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A pandemia do coronavírus acelerou de forma exponencial os processos tecnológicos e com eles o comportamento do consumidor. A experiência do cliente tem se tornado cada vez mais prioridade para empresas, principalmente as do setor varejista. Afinal, ser apenas um meio de compra e venda já não é mais o suficiente para ganhar o público. E é neste momento que entramos com Supermercado Omnichannel.

Essa corrida com a tecnologia trouxe mudanças significativas a varejos ligados com e-commerces, praticamente irreversíveis. Aliás, as pessoas já se habituaram às novas experiências que os canais digitais oferecem.

Se este tema ainda é novo para você, continue a leitura e saiba mais sobre Supermercado Omnichannel e porque ele é a melhor chance para o futuro do varejo. Vamos lá?

Supermercado Omnichannel

Antes de mais nada, o que significa Omnichannel?

É uma estratégia que unifica diferentes canais de vendas de uma empresa. Sejam eles físicos ou digitais. Como por exemplo, um site e a loja física.

Essa é uma tendência que vem tomado forma ao longo dos anos, quando redes de supermercado passaram a diversificar seus canais de vendas, muito além de marketplaces. Grandes marcas começaram a oferecer entregas dentro de e-commerces e aplicativos próprios. Com isso surgiu a possibilidade de criar pontos digitais dentro das próprias lojas físicas. O que chamou a atenção para essa nova oportunidade de atrair o público.

A estratégia de um supermercado omnichannel se tornou algo palpável quando clientes puderam viver essa experiência. Ou seja, consultar preços e mercadorias nas lojas online ou aplicativos, antes de se deslocarem até um ponto de venda.

No entanto, omnichannel vai muito além disso, e aí que a inteligência de dados entra. Por meio da integração de canais, o cliente tem a possibilidade de saber sobre as melhores ofertas de acordo com o seu perfil de compras, lojas mais próximas e até mesmo estoque de produtos.

Dessa forma, com poucos cliques ele consulta o item, valor e a melhor localização para aquisição, tudo isso sem precisar sair de casa. Além disso, ele pode buscar as melhores condições de pagamento no ambiente virtual, fazer o pedido pelo site e retirar na loja.

Consegue ver a importância na integração de canais online e offline e como esse modelo é eficiente na experiência de compra para o cliente?

Sendo assim, o omnichannel é mais que o futuro do varejo, é uma necessidade.

O que tem despertado essa tendência?

Como falamos no início desse post, a pandemia do coronavírus acelerou os processos tecnológicos dentro do varejo, e com as mudanças no comportamento do consumidor foi preciso buscar o modelo de negócio que melhor o atendia. Principalmente durante a crise sanitária.

Mas pense bem, se juntarmos o crescimento da internet e a crescente busca do comprador por praticidade, agilidade e conveniência, chegamos a um resultado comum para investir nessa tendência de mercado.

Há um número cada vez maior de consumidores que preferem realizar suas compras de forma online, o que é a oportunidade perfeita para o fortalecimento do omnichannel.

Benefícios de ser um supermercado omnichannel

Apesar de falarmos sobre a experiência do cliente com a estratégia omnichannel, o supermercado também pode ganhar, e muito com este investimento.

Além disso, em meio a concorrência acirrada, é preciso se destacar. E esse é um modelo de negócio fundamental para se sobressair dos demais. Pois com a crise sanitária atual, ficou muito claro a atratividade dos supermercados poderem se manter operando, mesmo quando um dos principais canais de venda apresenta problemas, como é o caso das lojas físicas, devido o distanciamento social.

Além disso, é possível:

Estratégia para públicos segmentados

A tecnologia permite reconhecer que cada cliente é único, e dessa forma, traçar estratégias personalizadas para cada um. Com isso, é possível entregar ao consumidor as soluções e desejos que eles buscam.

Mapeamento de vendas

A integração de canais possibilita que as vendas sejam mapeadas e monitoradas, para que seja possível identificar comportamentos e tomar decisões baseadas em dados concretos e reais.

Atendimento personalizado

A estratégia de supermercado omnichannel facilita o rastreio de interações de clientes, o que pode ser uma grande vantagem na hora de oferecer um atendimento personalizado. O histórico de dados coletados possibilita que o atendente saiba com que tipo de consumidor está lidando.

Além disso, o rastreio permite fazer ofertas com base nas últimas compras, preferências e dados de navegação do cliente.

Como ter um supermercado omnichannel?

Cada supermercadista, independente do tamanho da sua empresa, terá que rever os seus processos e se adaptar a essa nova realidade. No entanto, vão enfrentar alguns desafios para obter um e-commerce realmente eficiente.

Para as pequenas redes, os principais problemas giram em torno de um bom controle de estoque, afinal este precisa estar alinhado aos saltos numéricos que as vendas online podem gerar. Já as médias e grandes redes passam pela cultura e a criação de um fluxo que vise o escalonamento do canal. Porque apesar de ser uma ótima oportunidade de crescimento, o omnichannel exige algumas mudanças estruturais e de logística, para que a transição ocorra da forma correta.

Além disso, é muito importante preparar a equipe para essa transição. Cada membro deve entender a importância das vendas omnichannel e estar a par dos processos que ocorrem nesse formato.

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Gostou desse artigo? Saiba como a tecnologia é o facilitador de compras no supermercado. Boa leitura!