Skip to main content

O ticket médio de supermercado é um importante indicador de desempenho, evidenciando o quanto a empresa tem conseguido fechar negócios mais lucrativos.

Ou seja, ele está diretamente relacionado ao sucesso das vendas! E cá para nós, não é isso que toda empresa procura?

Então, cabe agora uma reflexão: você tem acompanhado de perto esse índice? E o que você tem feito de fato para aumentar o ticket médio da sua loja?

Sabemos que muitos estabelecimentos deixam de lado esse acompanhamento devido ao alto volume de vendas no dia a dia, mas isso é um grande erro! Afinal, essa métrica ajuda ajudar a medir as vendas, bem como criar estratégias, projetando o crescimento de uma empresa.

Então, se alcançar esse objetivo ainda é um desafio para o seu negócio, continue a leitura e confira algumas dicas valiosas e práticas para elevar o ticket médio do seu supermercado.

Aproveite!

 

Ticket médio de supermercado: Por que essa métrica é importante?

Acompanhar os resultados da sua loja é fundamental para a análise do desempenho da empresa.

Nesse sentido, o ticket médio é uma das métricas indispensáveis para projetar o crescimento de um negócio. Afinal, ele mede o valor médio das vendas de um determinado período.

Uma empresa que consegue manter o seu ticket médio alto, por exemplo, significa que ela tem uma ótima performance em vendas.

Para calculá-lo é muito simples: basta dividir o valor do faturamento total pelo número de vendas de um período (um dia, uma semana ou um mês, por exemplo). O ticket médio também pode ser calculado por cliente.

Com esse resultado em mãos, você vai perceber se o valor médio de vendas está dentro do esperado. Caso contrário, é hora de investir em novas estratégias!

E vale lembrar que o cálculo do ticket médio também te ajuda a descobrir outras informações importantes, tais como:

– Marcas que vendem mais;

– Categorias de produtos mais relevantes;

– Período do mês que um produto vende mais.

 

A partir desses dados, você vai conseguir estabelecer metas, identificar problemas, entender melhor o perfil dos clientes, criar estratégias de marketing e vendas, entre outras ações para aumentar os resultados do seu negócio.

Agora que você já sabe a importância dessa métrica, vamos à prática?

No próximo tópico, confira nossas dicas para elevar o ticket médio do seu supermercado.

Ticket médio de supermercado: Dicas práticas para aumentá-lo

Veja algumas dicas práticas para escalar os resultados da sua loja.

 

Conheça o perfil do seu cliente e relacione-se com ele

Antes mesmo de colocar em prática qualquer estratégia para aumentar o seu ticket médio, é fundamental conhecer o perfil do seu cliente.

Afinal, você precisa entender as reais necessidades e os desejos do seu público, para desenvolver ações mais assertivas.

E lembre-se que é muito importante manter o relacionamento com o cliente também em todo sua jornada de compra, incluindo o Pós-Venda, estabelecendo uma relação próxima e de confiança.

Para isso, utilize sistemas de CRM, que realizam a gestão do relacionamento com o consumidor.

 

Amplie o mix de produtos

Ampliar a variedade de produtos é uma maneira eficaz de aumentar o ticket médio.

Afinal, quanto mais opções você oferecer para o cliente, mais chance ele terá de acrescentar novos itens no carrinho de compras.

Sem contar que, com um mix diversificado, você oferece uma experiência de compra mais completa também.

E com os dados do perfil do seu público em mãos, como já mencionamos na primeira dica, fica ainda mais fácil incluir novos produtos dentro das suas necessidades e desejos.

 

Organize as prateleiras de forma atrativa

Você sabia que 70% das decisões de compras são tomadas no ponto de venda (PDV)?

É o que aponta uma pesquisa feita pela Nielsen.

Com isso em mente, é importante manter as suas prateleiras atrativas para o consumidor.

Então, organize bem suas pontas de gôndolas e invista em estratégias de cross selling. Você pode utilizar a combinação de produtos de alto giro com itens de alta margem de lucro, como, por exemplo, sabonete e bucha de banho.

Outra dica importante é posicionar produtos com maior um maior margem de lucro nas prateleiras que ficam na altura dos olhos do consumidor, despertando o desejo de compra.

 

Ofereça descontos e faça promoções periódicas

Oferecer descontos e promoções é uma estratégia importante para aumentar o giro do estoque. Assim, você pode investir em ofertas de produtos que demoram mais tempo para serem vendidos.

Além disso, as promoções recorrentes são um incentivo para o cliente retomar à sua loja.

Para isso, é importante escolher um determinado dia da semana, por exemplo, para uma promoção específica de uma linha de produtos. Assim, o cliente cria um vínculo maior e já sabe que naquele dia específico pode contar com aquela vantagem.

Outra promoção atrativa, que aumenta o ticket médio, é a “leve mais e pague menos”.

Criar ofertas relâmpago também é mais uma solução eficaz para atrair o cliente que estiver em compras. Aproveite essa estratégia para os produtos perecíveis ou com vencimento próximo, por exemplo.

Mas tenha em mente que as promoções precisam ser muito bem divulgadas e os preços precisam ser menores que os da concorrência.

 

Tenha seu próprio clube de benefícios e fidelize o cliente

Investir em um clube de benefícios com programas de fidelidade traz diversos benefícios.

Além de incentivar o consumo e frequência de compra no seu estabelecimento, estimulando a recompra, o cliente se torna fiel à sua marca.

 

Para isso, algumas estratégias eficazes são:

– Ter um aplicativo personalizado do seu supermercado, com o clube de vantagens para o seu cliente;

– Ter um programa de cashback e

– Investir no atendimento omnichannel.

 

Invista na melhor Experiência do Cliente

Um cliente satisfeito é aquele que foi bem atendido por sua equipe e teve suas expectativas superadas.

Para isso, treine e motive constantemente sua equipe!

E ainda: ofereça um ambiente agradável de compra, com música, organização, degustações, entre outras vivências que o cliente pode ter na sua loja enquanto faz suas compras. Explore o marketing sensorial.

Para garantir a melhor experiência do cliente, é importante também não deixar faltar nenhum produto, evitando a ruptura, ou seja, mantendo o controle total do seu estoque.

Afinal, de nada adianta criar estratégias de vendas e atrair o consumidor, mas não ter o produto disponível na loja, não é mesmo?

Como vimos, várias ações ajudam aumentar o seu ticket médio, fundamental para o crescimento sustentável e o sucesso da sua empresa, certo?

Agora que você já sabe como manter o seu ticket médio elevado, é hora de colocar as estratégias em prática para impulsionar o seu faturamento.

E saiba que, para isso, você pode contar com a VR Software!

Conte com a VR Software para ter um supermercado de alta performance!

Na VR Software, aliamos tecnologia e gestão para trazer os melhores resultados para os varejistas.

Há 15 anos, trabalhamos para simplificar a administração dos supermercados em todo o Brasil, integrando todas as áreas do negócio: da operação ao backoffice.

Acesse nosso site e conheça todas as nossas soluções integradas para atrair, manter e fidelizar seus clientes! Tudo começa com o ERP VR Master para a gestão e inovação do seu supermercado de ponta a ponta.

Ficou interessado? Fale com nosso time agora mesmo e tire suas dúvidas.

Se você chegou até aqui, aproveite para se aprofundar mais sobre o tema Marketing no Supermercado. Baixe, gratuitamente, nosso E-book: Marketing no Supermercado: um guia completo para aumentar as vendas.

Você também pode gostar do nosso outro E-book sobre: Layout e merchandising para supermercados.

Continue acompanhando nosso blog e fique por dentro de todas as novidades do varejo!

Já segue a VR Software nas redes sociais? Estamos no Instagram, Facebook, LinkedIn e YouTube.