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Redução de burocracia, melhoria na comunicação e aumento de produtividade são só alguns dos muitos benefícios que investimentos em tecnologia proporcionam aos negócios. Confira como isso pode impactar nas receitas.

A gestão de um negócio sempre passa por importantes decisões. Saber quando investir e economizar são algumas e não entender a diferença entre elas pode levar à falência.

Veja o caso de grandes empresas que já foram líderes de mercado e falharam em enxergar as inevitáveis mudanças tecnológicas:

 

– Kodak. Chegou a vender 90% dos filmes fotográficos nos Estados Unidos em seu auge, mas ao ignorar as câmeras digitais, se tornou uma marca irrelevante no setor;

– Atari, maior nome dos videogames na década de 80, hoje seu nome remete apenas à nostalgia;

– Blockbuster, uma das maiores redes de locadoras do mundo que viu seu modelo naufragar diante da ascensão do streaming. Curiosamente, a criação da Netflix se deu a partir de uma situação envolvendo a Blockbuster.

 

O fato é que sendo líder ou não do mercado, ignorar as inovações tecnológicas tende a ser fatal. Gerir qualquer negócio demanda, entre outras coisas, visão de mercado. 

Hoje somos uma sociedade digital e a geração que nasceu nesse modelo está se tornando economicamente ativa, portanto, as empresas que por algum motivo ainda resistem à tecnologia precisam mudar a mentalidade caso queiram sobreviver ao teste do tempo. Além disso, a tecnologia também pode ser sua importante aliada na hora de economizar dinheiro. 

 

 

Uma gestão mais eficiente

Comunicação

Negócios, em especial os B2C (Business to Consumer), aqueles que se relacionam diretamente com o consumidor, precisam investir na experiência do cliente. Por exemplo, independentemente do porte, qualquer empreendimento precisa ter alguma forma de contato online. Até há alguns anos era indispensável ter um site na internet. Atualmente, dependendo de alguns fatores, como o tamanho da empresa, área de atuação e público, as mídias sociais podem cumprir bem a tarefa de uma presença online.  As vantagens são:

– Canal direto gratuito com clientes. Não é necessário ter uma linha de telefone fixo ou pagar pela hospedagem de um site para que eles entrem em contato com você;

– Além das mídias sociais, há inúmeros serviços de e-mails gratuitos que oferecem uma boa quantidade de espaço para arquivos em seus serviços de nuvem, sendo uma ótima opção para organizar pedidos e registros sem custo;

– As principais mídias sociais também permitem transmissões ao vivo, as chamadas lives. Dessa forma, o empreendedor pode interagir diretamente com o seu público sem precisar montar toda uma estrutura complexa para isso.

 

Gerenciamento

A automação que as inovações tecnológicas introduziram aumentaram exponencialmente a eficiência das empresas. Muitas delas podem ser obtidas gratuitamente e mesmo as que possuem custo, compensam pelos benefícios oferecidos. Veja alguns casos:

1. Aplicativos de reuniões

Já são utilizados há muitos anos com maior intensidade no meio corporativo, mas graças às limitações de deslocamentos e encontros presenciais provocados pela pandemia,  ampliaram seu alcance com o público em geral. Aplicativos como esses podem cortar drasticamente seus custos, evitando a necessidade de viagens para reuniões e economizando algo de valor ainda maior, o  seu tempo.

 

2. Meios de pagamentos

Essa é uma tecnologia que transformou o varejo. Existem inúmeros serviços que oferecem máquinas e sistemas de gestão que facilitam todo o processo. Quem mais ganhou com isso foram as lojas físicas, que passaram a oferecer diferentes formas de pagamento e até mesmo caixas de autoatendimento, ideais para as gerações mais familiarizadas com tecnologia, reduzindo assim tempo de fila e necessidade de mais pessoal.

 

3. Serviços online de entrega

Outra tecnologia que sempre teve demanda e cresceu de forma extraordinária durante a pandemia foi a de serviços online de entrega. Para muitos negócios é uma ótima forma de economizar. Em vez de investir em pessoal e transporte, paga-se uma taxa para o serviço online, que dispõe de motoristas próprios para realizar as entregas, o estabelecimento apenas separa os pedidos solicitados.

 

4. ERP

ERP é um sistema integrado de gestão empresarial que centraliza as informações de um negócio e torna suas operações automatizadas. Os processos funcionais, como finanças, contabilidade, recursos humanos, compras e vendas são relacionados aos processos sistêmicos, como informações gerenciais e transações. Com isso, o software fornece informações em tempo real e por integrar todos os dados relevantes, oferece mais autonomia e maior segurança para a tomada de decisões. Em um setor como o de varejo, por exemplo, sistemas de ERP são fundamentais.

Investir faz parte de qualquer negócio, mas é preciso avaliar

Investimentos são inevitáveis e não só para os negócios. Quando buscamos aprimorar os conhecimentos com um curso, isso é investimento. O importante é saber quando e onde investir.

O que muitas vezes atrapalha as decisões é quando o retorno não é imediato, mas essa armadilha precisa ser evitada, porque um investimento correto pode recompensar ao longo do tempo. Por exemplo, imagine um restaurante que tenha uma geladeira antiga que necessite de reparos constantes. Esses gastos impactam na receita. Se a geladeira é trocada por uma mais moderna, que economize energia, os custos dessa compra se diluem no longo prazo, com redução da conta de luz e fim de despesas com manutenção recorrente.

O que você deve considerar é quais são as principais demandas do seu negócio no dia a dia:

– Quais são os seus maiores gastos?

– O que mais consome o seu tempo e que poderia ser reduzido ou até mesmo eliminado por uma solução tecnológica?

– Quais são os maiores gargalos?

– Quais são as tecnologias e ferramentas que seus concorrentes utilizam?

– Quais são as soluções mais utilizadas na sua área de atuação?

 

Economizar dinheiro é um grande desafio e muitas vezes a contradição é que é necessário gastar dinheiro para isso, mas como visto no artigo isso faz parte de uma visão de longo prazo, pois o negócio não pode ser visto apenas sob a ótica de curto prazo. Empreendedores podem e devem aproveitar as vantagens e facilidades que a tecnologia tem a oferecer. Opções gratuitas são importantes, sobretudo para os que não têm muitos recursos, mas para uma boa gestão e saudável saúde financeira, tecnologia não deve ser vista como gasto, mas como investimento.