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Supermercados nas férias escolares precisam estar preparados. Neste conteúdo, você aprenderá como preparar os PDVs da melhor forma possível para esse período. 

Vamos explorar os benefícios pouco mencionados de investir mais no seu supermercado durante as férias escolares, discutir como fazer isso na prática com as principais ações necessárias e, por fim, como a VR Software vai ajudá-lo nesse processo.

 

Supermercados nas férias escolares: Por que é importante se preparar?

As férias escolares não são exatamente uma data sazonal, então qual o motivo da preparação? Bom, as férias escolares trazem alguns benefícios para o seu supermercado e neste primeiro tópico vamos abordar os três principais.

Aumento de vendas

Com as crianças e, principalmente, os adolescentes não frequentando a escola, ocorre naturalmente um aumento nas vendas em grande parte dos PDVs. 

Isso se deve a dois principais fatores: enquanto as crianças passam mais tempo em casa, os pais tendem a comprar guloseimas e ingredientes específicos para receitas durante esse período. 

Por outro lado, os adolescentes têm o hábito de sair com os amigos e geralmente fazem uma parada nos supermercados antes de ir ao cinema, por exemplo. 

Esses eventos ocorrem praticamente todos os dias e os adolescentes procuram por itens específicos para essas ocasiões.


Diferenciação da concorrência

Como mencionamos anteriormente, por não se tratar de uma data sazonal, muitos supermercados podem não perceber um aumento significativo nas vendas durante as férias e, portanto, não se preparam para esse período. 

Dessa forma, seu supermercado pode obter uma vantagem competitiva através da preparação adequada da loja. Afinal, se há um aumento na demanda dos clientes durante as férias escolares, podemos potencializar essas vendas, não é verdade? 

Podemos alcançar isso preparando nosso marketing e organizando nosso estabelecimento para atender essa demanda e atrair mais clientes.


Fidelização de clientes

Venda é o resultado de um bom relacionamento entre cliente e estabelecimento, não é verdade? A fidelização é um nível mais avançado desse relacionamento quando se é feito algo a mais que a concorrência está fazendo.

Se você preparar o seu supermercado de tal maneira que atenda às necessidades das famílias, será possível conquistar a fidelização dos clientes da sua região.


Supermercados nas férias escolares: Como preparar a loja?

Agora que você entendeu as principais vantagens de se preparar para esse período, vamos falar sobre algumas práticas fundamentais para a preparação durante as férias escolares.


Estoque pronto para atender as necessidades da família

Primeiramente, é fundamental garantir que seu estoque consiga atender às necessidades das famílias durante as férias. 

Recomendamos incluir lanches rápidos, pratos congelados, doces e itens para piqueniques ou jantares para grandes famílias.

Entretanto, todos os itens que você deve se preparar devem ser baseados no seu software de estoque. Se você possui um bom software ERP, conseguirá ver quais foram os itens mais vendidos nos anos anteriores. 

Essa lista de itens é por onde você deve começar, pois as estatísticas tendem a orientar decisões mais assertivas.


Espaço para crianças

Se seu supermercado possui espaço suficiente, é altamente recomendável criar um local para as crianças enquanto os pais fazem as compras. 

Apesar de muitas crianças estarem ocupadas com aparelhos tecnológicos, nada supera o contato com outras crianças.

Entretanto, é fundamental organizar e manter o local seguro com profissionais contratados especificamente para cuidar das crianças. Recomendamos que a área seja restrita e equipada com brinquedos adequados para várias crianças brincarem juntas. 

Além disso, também é importante selecionar cuidadosamente os profissionais para essa função, escolhendo pessoas que gostem de trabalhar com crianças e possuam as credenciais necessárias para cuidar dos pequenos.


Promoções irresistíveis

Criar kits especiais pode ser uma ótima estratégia para atrair os clientes adolescentes, como um kit de pipoca com refrigerante. Afinal, eles vão priorizar o supermercado que oferecer os melhores preços.

Além de criar promoções, é interessante também oferecer descontos para determinados clientes, como aqueles que possuem o cartão do supermercado.

Por fim, é fundamental ter uma campanha de marketing eficiente, utilizando vários canais de comunicação para garantir que essas promoções irresistíveis cheguem ao conhecimento dos clientes.


Não é necessário nenhuma decoração diferente

Já mencionamos em outros conteúdos que a decoração é um elemento importante para datas sazonais. Entretanto, durante as férias escolares, ela não faz muita diferença.

Portanto, não é necessário realizar mudanças estéticas em seu estabelecimento, mas sim focar nas ações mencionadas anteriormente para preparar o seu supermercado para o aumento de vendas. 

Converse com o setor de marketing da sua empresa para utilizar redes sociais, e-mails, WhatsApp e outros canais para mostrar que seu supermercado está pronto para recebê-los.


Supermercados nas férias escolares: Como a VR Software pode te ajudar?

Nós, da VR Software, podemos ajudar você com nossas várias soluções para supermercados e outras empresas do varejo, especialmente com o VR Master, nosso sistema ERP. 

Com ele, você consegue fazer a gestão completa do estoque, das vendas nos PDVs, das compras necessárias, e do setor fiscal e contábil do seu negócio. Dessa forma, você estará preparado não só para as férias escolares, mas para todos os eventos.

Além disso, essa ferramenta é totalmente online e possui uma versão mobile, permitindo que você acesse todas as informações do seu negócio de qualquer lugar. 

Não é necessário instalar nenhum software que possa deixar seu computador mais lento, e o VR Master é constantemente atualizado para que você tenha acesso à tecnologia mais recente o mais rápido possível.

Por fim, nossos especialistas estão prontos para atender e solucionar qualquer uma das suas dúvidas ao usar nosso software. Fazemos tudo pensando na sua empresa.

Queremos muito ajudar seu negócio, pois somos apaixonados pelas histórias de sucesso de mais de 3.000 clientes em 24 estados do Brasil, e queremos que você se junte a esse grupo que só cresce no país. 

Ficaremos muito felizes quando você se juntar a nós e comemorar conosco marcos em todos os seus pontos de venda, pois eliminar as dificuldades do seu negócio e simplificar processos através da tecnologia é o nosso único objetivo.

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