práticas!

Pessoa selecionando frutas frescas em uma vitrine colorida em um mercado.
Dicas
julho 30, 2024

Como aumentar vendas em supermercados: Veja as melhores práticas!

Como aumentar vendas em supermercados? Tudo depende do quanto a sua empresa adota as melhores práticas que vamos discutir aqui no nosso conteúdo. Neste artigo, vamos abordar as melhores práticas para três diferentes aspectos do seu negócio: merchandising, estoque e atendimento.

 

 

Aumentar as vendas em supermercados: Melhores práticas para merchandising 

Merchandising é tudo relacionado à venda dos produtos, e para os supermercadistas, assim como para o mercado imobiliário, tudo se resume a localização, localização, localização. 

A organização e o posicionamento dos produtos afetarão diretamente o faturamento da sua empresa diariamente e ao longo do ano.

 

Ponto quente

Hot spots ou pontos quentes são áreas estratégicas dentro do seu supermercado ideais para posicionar produtos de alta demanda ou itens em promoção. Esses locais têm alta visibilidade e aumentam significativamente as chances de compra por impulso, o que é crucial para o supermercado.

Esses pontos quentes geralmente estão localizados nos corredores centrais e próximos aos caixas, já que a maioria dos clientes do seu ponto de venda passará por essas áreas pelo menos duas vezes.

 

Cross-Selling

Cross-selling é a prática de agrupar produtos complementares no mesmo corredor. Por exemplo, colocar molho de tomate perto das massas ou posicionar escovas de dentes próximas às pastas de dentes.

O mesmo princípio se aplica aos produtos que compõem ingredientes de refeições comuns na região onde seu ponto de venda está localizado. 

Essa é uma estratégia importante porque facilita a conveniência para o cliente, aumenta o ticket médio do carrinho de compras e também estimula a compra por impulso.

Leia também: Ticket médio de supermercado: Como mantê-lo elevado?

 

Organização em primeiro lugar

Um ambiente organizado, com uma boa disposição de produtos, prateleiras sinalizadas e claramente identificados, é fundamental para que o cliente encontre facilmente os produtos que procura. 

Além disso, os produtos de alta rotatividade devem estar sempre acessíveis nos pontos quentes mencionados anteriormente, enquanto itens sazonais podem ser destacados em áreas específicas, geralmente nos corredores posteriores do mercado.

Clique aqui e também confira nosso conteúdo sobre como reduzir custos no supermercado, aqui você vai aprender a melhor forma de crescer sua empresa

 

Aumentar as vendas em supermercados: Melhores práticas para estoque

Agora que você já entendeu as melhores práticas para o pilar de vendas que discutimos acima, é hora de abordar o segundo pilar, que é o estoque. Afinal, não é possível garantir mais vendas sem um estoque devidamente otimizado.

 

Controle através de software

Um supermercadista em 2024 não pode gerenciar seu controle de estoque sem um software especializado. Essas ferramentas são fundamentais para garantir automação nas reposições e para compreender quais são os itens de maior rotatividade.

Portanto, se sua empresa ainda não utiliza um software especializado, esse é o primeiro passo essencial. Recomendamos também que você consulte nosso conteúdo, onde explicamos melhor a importância dessa prática.

Clique aqui e confira nosso conteúdo sobre controle de estoque, aqui falamos sobre a chave para uma gestão eficiente do seu supermercado

 

Gestão de reposição

Após verificar no seu software de gestão de estoque quais são os itens de maior rotatividade, é possível repor o estoque de forma precisa e evitar rupturas. Além disso, com informações claras provenientes do software, é possível monitorar o fluxo dos produtos e prever demandas sazonais.

Essa gestão apropriada baseada em informações é fundamental para manter um inventário adequado, evitando excessos ou faltas que, a longo prazo, impactam diretamente nas vendas do seu ponto de venda.

Pecar pelo excesso faz com que sua empresa perca vendas e produtos, enquanto a falta resulta em perda de vendas e pode prejudicar a reputação, especialmente se isso se repetir. Essa má reputação pode se espalhar entre os clientes através do boca a boca.

 

Estratégias de promoção

Ao verificar no software de gestão de estoque que alguns itens estão com baixa rotatividade, é apropriado considerar uma promoção para aumentar a rotatividade e evitar perdas na venda desses produtos.

Além disso, promoções relâmpago e descontos podem ser excelentes para incentivar compras maiores pelos clientes e aumentar o volume de vendas em períodos específicos, como oferecer um item gratuito ou um desconto relâmpago de 20%.

As promoções contribuem para aumentar o faturamento ao incentivar compras adicionais, estimular a compra por impulso e encorajar os clientes a adquirirem mais itens, sejam complementares ou diferentes.

No entanto, é crucial lembrar mais uma vez a importância de um software de gestão de estoque, pois uma promoção mal planejada pode resultar em prejuízos ao invés de vantagens, concorda?

 

Aumentar as vendas em supermercados: Melhores práticas para atendimento

Para finalizar nosso conteúdo, vamos abordar as duas melhores e mais importantes práticas para o atendimento do seu ponto de venda.

 

Treinamento regular da equipe

O treinamento regular da equipe garante um atendimento ao cliente superior ao da concorrência, e todos sabemos que isso é um diferencial, não é verdade? Afinal, todos preferem frequentar um supermercado com uma equipe mais cortês.

Treinamentos focados em gerar uma sensação de eficiência e prestatividade são fundamentais para que o cliente se sinta assim toda vez que entra no seu ponto de venda. 

Uma ótima ideia é realizar simulações de diversas situações para identificar onde a equipe pode melhorar, como lidar com clientes difíceis ou encontrar soluções para problemas recorrentes. 

É ideal que colaboradores mais experientes conduzam esses treinamentos, oferecendo informações precisas e sugestões para resolver essas questões.

No entanto, mais importante que o treinamento em si é a regularidade. Sem acompanhamento das dificuldades da equipe e das melhores práticas, fica difícil perceber uma evolução no atendimento.

Portanto, é fundamental que a empresa realize treinamentos regulares abordando as mesmas dificuldades identificadas. Recomendamos treinamentos trimestrais com toda a equipe e sessões mais frequentes com profissionais interessados em aprimorar suas habilidades.

 

Investimento em novas tecnologias

Outra prática fundamental é o investimento em novas tecnologias para o seu supermercado, desde software e hardware. Como self-checkouts, aplicativos com programas de fidelidade e sistemas de CRM para o marketing da sua empresa.

É interessante ficar atento às novas tecnologias e uma ótima forma de ter essa informação de forma simples é acompanhar o nosso blog, afinal sempre estamos postando novos conteúdos para você supermercadista.

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