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A personalização no varejo, além de garantir a melhor experiência de compra ao cliente, oferece vantagem competitiva para o seu negócio.

O motivo é simples: o consumidor atual busca marcas que ofereçam informações, produtos e serviços alinhados ao seu perfil.

Ou seja, o cliente deseja se sentir único! E a sua empresa está preparada para isso?

Para te ajudar, reunimos algumas dicas valiosas para que o seu negócio entregue ao cliente o que faz realmente sentido para ele, dentro dos seus hábitos de consumo, e da forma com que ele deseja interagir com o seu supermercado.

Continue a leitura e aproveite para começar a colocar a personalização em prática!

Personalização no varejo: Explorando o conceito

Com a aceleração da transformação digital e o crescimento do e-commerce, o atendimento personalizado deixou de ser uma opção, tornando-se uma necessidade de sobrevivência no mercado.

Afinal, em um cenário competitivo, é preciso se diferenciar! A personalização, portanto, é essencial para o caminho do sucesso no varejo.

Mas graças ao avanço da tecnologia, as empresas agora conseguem, a partir da análise de dados coletados, apresentar aos seus clientes os produtos certos para impactá-los de acordo com as suas necessidades.

E essa é uma questão é importantíssima, uma vez que a digitalização do consumo acelerou a comparação de preços, o que torna ainda mais indispensável o aporte analítico dos dados dos clientes para decisões mais precisas.

Era da personalização

Outro fator a ser considerado é que, por estarem mais digitalizados, os clientes estão cada vez menos engajados com as marcas. Assim, para se sobressair, o varejista realmente precisa ativar campanhas personalizadas, ganhando a atenção do público.

Enfim, estamos na era da personalização em que as experiências durante a jornada de compra do consumidor serão cada vez mais importantes.

Para comprar que esse é um caminho sem volta, segundo uma pesquisa divulgada pela McKinsey and Company, no final de 2021, 71% dos consumidores esperam receber interações personalizadas das empresas. Em contrapartida, 76% sentem frustração ao não encontrar essas experiências.

Então, você deve estar se perguntando: Como colocar em prática essa personalização de forma assertiva?

É o que vamos te mostrar a seguir.

Confira abaixo algumas dicas para a customização da experiência de compra do seu cliente!

Personalização no varejo: Dicas para garantir experiências únicas

Fique por dentro de algumas estratégias para alcançar a personalização no varejo de forma eficaz.

1. Conte com a tecnologia

Não há como tomar decisões importantes para personalizar experiências sem contar com a tecnologia, certo?

A boa notícia é que existe uma forma de conhecer profundamente o seu cliente, antecipando às suas necessidades.

Para isso, o primeiro passo é investir em um sistema de gerenciamento de relacionamento com o cliente eficaz. 

2. Colete os dados de forma assertiva

Com um CRM eficiente, você consegue realizar a coleta de dados dos clientes.

Mas vale ressaltar que coletar os dados dos clientes de forma eficaz significa ir mais a fundo, analisando os dados transacionais, como o histórico de compras, para direcionar as ações de marketing e vendas.

Diagnosticar o comportamento pós-compra também é fundamental. Um exemplo: o que o cliente comprava que não compra mais?

Ou seja, não basta apenas coletar os dados dos clientes, é importante entender e utilizar essas informações considerando o contexto e as ações dos consumidores dentro da jornada de compra.

Com isso, você consegue personalizar a experiência de compra de cada cliente.

Esse é o passo fundamental para desenvolver uma estratégia focada na personalização.

A importância da coleta de dados, aliás, já foi tema de outro artigo por aqui: Inteligência no Varejo: O poder dos dados.

3. Utilize a abordagem omnichannel

Como já sabemos, os consumidores de hoje interagem com as marcas em vários canais: lojas físicas, redes sociais, aplicativo, e-commerce.

Por isso, é importante que a sua empresa centralize e integre os dados dos clientes, bem como o histórico de compras, no off-line (PDV) e no on-line.

Hoje, é o cliente que decide como ele vai comprar. Muitas vezes, ele começa em um canal e termina em outro. Esse é o conceito do omnichannel. Para isso, surgiram algumas tecnologias, como, por exemplo, a scan & go, que permitem essa experiência.

Então, invista no seu e-commerce e em um app próprio do seu supermercado, que integrem com as ações do seu PDV.

4. Personalize campanhas promocionais

Com os dados dos clientes em mãos, você consegue criar campanhas exclusivas, como, por exemplo:

– Para o dia do aniversário do cliente;

– De acordo com o seu histórico de compras;

– Seguindo seu comportamento on-line;

– Ações regionais, por localização geográfica;

– Entre tantas outras!

Assim, é possível oferecer cupons e descontos personalizados, em busca da fidelização do cliente.

5. Acompanhe a jornada de compra dos clientes e seja flexível

Como vimos, é importante entender o comportamento do consumidor, certo?

Mas isso não é o bastante.

Você precisa ir além: acompanhando constantemente a jornada de compra de cada cliente, mapeando todas as suas ações.

Afinal, por motivos diversos, os consumidores podem mudar seus hábitos de consumo. Tenha em mente que o consumidor nunca é o mesmo. Assim, a personalização é um processo em mudança contínua.

Por isso, você precisa conseguir adaptar as ofertas, de acordo com o que for mais relevante para cada consumidor, em cada momento.

Então, só com esse acompanhamento permanente, você conseguirá desenvolver um relacionamento mais próximo e de confiança com o cliente, gerando valor para a sua marca, além de ganhar novas oportunidades de vendas.

No próximo tópico, conheça as soluções Omnichannel da VR Software que vão te ajudar a vender mais dentro das estratégias de personalização no Varejo!

 

Conheça as soluções Omnichannel da VR Software

Há 16 anos, a VR Software oferece soluções tecnológicas para uma gestão completa e eficiente nos supermercados, com a finalidade de otimizar as operações e, consequentemente, aumentar as vendas.

Entre as soluções omnichannel, que facilitam a personalização no varejo, a VR Software oferece:

 

VR CRM

A solução VR CRM garante a excelência no gerenciamento do relacionamento com o seu cliente.

Por meio dele, você conhece o perfil e o comportamento de compra de cada consumidor.

E ainda: você fica por dentro do que ele mais gosta e procura em sua loja.

Além de gerar mais vantagem competitiva para o seu negócio, essas informações possibilitam criar uma relação mais próxima com o seu cliente, oferecendo a melhor experiência de compra.

 

Com ele, você alcança:

– Atendimento personalizado;

– Monitoramento da frequência de compra;

– Análise de comportamento por cliente;

– Desenvolvimento de ofertas exclusivas;

– Clube de vantagens e

– Fidelização do cliente.

 

VR E-Commerce

O VR E-Commerce é o seu supermercado 100% digital!

Com interface intuitiva e ágil, seu cliente realiza as compras em poucos cliques, sem sair de casa.

O VR E-Commerce é 100% integrado ao ERP VR Master e às demais soluções da VR Software, garantindo um atendimento personalizado e informações padronnizadas com a sua loja física.

– Conheça os diferenciais da nossa solução:

– Programação responsiva;

– Personalização no momento da compra;

– Ofertas exclusivas para o cliente;

– Inteligência na busca;

– Integração com VR M-Commerce e

– Agendamento de entrega.

 

VR M-Commerce

Já o VR M-Commerce é a forma mais moderna e prática de fazer compras pelo celular.

Com essa solução, o seu ciente realiza suas compras por meio de dispositivos móveis, seguindo todas as etapas e processos da loja física ou E-commerce.

É a oportunidade de conquistar os clientes mais conectados, que desejam realizar as compras por smartphones ou tablets.

A solução possui todos os diferencias do VR E-Commerce que citamos acima e ainda: conta com o scan and go com clube de vantagens, uma exclusividade VR Software!

E também possui fácil integração com o VR Connect que você conhecerá a seguir.

 

VR Connect

O VR Connect é o aplicativo próprio do seu supermercado. Com ele, você oferece ofertas e benefícios exclusivos.

E o melhor: a solução integra o mundo físico ao digital, pois, com o app de ofertas, o consumidor adiciona os seus produtos no carrinho de compras, agenda o horário para retirada e a forma de pagamento.

O app é 100% integrado ao ERP VR Master para a gestão e inovação do seu supermercado de ponta a ponta e também possui integração simples e rápida com o VR M-Commerce.

Veja os diferenciais da solução:

– Usabilidade simples e dinâmica;

– Leitura de hábito de consumo automática;

– Personalização por cliente;

– Ciclo de ofertas armazena o hábito de consumo;

– Botão ative e pague (ativação de oferta) e

– Disponibiliza seu folheto de ofertas digital.

 

Agora que você já sabe a importância da personalização no varejo, fale com um de nossos especialistas agora mesmo e tire as suas dúvidas!

Ou acesse nosso site e conheça outras soluções tecnológicas incríveis da VR Software para a melhor gestão do seu supermercado.

Aproveite para ler também nosso E-book gratuito sobre Marketing no Supermercado: um guia completo para aumentar as vendas.