Saber como oferecer uma boa experiência ao cliente em seu restaurante ou lanchonete é essencial.
Lanchonetes e restaurantes são estabelecimentos extremamente procurados em qualquer lugar. Isso porque eles visam atender uma necessidade básica do ser humano – a alimentação.
Mas, apesar de ser procurado, é importante que o empreendedor saiba como deixar o cliente feliz, buscando ideias para promover o melhor atendimento no restaurante.
A experiência do cliente tem se tornado um ponto de preocupação para todo empreendedor, em qualquer segmento do mercado.
Afinal, para vencer a concorrência e conseguir se destacar, é preciso pensar no bem-estar do seu cliente.
E nós, da VR Software, nos preocupamos com isso e queremos te oferecer algumas soluções.
Pensando nisso, preparamos esse guia completo, a fim de lhe ensinar como fazer o cliente ter uma boa experiência, e o que fazer para atrair clientes para sua lanchonete ou restaurante. Nos acompanhe!
Você vai ver nesse texto:
Importância de ofertar uma boa experiência ao cliente em 2023
Veja 09 maneiras de deixar o seu cliente feliz e ter uma boa experiência:
1 – Atendimento humanitário
2 – Mantenha o ambiente agradável
3 – Dê opções ao seu cliente
4 – Invista no delivery de qualidade
5 – Seja transparente
6 – Esteja ativo nas redes sociais
7 – Tenha um bom programa de fidelidade
8 – Higiene do local
9 – Trabalhe o design e a decoração do seu negócio
Erros mais comuns ao tentar manter a experiência do cliente
Importância de ofertar uma boa experiência ao cliente em 2023
Você pode se perguntar: mas, porque eu preciso saber como deixar o cliente feliz?
Primeiramente, precisamos reconhecer que os clientes estão cada vez mais exigentes e querendo o melhor atendimento e resultados.
O gigantesco número de lanchonetes e restaurantes espalhados pelo Brasil, torna esse mercado ainda mais competitivo, exigindo dos empreendedores estarem sempre buscando por inovação e qualidade.
Além disso, clientes insatisfeitos podem se disseminar como um vírus, contaminando os seus lucros e a boa imagem de seu negócio.
Já imaginou o impacto que uma pesquisa de avaliação ruim pode ter?
Mas, além de todos esses elementos que apontamos, o principal motivo pelo qual você deve ofertar uma boa experiência ao cliente é a fidelização.
Clientes insatisfeitos são clientes que dificilmente retornarão ao seu estabelecimento, isto é, eles não serão fiéis (fidelizados).
A fidelização é essencial.
Certamente, é praticamente impossível agradar a todos os clientes que frequentam sua lanchonete ou restaurante.
Mas, ter aqueles clientes que sempre marcam presença, que são fiéis, é importante para conseguir manter um bom faturamento.
Em cidades pequenas e médias, isso é ainda mais fundamental. Uma vez que o público é mais limitado, você precisará conseguir a fidelização dos seus clientes.
Veja 09 maneiras de deixar o seu cliente feliz e ter uma boa experiência em restaurantes e lanchonetes
1 – Atendimento humanitário
Fazer o treinamento em atendimento em lanchonetes e restaurantes, é algo que não costuma ser levado tão a sério.
Os empreendedores investem muito dinheiro em marketing, produtos e serviços, mas se esquecem que, a forma com que o cliente é tratado, é essencial.
Saber o que fazer para melhorar o atendimento do restaurante ou lanchonete faz toda a diferença.
Nada deixa um cliente mais irritado do que ser mal tratado.
Funcionários que sorriem, cumprimentam, estão sempre dispostos a ouvir e atender os questionamentos dos clientes, é algo essencial.
Assim, ofereça aos seus colaboradores um treinamento de atendimento em lanchonetes e restaurantes.
Essa dica é tão valiosa que, mesmo que siga à risca as demais que apresentamos, e desconsidere esta, o resultado pode ser desastroso.
2 – Mantenha o ambiente agradável
O cliente precisa se sentir acolhido, como se estivesse em casa.
Assim, por exemplo, em um restaurante, músicas altas e/ou extremamente agitadas, podem acabar com a tranquilidade do cliente.
Às vezes ele apenas deseja comer e conversar com a família, mas todo o barulho torna isto inviável.
Além disso, preocupe-se com a temperatura, a iluminação, o acesso à Internet.
Sempre que possível, deixe o banheiro o mais longe possível do cliente, e, principalmente, da cozinha.
3 – Dê opções ao seu cliente
O que fazer para melhorar o atendimento do restaurante?
Saber como deixar o cliente feliz implica em dar-lhe liberdade de escolha.
Se ele quiser retirar e/ou acrescentar algo em seu prato, faça-o.
Pergunte, logo que chegar ao estabelecimento, se ele deseja se sentar próximo a outras pessoas, ou em um canto mais afastado, com maior privacidade.
Mostre-se aberto a ouvir e atender qualquer desejo manifestado por ele.
4 – Invista em um delivery de qualidade
O delivery é fundamental se você deseja aprender o que fazer para atrair clientes para a lanchonete ou restaurante.
Mas não é apenas inserir esse serviço. Ele precisa ter qualidade.
A higiene do entregador (principalmente tendo em vista o pós pandemia), a higienização dos alimentos e embalagens.
Lembre-se de ter uma maquininha de cartão de crédito sempre com o entregador, e, ela deve sempre estar carregada.
A agilidade também é importante. Mas, caso você saiba que demora para levar o pedido do cliente, não minta. Diga a verdade.
Clientes ficam muito insatisfeitos com locais que prometem “entrega em 20 minutos”, mas demoram 1 hora.
5 – Seja transparente
A transparência é fundamental para uma boa relação em qualquer esfera da vida. Entre clientes e estabelecimentos funcionam da mesma forma.
Se você não pode fazer algo, não conseguirá atender aquele pedido do cliente, se o pedido irá demorar mais que o previsto, seja transparente e diga.
Alimentar mentiras e a expectativa dos clientes deixa-os extremamente frustrados.
6 – Esteja ativo nas redes sociais
Inserir sua lanchonete ou restaurante nas redes sociais, investir no chamado Marketing Digital, é importante.
Mas, de nada adianta ter acesso a essas redes, mas não estar ativo. Isso acontece com mais frequência do que imaginamos.
O cliente manda uma mensagem e cinco horas depois o estabelecimento responde.
Pouco a pouco, os clientes deixam de procurar sua lanchonete ou restaurante.
Recomendamos que você tenha alguém responsável para responder mensagens em todas as redes sociais, com o máximo de agilidade e educação possíveis.
7 – Tenha um bom programa de fidelidade
Incentivar os clientes fidelizados a permanecer com você, é uma das ideias para promover a experiência do cliente no restaurante ou lanchonete.
Promoções exclusivas, cupons de desconto, acumulo de pontos e sorteios, por exemplo, são ferramentas práticas de como deixar o cliente feliz.
8 – Higiene do local
Sim. A higiene também faz parte de uma boa experiência!
Se ele não vê o local bem higienizado, como poderá confiar na higiene da comida?
Restaurantes e lanchonetes precisam ser lavados e limpos todos os dias. As cadeiras e mesas, banheiros e utensílios, devem ser todos desinfetados com álcool.
9- Trabalhe o design e a decoração do seu negócio
Essa é, basicamente, a cerejinha do bolo.
Uma excelente ideia para quem não sabe o que fazer para atrair clientes para a lanchonete ou restaurante, é deixar seu local inspirador e atrativo.
Por exemplo, dialogue o seu menu com a decoração.
Se seu restaurante vende comida mexicana, invista numa decoração recheada com elementos que remetam à cultura do México.
Coloque um lustre, deixe as paredes bem pintadas.
É uma dica que exigirá um pouco de capital, mas que certamente vale muito a pena e chama atenção dos clientes.
Erros mais comuns ao tentar manter a experiência do cliente
– Não buscar responder à pergunta: o que fazer para melhorar o atendimento no restaurante?;
– Funcionários despreparados e mal-educados;
– Sufocar o cliente: não precisa ficar rodeando a mesa do seu cliente. Apenas fique acessível para que ele lhe chame quando for necessário;
– Tirar a liberdade de escolha: muitos locais se mostram inflexíveis quando, por exemplo, o cliente solicita que algum ingrediente seja retirado;
– Não pedir feedbacks: quando o cliente estiver saindo, pergunte o rapidamente se ele tem alguma sugestão ou crítica;
– Investir em uma única estratégia e desprezar outras: o ideal é que você invista de forma equilibrada em todas as dicas que apontamos aqui.
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