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Software omnichannel no varejo: vale mesmo a pena? Neste conteúdo, vamos explicar o que é esse tipo de software, quais são as suas vantagens e oferecer o nosso veredito. 

Como você pode ver, nosso conteúdo está repleto de informações para a sua empresa. Portanto, leia o artigo até o final para não perder nada.

Software omnichannel no varejo: O que é?

A estratégia omnichannel tem como objetivo integrar e coordenar todos os canais de comunicação, atendimento e vendas da sua empresa, para que os clientes possam transitar de um canal a outro sem grandes fricções ou interrupções. 

Por exemplo, imagine que sua empresa esteja presente em redes sociais, e-commerce e lojas físicas. Dessa forma, permitindo que o cliente verifique os produtos no e-commerce, obtenha informações pelas redes sociais e retire o produto no ponto de venda.

Se você deseja conhecer mais da estratégia em si, na prática, já criamos um conteúdo completo para você conferir. Clique aqui e leia nosso conteúdo.

Como você pode imaginar, essa integração completa com vários canais diferentes envolve diversos processos e organização, não é verdade? Com isso em mente, é necessário contar com um software de qualidade que facilite a implementação dessa estratégia. Isso inclui:

  • Sincronização de inventários de todos os pontos de venda (PDVs)
  • Coordenação da logística para todos os canais
  • Acompanhamento de vendas em tempo real
  • Integração dos dados de clientes entre os canais
  • Coordenação das vendas para proporcionar a melhor experiência possível

Além disso, como estamos falando de varejo, é fundamental utilizar uma ferramenta direcionada para as necessidades de lojas, supermercados e outras empresas que possuem pontos de venda e uma estrutura de varejo. 

A escolha do software faz toda a diferença, pois, ao optar por um software genérico, é provável que ele não tenha as ferramentas específicas que a sua empresa necessita.

Software omnichannel no varejo: Quais as vantagens?

Agora que você compreendeu o conceito básico do software para gerenciar o omnichannel da sua empresa, vamos falar sobre as vantagens de utilizar uma ferramenta como essa. 

Ela se mostra fundamental para a sua empresa, caso deseje aproveitar ao máximo a estratégia e obter todos os seus benefícios.

Relatórios completos para decisões estratégicas

A primeira vantagem que podemos destacar é que softwares realmente completos têm a capacidade de gerar relatórios para análises detalhadas. 

Eles informam sobre o desempenho das vendas, mostram tendências de consumo dos clientes, comportamentos e muitas outras informações. Dessa forma, é possível ajustar a estratégia de forma proativa para obter os melhores resultados.

Por exemplo, imagine que, por algum motivo, as pessoas não estão utilizando o e-commerce para comprar. Talvez o e-commerce da sua empresa precise de um ajuste no layout ou de melhorias na experiência para tornar esse canal mais efetivo dentro da estratégia. 

Esses insights são fundamentais para melhorar, tomar decisões estratégicas e encontrar novas oportunidades de crescimento.

Centralização e sincronização de dados dos clientes

Uma das maiores vantagens de um software omnichannel é a centralização dos dados de todos os clientes entre os canais. 

Dessa forma, é possível rastrear com precisão o comportamento do cliente, reduzindo a margem de erro na oferta, comunicação e nas expectativas dos clientes. Isso permite:

  • Eliminar de vez a fragmentação dos dados dos clientes
  • Integração total dos inventários
  • Dados mais concisos e organizados

Perceba que essa é apenas uma das vantagens de utilizar um software para essa gestão; sua empresa terá muitas outras vantagens.

Automatização operacional

Com um software focado na gestão do omnichannel, é possível automatizar praticamente todos os processos operacionais relacionados a esse aspecto da sua empresa. 

Por exemplo, a atualização automática de inventários, já que todos estão integrados, como mencionamos anteriormente.

Tornar o processo mais automático significa, na prática, diminuir os erros, acelerar o tempo de resposta para o cliente e reduzir a necessidade de intervenção manual. 

Dessa forma, a liderança da sua empresa pode se concentrar nas tarefas que realmente necessitam de um toque humano para agregar mais valor, como atendimento ao cliente e estratégias de marketing para cada canal, por exemplo.

Logística integrada

A logística é um dos principais desafios da estratégia omnichannel, especialmente quando não se dispõe de um software especializado para essa estratégia. 

Afinal, tornar todos os canais integrados entre si e garantir uma experiência do cliente semelhante em todos os canais é um trabalho árduo sem essa ferramenta.

Um software para gerenciar essa estratégia permite que sua empresa faça a gestão de forma integrada, com uma cadeia de suprimentos mais ágil para o cliente, entregas mais rápidas e custo reduzido, já que tudo é feito em um só lugar. 

A maior eficiência garante maior satisfação dos clientes com prazos de entrega mais curtos, maior confiança na sua empresa e fácil coordenação entre diferentes pontos de distribuição, incluindo pontos de venda, entrega a domicílio e centros de distribuição.

Experiência do cliente personalizada

Uma das principais vantagens do uso de um software para essa estratégia é a capacidade de criar uma experiência única e personalizada para seus clientes. Afinal, independentemente da sua empresa, você terá perfis de clientes bastante distintos, não é verdade?

Há o cliente que compra todos os produtos, o cliente que adquire apenas um tipo específico de produto e o cliente que compra apenas um item específico. 

Ao ter as informações sobre seus clientes integradas em todos os canais, é possível criar uma experiência consistente em cada um deles.

Tudo isso é baseado nas preferências mencionadas acima, no comportamento de compra e no histórico de interações com sua empresa. 

Dessa forma, é possível criar promoções únicas e direcionadas para cada cliente de forma automática, graças ao software.

Essa fluidez na jornada do cliente e a personalização garantem maior satisfação e fidelidade à marca, permitindo que o cliente compre mais vezes sem atritos.

Software omnichannel no varejo: Realmente vale a pena? 

Com base em tudo que falamos anteriormente, a resposta é sim: não só vale a pena ter um software para a gestão, como ele é fundamental para todas as empresas que desejam implementar o omnichannel, pelos seguintes fatores:

  • ROI (Retorno sobre o Investimento): Quando a estratégia é bem implementada, o software permite um aumento substancial nas vendas e na fidelidade do cliente.
  • Competição do mercado: O setor de varejo é altamente competitivo, e para se manter relevante e à frente da concorrência, é necessário investir em ferramentas como um software omnichannel.
  • Escalabilidade: Dependendo do software, é possível acompanhar o crescimento da sua empresa e escalar todas as operações de forma eficiente.

Por isso, recomendamos o VR Omnichannel, nossa solução especialmente desenvolvida para o mercado de varejo. Trabalhamos com mais de 15 mil pontos de venda e sabemos exatamente o que sua empresa precisa para fazer do omnichannel a melhor estratégia possível.

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