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Reduzir custos no supermercado é fundamental para manter a operação segura e investir de forma eficiente para expandir sua empresa. Neste conteúdo, vamos mostrar as melhores estratégias para identificar e reduzir esses custos.

Vamos abordar as melhores maneiras de identificar gastos em setores completamente diferentes e, em seguida, discutir as melhores estratégias para reduzir esses custos em cada setor específico.

 

Reduzir custos no supermercado: Quais os setores para identificar?

Em supermercados, existem setores com necessidades e gastos diferentes. Para facilitar a identificação e organização, é interessante focar nos seguintes setores:

  • Estoque: O gerenciamento adequado do estoque é crucial para o sucesso de qualquer supermercado.
  • Mão de obra: A força de trabalho é essencial para o funcionamento do supermercado, mas é fundamental garantir que não haja perda de potencial ou recursos.
  • Energia: Os custos com refrigeração, iluminação e o uso de diversas máquinas representam um grande gasto com energia elétrica que deve ser considerado.
  • Logística e transporte: Os custos operacionais são significativamente influenciados pelo transporte e pela logística dos produtos.
  • Automação: Investir em tecnologia é fundamental para a eficiência do supermercado, mas é importante equilibrar o investimento para garantir um retorno adequado a longo prazo.
  • Perdas: As perdas por erros, danos e furtos são inevitáveis em qualquer grande supermercado, porém, é possível adotar medidas para diminuir seu impacto negativo.

Ao dividir o supermercado nesses setores, é possível utilizar estratégias semelhantes para problemas semelhantes e determinar qual setor requer mais atenção no momento.

 

Reduzir custos no supermercado: Quais as melhores estratégias para cada setor?

Com base na nossa divisão anterior entre setores, vamos falar sobre as melhores estratégias para cada um deles. É importante ressaltar que vamos abordar soluções para os problemas mais comuns, porém é fundamental que a liderança do seu supermercado verifique cada setor individualmente.

Estoque

O estoque tem um impacto fundamental e quase invisível para os supermercadistas. Dessa forma, recomendamos que este seja o primeiro setor a ser identificado e a receber soluções para os problemas.

  • Política de FIFO: Esta política visa vender os produtos mais antigos primeiro para evitar perdas por vencimento, reorganizando-os nas prateleiras de acordo.
  • Implementação de um sistema de controle de estoque: Utilize um software novo de uma empresa confiável para identificar acúmulos excessivos e monitorar o estoque de forma eficiente.
  • Análise de giro de estoque: Com base no software, identifique os itens de baixa rotatividade para serem vendidos em promoções ou descontinuados, contribuindo para a otimização do estoque.

Mão de obra

A mão de obra é um aspecto fundamental da sua empresa. Por isso recomendamos essas três estratégias abaixo:

  • Automação de processos: Utilize sistemas e softwares para automatizar tarefas mecânicas e repetitivas, liberando os colaboradores para atividades mais importantes.
  • Treinamento regular: Promova treinamentos regulares para oferecer o melhor serviço e reduzir erros operacionais. É fundamental que o treinamento seja realizado de forma periódica, como a cada 3 meses, por exemplo.
  • Automação de escalas: Utilize softwares de organização pessoal para otimizar as escalas dos colaboradores, evitando assim horas extras desnecessárias e otimizando a energia dos colaboradores.

Energia

A energia é um setor que vai variar de acordo com o seu supermercado, por isso, considere as estratégias abaixo como dicas gerais importantes, mas não esqueça de verificar suas próprias necessidades:

  • Energia solar: Dependendo do tamanho do seu supermercado, considere a instalação de painéis solares para reduzir a dependência de energia elétrica e, assim, economizar.
  • Investimento em equipamentos modernos: Invista em equipamentos de refrigeração novos, lâmpadas LED, sensores de presença e até mesmo em novos sistemas de ar condicionado, pois os equipamentos mais recentes geralmente possuem tecnologias mais eficientes em termos de economia de energia.

Logística e transporte

A logística é um aspecto fundamental para todos os supermercadistas, principalmente quando a própria empresa é responsável pelo processo de entrega dos produtos para os PDVs.

  • Agrupe pedidos: Ao realizar pedidos agrupados, seu supermercado pode reduzir a frequência de entregas, otimizando assim o uso dos veículos e a organização interna.
  • Negocie com transportadores: Caso os melhores fornecedores estejam em outras cidades, é interessante negociar contratos para obter os melhores preços. Geralmente, contratos de longo prazo podem resultar em descontos significativos.

Automação

Automações podem estar presentes em todas as partes do seu supermercado, seja para melhorar o desempenho das vendas ou monitorar o desempenho geral do estabelecimento.

  • Invista no melhor sistema de ERP: Os sistemas de gestão integrada (ERP) são fundamentais para as finanças, o estoque, as vendas dos PDVs e as compras necessárias com fornecedores. Dessa forma, seu negócio economizará com licenças e softwares.
  • Self-checkout: Apesar de ainda ser muito novo, os sistemas de autoatendimento são muito interessantes para aumentar a velocidade do atendimento.

Perdas

Por fim, temos o aspecto das perdas, que é fundamental para reduzir ainda mais esse problema que afeta tanto os supermercadistas. Dessa maneira, temos duas estratégias principais:

  • Treinamento para prevenir roubos: Treinar todos os colaboradores para identificar comportamentos suspeitos é uma ótima forma de evitar os furtos em todos os PDVs.
  • Controle rigoroso de qualidade: Ao receber a mercadoria do fornecedor, é fundamental verificar a qualidade e quantidade dos produtos recebidos.

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