Para atingir uma boa performance, todo negócio precisa se orientar por informações e indicadores precisos que vão apontar caminhos no que diz respeito a investimentos e projetos de expansão. No âmbito varejista, o coletor de dados para supermercado é um parceiro essencial neste processo.
Por isso, vamos mostrar na sequência em detalhes as particularidades e diferenciais do coletor de dados para supermercado, destacando a capacidade desse dispositivo em ser um diferencial competitivo para vários players no setor varejista. Boa leitura!
O que é e qual a função de um coletor de dados para supermercado?
Trata-se de um equipamento capaz de coletar informações sobre determinado item e registrá-las em um sistema de gestão.
É um mecanismo que se torna um importante aliado de supermercados que possuem um grande volume de estoque, auxiliando os profissionais responsáveis pelo armazenamento na organização, conferência e distribuição dos produtos.
Neste contexto, o coletor de dados para supermercado possibilita acompanhar várias variáveis do dia a dia, como fluxo de vendas, controle de estoque e de inventário, fluxo de caixa e controle de consumo.
Qual o impacto deste dispositivo no trabalho dos profissionais?
Entre as principais vantagens de quem possui coletor de dados para supermercado é o fato de que esse mecanismo consegue reduzir custos operacionais, por meio da otimização de processos, fazendo com que a resolução das tarefas ganhe dinamismo e assertividade.
Isso tem um impacto na vida do colaborador, pois melhora sua performance no dia a dia, aumentando sua produtividade ao executar suas funções.
Como utilizar o coletor de dados para supermercado?
Esse dispositivo se caracteriza por ser versátil para ser aplicado em diversas frentes de trabalho. Confira onde é possível contar com o auxílio da tecnologia.
Separação de pedidos
Para este fim, o coletor de dados para supermercado é muito usado também para organizar entrega de encomendas, principalmente para aqueles estabelecimentos que contam com plataformas de e-commerce. Nesse contexto, ele ajuda a separar os produtos com agilidade.
Em outras palavras, o processo é bem simples. Sabe aquela lista impressa com o nome de vários pedidos? Esquece! O coletor mantém as informações digitalizadas e aí é só conferir se está tudo correto com os dados da entrega e, caso esteja tudo ok, é só liberar.
Controle de estoque
Como dissemos, o coletor de dados para supermercado cai como uma luva no meio varejista, porque ele ajuda a realizar a contagem de mercadorias e registrá-las no sistema.
Além disso, a ferramenta possibilita fazer todo o controle do inventário de forma simples e rápida para permitir visualizar tudo o que está no estoque.
Auxílio de balanço patrimonial
O balanço patrimonial é o registro contábil da empresa que permite saber como está a situação da organização, no que se refere ao viés orçamentário.
O coletor de dados, por estar integrado ao ERP da companhia, ele consegue extrair esse dado de forma funcional, rápida e assertiva.
Registro de notas fiscais
Um supermercado comercializa vários produtos e, consequentemente, emitimos muitas notas fiscais.
Pensando nisso, para que suas informações sejam registradas com correção, evitando problemas com a Receita Federal, é imprescindível contar com um coletor de dados.
Sendo assim, quando o produto é recebido ou comercializado, ao passar o leitor no código de barras, todas as informações registradas previamente são disponibilizadas, evitando erros na operação.
Pesquisa e acompanhamento de preços
Uma das funções vitais dentro de um supermercado é a conferência dos valores das mercadorias.
Neste contexto, o dispositivo se torna é fundamental, pois ele auxilia o funcionário responsável por essa função na hora de fazer essa auditoria. Ele ainda pode ser utilizado para realizar pesquisas de preços, evitando desconforto e economizando tempo.
O que levar em consideração na hora de adquirir esse dispositivo?
Na hora de escolher o melhor coletor de dados para o seu supermercado, é essencial observar as seguintes questões:
-Verifique se o modelo é compatível com o seu ERP;
-Fique atento se ele é alinhado aos objetivos da loja;
-Observe se o aparelho é confortável e ergonômico;
-Verifique os formatos de conexão (4G, 3G, Wi-Fi, Bluetooth, etc);
-Confira a duração de sua bateria.
Agora você já sabe como o coletor de dados pode prevenir perdas no seu supermercado. Veta também como a tecnologia pode ser um facilitador no supermercado.