O ano novo já está batendo à porta e 2022 promete ser um marco para o comércio supermercadista. Depois do impacto da pandemia de covid-19, gradualmente o mundo está voltando para seu eixo e as rotinas estão próximas do que eram antes da chegada do vírus. Mas o consumidor não guarda as características de outros tempos. Seu comportamento mudou aceleradamente a partir de 2020 e o varejo precisa estar atento para atender as expectativas de sua nova clientela.
A seguir, você vai entender as tendências para supermercados no próximo ano. Apresentamos algumas ações que devem ser implementadas ou aperfeiçoadas para que seu negócio esteja em consonância com as demandas desse novo consumidor. São iniciativas que vão aprimorar a experiência de compra, estreitar o relacionamento com o cliente e colocar seu estabelecimento em dia com as tendências do setor em 2022.
Acompanhe!
1) Crie experiências de compra simples e práticas
Meses de isolamento social e restrições sanitárias para conter a pandemia de Covid-19 alteraram a rotina de grande parte da população mundial. Novos hábitos foram incorporados ao dia a dia, entre eles, o home-office, a educação à distância e o entretenimento virtual.
Agora que a pandemia parece estar sob controle, vemos surgir um consumidor que volta a circular pela cidade e a frequentar presencialmente os supermercados. Ele apresenta, porém, um perfil bem modificado, como aponta estudo da WGSN, empresa de tendências em consumo e design. Segundo Carla Buzasi, presidente e CEO da WGSN, a pandemia afetou o público em alguns aspectos. O consumidor está saindo da crise sanitária com nova percepção do tempo, sentindo-se anestesiado, esperançoso e com motivações cautelosas.
Sendo assim, para 2022, os supermercados devem apostar em estabilidade e praticidade. O novo consumidor não quer se perder em inúmeras opções, mas deseja encontrar um estabelecimento que facilite a experiência de compra. Deve-se investir, por exemplo, em embalagens com etiquetas diretas e concisas, para que o consumidor não perca tempo.
2) Invista em tecnologia para aprimorar compras e a gestão do negócio
Quando se fala em economia de tempo não há solução mais adequada do que a tecnologia e seus recursos para facilitar tanto as experiências de compra quanto a gestão de um negócio. E isso vem bem a calhar para o novo consumidor que está saindo da pandemia muito mais conectado porque os meios digitais foram amplamente usados durante o isolamento social.
Por esse motivo, em 2022, os supermercados, mais do que nunca, devem funcionar como estabelecimentos do varejo 4.0, ou seja, aqueles que estão inseridos na era digital.
E os recursos tecnológicos podem trazer verdadeiras transformações para o setor supermercadista. Com o Big Data, por exemplo, o gestor consegue reunir um conjunto de informações sobre o consumidor, tais como: aderência a promoções, produtos mais comprados em determinadas épocas e formas de pagamento mais usadas. Esse leque de dados pode ser usado, por exemplo, para criar ofertas personalizadas. Aliás, essa é uma das demandas do novo consumidor, receber o produto certo, no momento certo.
Na loja física, a tecnologia pode ser amplamente benéfica, fazendo com que a ida ao supermercado seja uma experiência agradável e rápida. Soluções como o VR Self Checkout aceleram o processo de compra e trazem conforto para o cliente. Trata-se de um caixa para pagamento em que o cliente pode processar as suas próprias compras sem a intervenção humana. O terminal mesmo faz a leitura do código de barras do produto, pesa e efetua o pagamento dos itens adquiridos em loja.É uma tecnologia capaz de aumentar a produtividade, reduzir custos operacionais, evitar filas e otimizar o espaço físico dentro do supermercado.
E em 2022, o comércio virtual estará cada vez mais fortalecido, atendendo ao consumidor que prefere fazer suas compras pelo celular ou pelo computador, hábito que se consolidou durante a crise do coronavírus. Sendo assim, deve-se investir em e-commerce, com o supermercado apresentando um site organizado, de boa navegabilidade, seguro e uma logística eficaz.
E outra tendência para o próximo ano ligada às vendas online é que o consumidor está aberto a novas experiências enquanto realiza compras em um ambiente virtual. Ele aprova, por exemplo, ações de live streamings, comércio em tempo real e experiência de realidade aumentada e/ou virtual.
3) Seja um estabelecimento ecologicamente correto e sustentável
No ano que se aproxima, o supermercadista ainda deve reforçar seu compromisso com o meio ambiente. Essa característica é cada vez mais valorizada pela clientela, que sabe a importância de um estabelecimento que comercializa seus produtos dentro de padrões ecologicamente corretos. O novo consumidor tem uma forte consciência ambiental e começa a privilegiar, por exemplo, a compra de produtos ecológicos, orgânicos ou de baixo impacto à natureza.
Sendo assim, o gestor deve apostar em fornecedores que dão atenção à sustentabilidade, em marcas que usam embalagens com materiais recicláveis e comercializa produtos biodegradáveis (que se decompõem naturalmente e não poluem o meio ambiente). Também deve privilegiar e incentivar fornecedores a fabricarem produtos que consumam menos água, energia e matéria-prima.
A tendência é que o novo consumidor veja com bons olhos o estabelecimento que tem ações concretas de preservação do meio ambiente, não estimulando, por exemplo, o uso de sacolas plásticas, altamente poluentes.
É importante que o supermercado não só estimule a preocupação ambiental em fornecedores e clientes, mas também pratique. O investimento em redução de resíduos sólidos, por exemplo, como feito por uma rede de supermercados de Santa Catarina, é uma excelente estratégia. Uma ação de Marketing Verde dessa envergadura pode trazer ótimo ganho de imagem para o supermercado, além de fidelização da clientela.
Como se vê, 2022 vem aí com muitas possibilidades para o setor supermercadista se reinventar, movimentando as vendas, oferecendo novas experiências para o consumidor e fidelizando a clientela. É o momento certo de estudar as tendências e já implantar as mudanças para um ano novo de excelência!
Quer aprofundar sobre as tendências do setor supermercadista em 2022? Sugerimos a leitura do artigo “Big Data no varejo: por que investir”, que está em nosso blog.