Maio reserva uma das datas mais importantes no calendário sazonal do varejo: o Dia das Mães. É uma data de forte apelo emocional e familiar, o que também significa uma ótima oportunidade comercial. Supermercados em todo o Brasil estão se preparando para o período, a sua loja está pronta? Veja neste artigo as principais estratégias para aumentar as vendas no Dia das Mães no seu supermercado.
Para aproveitar todas as oportunidades deste evento e potencializar o faturamento, é necessário trabalhar com eficiência em diversos pontos. Garantir ofertas atrativas é o primeiro passo. Mas as ações precisam ser bem executadas, além disso, assegurar uma boa gestão do ponto de venda também é indispensável.
Saiba, agora, como trabalhar todos esses pontos para aumentar as vendas de um supermercado no Dia das Mães com as dicas da VR Software!
Trabalhe com ofertas especiais e atrativas para o público neste Dia das Mães
Datas especiais, sobretudo as de forte apelo emocional, como o Dia das Mães, precisam ser comemoradas com ofertas que também sejam especiais. Afinal, em qualquer momento os clientes procuram por promoções atrativas, que se destaquem pelo preço ou pelos diferenciais que elas oferecem.
A disputa pela atenção do shopper é constante, em datas comemorativas costuma ser ainda mais competitiva. Todos querem vender mais e trabalham com diversas estratégias para isso. Se você quer superar a concorrência e aumentar os rendimentos com o Dia das Mães no seu supermercado, garantir ofertas atrativas é imprescindível.
Promoções segmentadas e exclusivas atraem mais consumidores e ajudam a fidelizar os clientes. Dessa forma, o supermercado se beneficia de uma grande vantagem da sazonalidade, aproveitar períodos específicos que podem gerar frutos para o ano todo!
[H3] Mas o que fazer para garantir ofertas especiais?
O primeiro passo é conhecer o seu cliente. Neste caso, identificar os hábitos de consumo tanto das mães como das pessoas que desejam presenteá-las. O mais importante é fugir dos clichês e reconhecer a diversidade cultural entre mães e mulheres consumidoras.
Portanto, aposte em ofertas com um bom nível de personalização. Uma boa estratégia é oferecer cestas de presentes que podem ser customizadas por quem compra. Dessa forma, o filho ou filha pode incluir diversos produtos que sejam compatíveis com a personalidade e preferências da mãe.
Outro bom caminho é oferecer descontos especiais. Na compra de um produto, ofereça outra mercadoria complementar, com um preço menor, ou mesmo um brinde que sirva como um presente singelo.
Sorteios, cupons, clubes de vantagens. Tudo isso ajuda a ampliar o volume de clientes em seu ponto de venda. Além de aumentar as vendas é possível fidelizar novos e antigos clientes, o que deve ser sempre uma prioridade no supermercado, visto que a concorrência é acirrada.
[H2] Neste Dia das Mães, divulgue as ofertas com eficiência no seu supermercado.
Após preparar as melhores ofertas, é necessário colocá-las em destaque. Neste momento, é importante garantir um trabalho de excelência com o departamento de marketing. Outros supermercados também podem oferecer ótimas promoções e o diferencial pode ser a qualidade do seu produto e da divulgação! Afinal, em um momento tão especial como o Dia das Mães, é preciso despertar a sensibilidade no consumidor.
Com foco no PDV, a comunicação visual é um dos pontos mais importantes. É ela quem vai chamar a atenção do cliente para a sua loja, convencê-lo a entrar e até mesmo a comprar os produtos das prateleiras.
É primordial entender os pontos de melhor visualização da loja para divulgar as ofertas. Além das vitrines, as gôndolas, frentes de caixa, fachadas e demais espaços no PDV precisam estar bem sinalizados para prender a atenção do shopper com as ofertas imperdíveis.
No entanto, para destacar as promoções do Dia das Mães no supermercado, é necessário, claro, lembrar os clientes sobre a data. O trabalho de visual merchandising não é importante apenas na divulgação de ofertas, mas também na decoração do PDV.
Faixas, banners, displays, digital signage e outros materiais podem ser utilizados, de forma equilibrada, para que o supermercado crie um clima de compras para o Dia das Mães! Conforme for a estratégia, balões, flores e elementos decorativos também são bem-vindos.
[H3] Garanta presença nas redes sociais e outros canais
Além de trabalhar a comunicação visual no ponto de venda, é necessário aplicar um conceito mais amplo de comunicação em outros canais. Até porque, em tempos de transformação digital, o shopper não é atraído só pelos cartazes e a decoração na fachada da loja.
Um bom trabalho de marketing digital nas redes sociais e demais canais de comunicação deve ser prioridade. Além de alcançar mais consumidores, é uma estratégia importantíssima para aumentar as vendas via e-commerce, por exemplo.
Embora as redes sociais possam ser consideradas canais prioritários, ainda é importante se fazer presente em outras plataformas. Rádio, TV, ou mesmo no folheto de ofertas, são muito efetivos para atrair todo o tipo de público a aproveitar as ofertas do seu supermercado.
[H2] Otimize a experiência de compra do cliente
Agora você já sabe como atrair o cliente para a sua loja. Chegou o momento de garantir que ele tenha a melhor experiência de compra no seu estabelecimento. Neste caso, a tecnologia é o melhor caminho para garantir a otimização do PDV e promover uma jornada tranquila e ágil.
O Dia das Mães no supermercado é sempre muito movimentado. As lojas ficam cheias e longas filas são formadas, afinal, todo mundo quer aproveitar o dia em celebração. Para o cliente, que precisa resolver outras questões, e claro, curtir o dia ao lado da mãe, isso é um grande problema.
Portanto, é necessário investir em soluções que agilizem o processo de compra. O autoatendimento é uma das principais. Com o self-checkout, o shopper pode realizar o faturamento das próprias compras e tirar a sobrecarga dos operadores de caixa. As filas diminuem e o tempo de atendimento é agilizado.
Além disso, realizar as compras online, seja por sites ou aplicativos, oferece ao consumidor uma experiência muito mais prática com a sua loja. Garanta funcionalidade nesse tipo de serviço para proporcionar ao seu cliente uma jornada omnichannel, em que a compra pode ser feita pelo app ou site e retirada na loja ou receber em casa, com rapidez!
[H3] Trabalhe com tecnologia para aumentar as vendas no Dia das Mães no seu Supermercado
A tecnologia ajuda na otimização de outros processos além da experiência de compra do cliente. Algumas soluções são fundamentais também na gestão administrativa da loja e ajudam a aumentar as vendas do Dia das Mães na sua loja.
Um dos destaques é o CRM, sistema que trabalha o relacionamento da loja com o cliente. Com ele é possível gerenciar os dados do shopper, que por sua vez, podem ser utilizados de forma estratégica pelo supermercado.
Informações sobre o comportamento de compra do consumidor e suas preferências são fundamentais para segmentar campanhas e ofertas para o seu cliente. Assim, você garante promoções customizadas para que o Dia das Mães dos seus clientes seja perfeito!
E já que tecnologia é o assunto, ao terminar esta leitura, você pode acessar outro post no em nosso blog: neste artigo, você encontra as inovações tecnológicas do varejo para 2022.
Antes disso, deixe seu comentário neste post e nos conte o que achou das nossas dicas para este Dia das Mães. Boas Vendas!