Skip to content
logo-vr
VR Software
  • Home
  • Sobre a VR
    • Quem somos
    • Feiras e Eventos
  • Soluções
  • Blog
  • Contato
    • Fale Conosco
    • Trabalhe Conosco
    • Compliance
  • Suporte
    • Atendimento
    • Universidade VR
  • Agendar demonstração

Estamos aqui para atendê-lo!

Solicite o contato do nosso time comercial e descubra como a VR Software irá ajudar na evolução do seu Supermercado

Para saber mais sobre como a VR Software coleta, utiliza, compartilha e protege seus dados pessoais, leia a nossa Política de Privacidade.

6 formas de fazer prevenção de perdas no supermercado

4 dicas para melhorar a experiência do cliente no seu supermercado
VR Software
junho 16, 2023

Quando o assunto é a prevenção de perdas no supermercado, existem algumas ações práticas que o varejista pode adotar para evitar o impacto no faturamento.

No entanto, antes de falarmos sobre as maneiras de melhorar a prevenção de perdas, é importante entender o cenário.

Não dá para negar que o maior objetivo do setor varejista está diretamente relacionado às vendas. Mas, para que ela se concretize, o que foi comprado pelo estabelecimento precisa chegar ao consumidor.

Porém, no dia a dia dos supermercados, é comum haver perdas de mercadorias por razões diversas, desde o transporte e logística até o armazenamento e a venda, em si.

Neste caso, é importante que os estabelecimentos criem uma boa estratégia para evitar prejuízos de grande impacto.

Por isso, neste artigo, vamos te ensinar 6 formas de fazer prevenção de perdas no supermercado.

 

O que são perdas no supermercado

 

Basicamente, as perdas no supermercado nada mais são do que a diferença entre o que consta no sistema e a quantidade real de produtos que estão no estoque físico da loja.

 

Elas podem ser classificadas em dois tipos:

1. Perdas conhecidas: as chamadas perdas operacionais, que surgem na rotina do dia a dia do lojista, como:

-Quebras e danos causados pela manipulação;

-Data de validade expirada;

-Deterioração de produtos perecíveis, principalmente no setor de hortifruti.

2. Perdas não identificadas: que não podem ser previstas, já que ocorrem ocasionalmente, como:

-Furtos por parte de clientes e funcionários mal-intencionados;

-Falhas operacionais, como no registro de um produto no caixa;

-Extravios e fraudes por funcionários, clientes e visitantes, que podem consumir produtos no interior da loja e não guardarem a embalagem para passar no caixa.

 

Prejuízos para o supermercado que não previne perdas

De acordo com a 21ª Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro, realizada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o setor varejista registrou 1,79% de perdas sobre o faturamento bruto em 2020.

Esse total representa cerca de 7,6 bilhões de reais em prejuízo para os lojistas do ramo.

Ainda segundo a avaliação da Abras, as principais causas de perdas nos supermercados no ano passado foram:

–quebra operacional: 48%

–furto externo: 16%

–erros de inventário: 10%, empatado com erros administrativos.

 

6 formas de prevenção de perdas no supermercado

Agora que você já sabe quais são os tipos de perdas mais recorrentes e como elas podem impactar seu estabelecimento, é hora de aprender a elaborar uma estratégia eficiente para evitar prejuízos. Vamos lá?

 

1) Comece treinando os seus funcionários

Para garantir a participação de todos os colaboradores na prevenção de perdas dos produtos, invista em treinamentos contínuos em todos os processos.

Além disso, as equipes de limpeza, segurança e manutenção, e o setor administrativo também precisam conhecer os protocolos de prevenção de perdas no supermercado, para garantir uma cultura focada na eficiência operacional.

 

2) Crie um planograma para melhorar a disposição dos produtos

O planograma é uma estratégia de marketing bastante conhecida. Com ela, é possível definir a melhor disposição dos produtos nas gôndolas, incentivando o consumidor a comprar mais, e além disso, garantir que os itens estão armazenados em locais apropriados.

 

3) Organize o estoque

Alguns supermercados perdem muitos produtos por falta de organização do estoque. Por vezes, os itens são armazenados de maneira incorreta ou em lugares errados.

Uma maneira simples de melhorar a organização do estoque é implementar a metodologia PEPS – o Primeiro que Entra é o Primeiro que Sai. Isso, por si só, já garante que produtos mais antigos sejam levados para as prateleiras primeiro, evitando perdas por prazo de validade vencido.

 

4) Realize inventários cíclicos

Quando um supermercado realiza inventários cíclicos, consegue identificar perdas com mais frequência e garantir uma tomada de decisões mais assertiva.

 

5) Invista em segurança e monitoramento

Manter um sistema de monitoramento e vigilância constante dentro de um supermercado pode ajudar a diminuir o número de pequenos furtos.

Além disso, sempre que possível, sinalize as áreas com a informação de que determinado corredor está sendo monitorado. Isso pode ajudar a inibir a ação de pessoas mal-intencionadas.

 

6) Faça uma boa gestão do supermercado

Você também pode contar com a tecnologia para ajudar na gestão do supermercado.

Hoje em dia, já existem muitos softwares de gestão que auxiliam no acompanhamento de mercadorias e prazos de validade em estoque, garantindo a prevenção de perdas dos produtos e uma análise geral dos dados da loja.

Mas vale ressaltar que algumas dessas mudanças demandam tempo e, por vezes, mudanças nos hábitos comportamentais e culturais dentro de um estabelecimento, principalmente quando impactam diretamente as atividades de um colaborador.

No entanto, com essas ações práticas, é possível melhorar a forma de prevenir a perda de produtos em seu estabelecimento.

Quer otimizar a prevenção de perdas no supermercado? Entenda como a VR Software pode ajudar a simplificar os processos de gestão em seu estabelecimento.

Navegação de Post

Artigo anterior: Supermercado Omnichannel: a solução eficaz para o futuro do varejo
Próximo artigo: Customer Success no supermercado: você investe nessa estratégia?

Artigos recentes

  • Ruptura não dói na gôndola, mas no bolso
  • Do físico ao digital: como a integração de canais está transformando o setor supermercadista
  • Estratégia sem execução: o que trava os resultados do seu supermercado?
  • Reforma Tributária: o que muda e como se adaptar
  • Comunicado Oficial 04/07: Instabilidade temporária na emissão de NFC-e

Comentários recentes

Nenhum comentário para mostrar.

Categorias do blog

  • Datas Sazonais (4)
  • Destaque (2)
  • Dicas (9)
  • ERP VR (1)
  • Experiência do Cliente (4)
  • Financeiro (3)
  • Fiscal/Contábil (2)
  • Gestão de Dados (5)
  • Gestão Financeira (4)
  • Marketing (1)
  • Novidades (21)
  • Omnichannel (3)
  • Operação de Loja (4)
  • PDV (3)
  • Restaurante e Lanchonete (1)
  • Soluções VR (9)
  • Uncategorized (1)
  • Vendas (1)
  • VR Software (111)

Tags

Análise de dados big data caixa clientes compras Comércio controle de estoque dados E-commerce eficiência operacional ERP estoque estratégia estratégias de marketing experiência experiência de compra experiência do cliente festa junina Fidelização de clientes gestão gestão de estoque Gestão empresarial gestão financeira inovação inteligência de dados lojistas Marketing marketing digital omnichannel PDV Retenção de Talentos sazonalidade Self Checkout sistema de gestão supermercado supermercados tecnologia tendências varejo varejo experiência do consumidor vendas vendas no varejo VR Master VR Self Checkout VR Software

logo-vr

Trabalhamos diariamente para ajudar supermercados a evoluir, simplificando a gestão e levando a experiência de compra a um novo patamar.

Agendar demonstração
Facebook-f Linkedin-in Instagram Youtube

Navegação

  • Home
  • Sobre a VR
    • Quem somos
    • Feiras e Eventos
  • Soluções
  • Blog
  • Contato
    • Fale Conosco
    • Trabalhe Conosco
    • Compliance
  • Suporte
    • Atendimento
    • Universidade VR
  • Agendar demonstração
  • Home
  • Sobre a VR
    • Quem somos
    • Feiras e Eventos
  • Soluções
  • Blog
  • Contato
    • Fale Conosco
    • Trabalhe Conosco
    • Compliance
  • Suporte
    • Atendimento
    • Universidade VR
  • Agendar demonstração

Contato

Rua Narciso Gonçalves, nº 59 Cidade Universitária I Limeira – SP, 13484-646

Ligue diretamente pra gente:

(19) 3442.7600

(19) 3701.6520

Mensagem pelo whatsapp:

(19) 99822.8358

Receba nossa Newsletter

© 2025 VR Software - Todos os Direitos Reservados.
Política de Privacidade
Código de Conduta
Relatório de Igualdade Salarial
Política de Privacidade
Código de Conduta
Relatório de Igualdade Salarial
© 2025 VR Software - Todos os Direitos Reservados.
plugins premium WordPress