Skip to content
logo-vr
VR Software
  • Home
  • Quem somos
  • Soluções
  • Blog
  • Contato
    • Fale Conosco
    • Trabalhe Conosco
  • Suporte
    • Atendimento
    • Universidade VR
  • Compliance
  • Agendar demonstração

Estamos aqui para atendê-lo!

Solicite o contato do nosso time comercial e descubra como a VR Software irá ajudar na evolução do seu Supermercado

Para saber mais sobre como a VR Software coleta, utiliza, compartilha e protege seus dados pessoais, leia a nossa Política de Privacidade.

Como fazer uma boa gestão de PDV?

Como fazer uma boa gestão de PDV?
VR Software
junho 16, 2023

O objetivo de qualquer estabelecimento no varejo é muito claro: vender mais. Portanto, é evidente que um dos pilares para qualquer gestor de supermercado é fazer uma boa gestão de PDV. O ponto de venda é a área mais importante do negócio, afinal, é ali que se realiza o contato com o cliente e as vendas, o que se conecta com todos os outros setores da loja!

Mas, antes de ter como objetivo aumentar as vendas, é preciso compreender o PDV de forma mais abrangente. Ele deve ser otimizado para atrair os clientes e proporcionar uma boa experiência de compra, para que o volume de vendas seja maior. Para isso, é preciso trabalhar muito bem cada detalhe do ponto de venda.

Neste post, você vai saber tudo sobre como executar uma boa gestão do ponto de venda, a partir dos seus principais pilares. A importância de se fazer um bom controle de estoque, as melhores formas de se expor os produtos, precificação, atendimento e meios de pagamento, para que tudo funcione bem no PDV do supermercado!

 

A importância da boa gestão de PDV

O gerenciamento de um supermercado passa pela organização de diversos setores, como marketing, financeiro, estoque e logística, por exemplo. Cada área precisa funcionar muito bem para que o estabelecimento possa alcançar um bom volume de vendas. Mas, de nada adianta se tudo isso fluir bem, se não houver uma boa gestão de PDV.

Analisar a importância de se fazer um bom gerenciamento do ponto de venda é possível entender como tudo deve funcionar de forma integrada no varejo. Afinal, o PDV se comunica, e nele se executa, atividades fundamentais para que o trabalho de propaganda, faturamento de compras e relacionamento com os consumidores funcione bem!

Portanto, uma boa gestão de PDV pensa e organiza a loja, principalmente, para que as necessidades e expectativas dos clientes sejam atendidas com eficiência. Essas demandas vão desde uma boa organização das gôndolas, passando por uma exposição legível e correta dos preços, além de um checkout rápido, com diferentes opções para pagamento.

É importante compreender, também, que é no ponto de venda que o cliente vai ter, de fato, o contato com a realidade da loja, sobretudo no caixa. É por isso que o atendimento deve ser otimizado e aperfeiçoado cada vez mais. Além disso, é no PDV em que se tem a oportunidade de se aproximar desse consumidor, por meio de promoções, por exemplo.

Por esses motivos, o ponto de venda deve ser um dos principais focos para um supermercadista. É necessário contar com gestores especializados em fazer essa manutenção e monitoramento da loja, que precisa ser diário. Além, claro, de contar com tecnologias que facilitem essa gestão e otimizem os processos!

 

As práticas necessárias para uma boa gestão do ponto de venda

Agora que você já entendeu o que é a gestão de PDV e sua importância, chegou o momento de entender como fazer esse gerenciamento. Separamos algumas práticas para se executar e otimizar a gestão dos pilares do ponto de venda de um supermercado!

A primeira coisa que um consumidor procura na loja é, claro, o produto que ele pretende comprar. Portanto, a oferta dessas mercadorias deve ser prioridade para uma boa gestão de PDV. É preciso ter oferta suficiente para atender a procura dos clientes, portanto, deve-se estabelecer, também, uma boa gestão de estoque.

Para que a procura pelos produtos seja atendida, o supermercado precisa investir em uma boa logística. É necessário garantir um controle, em tempo real, se possível, das saídas de produtos, para realizar o abastecimento, quando necessário. Uma boa prática é investir em softwares para a gestão de estoque, que automatizam todo esse controle de entradas e saídas. Clique e conheça!

Mas, não basta simplesmente oferecer os produtos necessários. É fundamental organizá-los e expô-los de forma adequada, para facilitar a experiência de compra do cliente. Aliás, a organização de todo o PDV é crucial para que o comprador se sinta confortável, tenha uma boa impressão sobre a loja e se torne um consumidor fiel.

Contudo, não é só a organização das gôndolas que conta para proporcionar ao cliente uma boa experiência no supermercado. Existem outros fatores inerentes e indispensáveis. É importantíssimo estabelecer uma boa comunicação visual na loja, dos preços, promoções e da categorização das mercadorias por corredores. Isso também ajuda a melhorar a percepção da marca!

 

Qualidade do atendimento no PDV é um fator primordial

Ainda que uma loja consiga proporcionar um ambiente organizado e confortável e promova, de forma correta, a oferta de produtos, ainda existem outros fatores importantes para uma boa gestão de PDV. Um que merece muito destaque é o atendimento. Afinal, a relação com o consumidor precisa ser a mais humana possível para que ele saia da loja satisfeito!

Primeiro, é preciso contar com profissionais bem treinados e especializados no atendimento. E no PDV, o atendimento não é importante somente no caixa, também se faz necessário nos corredores e gôndolas, sanando dúvidas e auxiliando na escolha dos produtos. Dessa forma, o cliente sente que existe, para ele, um atendimento personalizado.

No fim do processo de atendimento, outro fator é crucial para a otimização do ponto de venda. Oferecer ao cliente uma boa variedade de formas de pagamento é essencial. Portanto, abra a possibilidade para que o consumidor pague com PIX, cartões, e claro, não deixe de ter o troco necessário caso o pagamento seja feito em moedas ou cédulas!

Para o supermercado, também é importante ter o total controle desses pagamentos. Por isso é importante investir em softwares que automatizam e garantem o monitoramento das operações realizadas no caixa.  A VR Software, por exemplo, oferece uma excelente solução para as exigências fiscais do caixa, além de promover integração com outros softwares de controle e gerenciamento. Clique e conheça o VR Frente de Caixa!

 

Os benefícios de uma boa gestão de PDV

Depois de cumprir todas essas boas práticas e investir em tecnologia e capacitação de recursos humanos para uma boa gestão de PDV, é hora de conhecer os benefícios. O principal, já comentado, é aumentar as vendas. A boa organização do ponto de venda minimiza as chances do cliente procurar outra loja, e possibilita fidelizá-lo!

Mas, os benefícios vão além do aumento no volume de vendas. O investimento em tecnologia no PDV possibilita a otimização dos processos administrativos do supermercado. Com a organização do setor, é possível aumentar a produtividade da equipe, não só a que está diretamente ligada ao ponto de venda, bem como de todos os outros setores que, de alguma forma, se relacionam com o PDV.

É importantíssimo promover uma gestão alinhada com o momento de transformação digital que impacta muitos setores da sociedade. Os clientes carregam consigo comportamentos modificados pelas facilidades proporcionadas por app’s, smartphones e outras ferramentas. Leia, em nosso blog, um texto sobre as inovações do varejo na era digital e entenda como os supermercados podem se adaptar a esse momento!

 

Siga a VR Software nas redes sociais para mais dicas sobre gestão eficaz do varejo moderno!

Navegação de Post

Artigo anterior: Supermercado Omnichannel: a solução eficaz para o futuro do varejo
Próximo artigo: Customer Success no supermercado: você investe nessa estratégia?

Artigos recentes

  • VR Analytics 360: Como funciona?
  • Análise de dados é lucrativa para negócios?
  • Análise de dados para supermercado é importante?
  • Experiência do cliente: Como melhorar com dados?
  • O que é omnichannel e por que é importante?

Comentários recentes

Nenhum comentário para mostrar.

Categorias do blog

  • Datas Sazonais (4)
  • Destaque (1)
  • Dicas (9)
  • ERP VR (1)
  • Experiência do Cliente (4)
  • Financeiro (3)
  • Fiscal/Contábil (1)
  • Gestão de Dados (4)
  • Gestão Financeira (4)
  • Marketing (1)
  • Novidades (21)
  • Omnichannel (2)
  • Operação de Loja (2)
  • PDV (3)
  • Restaurante e Lanchonete (1)
  • Soluções VR (8)
  • Vendas (1)
  • VR Software (111)

Tags

Análise de dados big data clientes compras Comércio controle de estoque dados E-commerce eficiência operacional ERP estoque estratégia estratégias de marketing experiência experiência de compra experiência do cliente festa junina Fidelização de clientes gestão gestão de estoque Gestão empresarial gestão financeira inovação inteligência de dados loja Lojas lojistas Marketing marketing digital omnichannel PDV sazonalidade Self Checkout sistema de gestão supermercado supermercados tecnologia tendências varejo varejo experiência do consumidor vendas vendas no varejo VR Master VR Self Checkout VR Software

logo-vr

Trabalhamos diariamente para ajudar supermercados a evoluir, simplificando a gestão e levando a experiência de compra a um novo patamar.

Agendar demonstração
Facebook-f Linkedin-in Instagram Youtube

Navegação

  • Home
  • Quem somos
  • Soluções
  • Blog
  • Contato
    • Fale Conosco
    • Trabalhe Conosco
  • Suporte
    • Atendimento
    • Universidade VR
  • Compliance
  • Agendar demonstração
  • Home
  • Quem somos
  • Soluções
  • Blog
  • Contato
    • Fale Conosco
    • Trabalhe Conosco
  • Suporte
    • Atendimento
    • Universidade VR
  • Compliance
  • Agendar demonstração

Contato

Rua Narciso Gonçalves, nº 59 Cidade Universitária I Limeira – SP, 13484-646

Ligue diretamente pra gente:

(19) 3442.7600

(19) 3701.6520

Mensagem pelo whatsapp:

(19) 99822.8358

Receba nossa Newsletter

© 2025 VR Software - Todos os Direitos Reservados.
Política de Privacidade
Código de Conduta
Relatório de Igualdade Salarial
Política de Privacidade
Código de Conduta
Relatório de Igualdade Salarial
© 2025 VR Software - Todos os Direitos Reservados.
plugins premium WordPress