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Sabemos que o novo comportamento de compra do consumidor busca praticidade e agilidade na hora das compras. Além disso, especialmente a partir da pandemia de coronavírus, esse comportamento recorre às soluções tecnológicas para facilitar as experiências de compra. Seja por meio de autoatendimento, e-commerce ou algum aplicativo para supermercado.

Uma pesquisa realizada em 2021 pela CNDL/SPC Brasil mostrou que nos 12 meses anteriores à enquete, oito em cada dez (79%) internautas fizeram alguma compra usando aplicativos de lojas, um aumento de 18 pontos percentuais em comparação ao estudo realizado em 2019.

De olho nessa tendência, é um bom momento para os supermercadistas investirem em um aplicativo para suas lojas. Oferecer uma tecnologia como a de um app pode potencializar as vendas e atender de forma mais certeira às necessidades e preferências do consumidor.  A seguir, listamos os benefícios que um aplicativo para supermercado pode trazer para sua loja. Confira!

 

Entenda o que é um aplicativo para supermercado

Um aplicativo de compras nada mais é do que um software que funciona em dispositivos móveis como smartphones (Android e iOS), tablets e, em alguns casos, em smart TV´s. Eles permitem que os clientes façam suas compras online, e recebam tudo em domicílio ou retire na loja.

A diferença de um aplicativo para um site é que o app é mais simples, prático e rápido. Em alguns casos, o app funciona como um clube de benefícios, para que o cliente vá até à loja e aproveite promoções exclusivas.

A conta do usuário já fica salva no sistema e sempre que o cliente quiser fazer as compras, basta abrir o app, selecionar os produtos, optar por uma forma de pagamento. Simples, prático e rápido!

 

Conheça os benefícios de ter um aplicativo para supermercado

 

Ofertas personalizadas

Esse é um dos diferenciais de um aplicativo para supermercado. A tecnologia pode enviar para o consumidor ofertas exclusivas e promoções direcionadas. Ou seja, aquelas que vão de encontro aos seus hábitos de compra, necessidades e preferências. Em outras palavras, o supermercadista oferece o produto certo na hora certa, o que pode causar um ótimo impacto no público consumidor.

 

Fidelização do consumidor

Ao oferecer promoções diferenciadas, o app também colabora para a fidelização do consumidor. O supermercadista demonstra que conhece a fundo seu cliente, o que estreita o relacionamento com o público. Além disso, o aplicativo estimula a interatividade entre a loja e consumidor e aproxima quem vende de quem compra. O cliente se sente especial para o estabelecimento, já que seus hábitos e preferências são conhecidos e há um empenho para que suas expectativas sejam atendidas.

O que também ajuda na fidelização do público é que as funcionalidades do aplicativo contribuem para que as compras sejam realizadas sem atropelos. Todo o processo é muito simples e dinâmico, diminuindo muito as chances de algum problema no momento da aquisição de um produto.

 

Lista de compras

Se o cliente tem em mãos um aplicativo para supermercados, nada de listinha de compras em papel. Sendo assim, ele pode deixar sua lista já pronta no app. Quando há uma alteração e um produto é adicionado, o aplicativo tem a funcionalidade de mostrar ao cliente outras opções similares à nova mercadoria.

 

Consulta de preços

Os apps de supermercados indicam os produtos à venda e também exibem os valores das mercadorias. Além de ter acesso aos produtos disponíveis, os aplicativos mostram os valores dos itens à venda, contribuindo para a organização financeira do cliente, que pode fazer uma previsão de quanto irá gastar em suas compras no supermercado.

 

Redução de Custos

Recorrer à tecnologia do app também é uma forma de diminuir os gastos do supermercadista com as ferramentas tradicionais de comunicação e marketing. Essas mídias pedem investimentos mais altos, ao contrário das estratégias digitais, como o aplicativo. Com ele, é possível estabelecer uma grande interatividade com o consumidor, proposta de relacionamento mais alinhada aos tempos modernos, em que o cliente é bastante adepto dos recursos tecnológicos. Sem custo adicional pro cliente, o supermercadista pode se comunicar diretamente com seu público, usando o app. Com apenas alguns cliques no celular, o empreendedor pode entender a jornada de compra do cliente, suas demandas e como atender às suas necessidades.

Mas, isso não significa que o supermercadista deva abandonar o investimento em comunicação e marketing, muito pelo contrário, é importante equilibrar as estratégias e destinar cada uma a um público segmentado.

 

O que o aplicativo deve oferecer?

A ferramenta precisa ser ágil e prática! Para o usuário, o app deve ser de fácil navegação, possuir um design atraente e intuitivo, além de informações precisas sobre preços, disponibilidade do produto, formas de pagamento e de entrega das mercadorias.

Já para o supermercadista, o app deve oferecer toda a documentação de vendas. Tanto a operação quanto os gestores têm a possibilidade de acompanhar as informações em tempo real e obter insights a partir desses dados. O supermercadista terá um material rico em suas mãos, podendo entender os segmentos de consumidores e direcionando ofertas personalizadas para seu público.

Outra funcionalidade do aplicativo é o Clube de Benefícios, que comentamos no início deste artigo. Por meio da ferramenta, o supermercadista pode criar ofertas para um grupo específico e enviar lembretes de uma lista de vantagens durante as compras do cliente.

Além disso, o app deve oferecer, também, segurança em relação aos dados do consumidor. Por isso o desenvolvedor da solução deve ser uma empresa idônea, que mantém de forma confiável as informações referentes a cada cliente.

 

Veja como o CRM contribui com essa tecnologia

A ferramenta CRM, em inglês, Customer Relationship Management, é capaz de armazenar e mostrar informações úteis sobre os hábitos de compra de um consumidor, a frequência com que ele compra, quais seus produtos de preferência e, ainda, informações pessoais.

Todos esses dados capturados pelo app podem ser estratégicos para o supermercadista e também para uma melhor gestão de seu estabelecimento. Com as informações, é possível criar ofertas direcionadas ao perfil de cada cliente.

 

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A VR Software possui um aplicativo para supermercado adequado às diversas necessidades do público, com funcionalidades que atraem e fidelizam o cliente.

O VR Connect permite o contato direto com o consumidor por meio do envio de mensagens exclusivas, ofertas de cupons, criação de um sistema de pontos, sorteio de brindes, entre outros. Com o aplicativo, o empreendedor pode identificar hábitos de consumo dos clientes, monitorar resultados de venda em tempo real e aperfeiçoar a gestão das campanhas de marketing no estabelecimento.

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