A organização dos produtos nas gôndolas do supermercado é importante, não só do ponto de vista organizacional e logístico, mas também no estratégico, para aumentar as vendas.
Neste contexto, existem dispositivos que auxiliam nesta ordenação dentro do estabelecimento e um deles é o planograma, um mecanismo fundamental para formatar o layout no supermercado, idealizado para atrair os consumidores e aumentar as oportunidades de negócio.
No post de hoje você vai saber o que é um planograma de supermercado e porque ele é importante para o seu negócio. Continue a leitura!
O que é um planograma?
O planograma é uma ferramenta que possibilita criar um planejamento estratégico para expor os itens na gôndola, conforme seu mix de produtos.
Dentro do supermercado, é preciso levar alguns pontos em consideração na hora de implementar este mecanismo. Veja quais são eles:
-Mix de produtos que o supermercado possui;
-Perfil de compra dos clientes;
-Produtos mais procurados no seu supermercado;
-Categorias de produtos;
-Margem de lucro dos produtos vendidos;
-Disponibilidade do estoque.
Considerando esses atributos, é criado um plano com todos os dados, para que os produtos fiquem posicionados corretamente nas gôndolas.
Qual a importância deste mecanismo para o supermercado?
O objetivo principal da ferramenta é facilitar a compra dos clientes, visando potencializar as vendas.
Afinal, trata-se de uma solução que irá aprimorar o layout da loja, fazendo com que todos os setores sejam atrativos para os consumidores.
Seis vantagens de um Planograma para o supermercado
Além de potencializar as vendas, o planograma possui algumas propostas implícitas que são de extrema importância para o supermercadista. Veja seis delas:
1) Estreitar interatividade com potenciais consumidores
A primeira delas é o relacionamento dos clientes, já que o diálogo com eles é uma das bases para formar o plano.
Neste contexto, é possível tornar a experiência de compra do consumidor mais agradável, o que contribui para que ele adquira constantemente produtos em sua loja, ou seja, uma estratégia para potencializar a fidelização.
2) Consolidar relacionamento com players estratégicos
Alinhar estratégias de marketing com empresas que atuam dentro do seu segmento é um ponto que você deve fomentar. Inclusive, a empresa pode criar um planograma personalizado para a sua categoria de atuação.
Isso abre portas para que seu negócio consiga viabilizar uma melhor negociação sobre determinado produto e, em contrapartida, dar maior destaque a ele no ponto de venda.
3) Maior possibilidade de compras por impulso
Outra importante vantagem do planograma é o aumento das chances de viabilizar o maior número de compras por impulso.
O fato de os presentes estarem bem-posicionados estrategicamente favorece esse tipo de aquisição e, consequentemente, o ticket médio é valorizado.
4) Abertura para potencializar determinadas categorias dentro da loja
Um planograma também contribui para categorizar produtos dentro da loja, visando aumentar as vendas.
Mas como assim? Imagine que os produtos de maior saída você queira colocar mais no fundo do supermercado, para aumentar a receita.
Qual o motivo de fazer isso? A questão é poder fazer com que o consumidor rode por mais tempo dentro da loja, ampliando a possibilidade de, não só levar os produtos de maior saída, mas também outros itens.
Como implementar um planograma para supermercado?
Agora que você já sabe qual a importância do planograma chegou a hora de entender sobre sua implementação.
Pensando nisso, nós listamos alguns passos importantes ao aplicar esse projeto no seu supermercado. Confira:
1) Compreenda os hábitos dos seus clientes
Entender o hábito do consumidor é essencial! Afinal, é a forma que você tem para oferecer as soluções adequadas às necessidades dos clientes.
Entretanto, esse mapeamento pode variar, caso você tenha filiais em outros lugares. Pensando nisso, essa análise precisa ser individualizada.
Inclusive, é importante fazer esse balanço, usando softwares de gestão, pois eles automatizam processos, permitindo preparar um mapeamento mais minucioso do comportamento do consumidor.
2) Relacione os produtos por categorias
Separe os produtos pela classificação daqueles que têm maior saída, sempre pensando em aumentar sua receita, atendendo a necessidade do consumidor.
Por exemplo, as pessoas que frequentam seu estabelecimento podem gostar de iogurte, mas é possível que algumas prefiram os de morango, outras de coco, enfim, esse mapeamento terá influência direta na aplicação da estratégia de planograma nas gôndolas.
3) Analise os relatórios gerenciais
É importante analisar os dados extraídos destes arquivos, pois, é através deles que você poderá obter informações, como produtos mais procurados, quais os dias e horários de maior busca, entre outros indicadores.
Todos esses números servirão de base para nortear tomadas de decisões sobre a implementação do melhor modelo de planograma para o seu supermercado.
4) Defina os critérios dos produtos
É importante definir quais critérios serão utilizados para colocar os itens nas gôndolas, visando proporcionar ao consumidor a melhor experiência.
Neste contexto, entre os principais aspectos analisados estão aromas, cores, sabores, preços e tamanhos.
5) Escolha o layout do supermercado
Por último, mas não menos importante, você deve pensar no layout da loja, porque dependendo da infraestrutura disponível, talvez seja necessário fazer adaptações.
Pensando nisso, é necessário fazer com que o cliente percorra um caminho dentro do estabelecimento para encontrar os produtos que deseja e, ao mesmo tempo, adquirir outros itens.
Conclusão
Procuramos mostrar que o planograma é uma método imprescindível dentro de uma estratégia supermercadista, pois é ele que vai auxiliar a disponibilizar o produto de uma forma mais adequada, visando aumentar as vendas.
Se você quer saber mais sobre como implementar um planograma no seu supermercado, fale com o nosso time. Saiba também, como escolher um sistema de gestão para supermercado.