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Antecipe-se ao futuro: a magia de Nova Iorque e do maior evento do varejo de 2024 direto da NRF!

Estátua da liberdade no fundo amarelo e laranja com um a frase BFR Retail's Big Show em branco.
Novidades
janeiro 30, 2024

Se há um evento que molda o futuro do varejo, é o NRF Retail’s Big Show, e em 2024, a cidade vibrante de Nova Iorque foi o epicentro dessa revolução comercial. 

Esse ano, a feira recebeu 40.000 pessoas de 50 países para debater o futuro do varejo. 

O Brasil foi a segunda maior delegação, com 4.000 pessoas e 25 empresas expositoras. 

A VR Software também estava presente nesse evento e, por isso, trouxemos tudo o que aconteceu, destacando alguns pontos importantes. 

Confira a seguir!

 

O que vamos ver neste texto:

  • O que é o evento NRF?
  • Quando aconteceu o evento em 2024?
  • Qual a importância do evento NRF para o varejo?
  • O que foi abordado no evento da NRF neste ano de 2024;
  • Como incorporar as lições na sua estratégia de negócios?

O que é o evento NRF?

O NRF Retail’s Big Show é uma experiência transformadora que reúne os principais influenciadores, empresas visionárias e mentes brilhantes do varejo. 

Ele serve como uma vitrine para as mais recentes tendências, tecnologias e estratégias que estão esculpindo o futuro do comércio global.

Quando aconteceu o evento em 2024?

No ano de 2024, o NRF Retail’s Big Show brilhou com intensidade incomparável entre os dias 13 e 16 de janeiro, transformando o Jacob K. Javits Convention Center em Nova Iorque no epicentro global do varejo. 

Qual a importância do evento NRF para o varejo?

Conforme falamos acima, o NRF Retail’s Big Show é o maior e mais importante evento do ramo do varejo.

Alguns dos principais tópicos discutidos na NRF foram:

 

Tendências emergentes e antecipação de mudanças

O NRF Retail’s Big Show é um observatório de tendências emergentes no varejo.

As marcas líderes apresentam suas estratégias, permitindo que outros participantes antecipem mudanças e se adaptem proativamente a novas dinâmicas do mercado.

A capacidade de antecipar tendências é crucial para manter a relevância no cenário competitivo.

Redefinindo experiências de compra

A experiência do cliente tornou-se o epicentro do sucesso no varejo moderno. 

Assim, o evento destacou as melhores práticas para criar experiências de compra memoráveis, desde a personalização até a integração de tecnologias que proporcionam interações mais fluidas e envolventes.

Estratégias operacionais eficientes

O NRF oferece um espaço valioso para explorar e implementar estratégias operacionais eficientes. 

Dessa forma, as empresas podem aprender com os sucessos e desafios compartilhados por líderes do setor, buscando otimizar suas operações de ponta a ponta.

Networking global

Por fim, a capacidade de estabelecer conexões valiosas é um dos maiores ativos do NRF. 

Empresários, executivos e profissionais têm a oportunidade de ampliar suas redes globais, possibilitando parcerias estratégicas, troca de ideias e colaborações que transcendem fronteiras.

O que foi abordado no evento da NRF neste ano de 2024

O NRF Retail’s Big Show de 2024 foi um portal para as últimas inovações no mundo do varejo. 

André Teté, da VR Software, trouxe alguns pontos de destaque referente ao evento e a palestra de Alfredo Soares, personalidade importante no setor.

  • Foco no core, ou seja, não é momento de tentar inovar, mas, sim intensificar aquilo que as empresas dominam. O custo de inovação está alto demais;
  • Eficiência segue sendo a premissa central da estratégia vencedora. Esse ano o varejo precisa seguir eficiente por natureza;
  • Inovação é baixar custos. Ano passado se falava em ter caixa, agora se fala em cortar custos. Reduzir processo, buscar eficiência com foco e simplicidade;
  • O desafio do abismo intelectual obriga os líderes do varejo se comunicar bem e contagiar a ponta para a cultura chegar forte;
  • Inteligência artificial é a protagonista do varejo eficiente. Mas, é preciso ficar atento ao que é possível fazer;
  • O atendimento é ferramenta para a LTV. Em 2024, as discussões de como atender as multigerações em multicanais foram bastante relevantes;
  • Estamos na era dos micro momentos. Ou seja, a vitória é seu cliente postar antes de comprar;
  • Outro pilar importante são os benefícios. Fidelizar o cliente está caro, por isso, as empresas estão se unindo para viabilizar.

Como incorporar as lições na sua estratégia de negócios?

Conforme você viu acima, o NRF Retail’s Big Show de 2024 destacou diversas tendências e insights valiosos para o setor varejista. 

Para incorporar efetivamente as lições aprendidas no evento à estratégia de negócios, é crucial adotar abordagens práticas. 

Foco no core

Em primeiro lugar, identifique e fortaleça as competências essenciais da empresa. 

Avalie quais produtos ou serviços têm desempenho superior e concentrem recursos e esforços nesses pontos. 

Não se esqueça, também, de redefinir estratégias para otimizar processos existentes, melhorar eficiência operacional e reduzir custos desnecessários.

Eficiência como premissa central

Para isso, é preciso implementar tecnologias de automação para aprimorar processos internos. 

Investir em sistemas de gerenciamento de cadeia de suprimentos para reduzir desperdícios e melhorar a precisão do inventário é essencial. 

Adotar práticas de sustentabilidade também é importante para não apenas otimizar custos, mas também atrair consumidores conscientes.

Inovação como redução de custos

Invista em tecnologias disruptivas que otimizem operações e reduzam custos a longo prazo. 

Explorar soluções de Inteligência Artificial (IA) para automatizar tarefas repetitivas e melhorar a precisão nas previsões de demanda também pode ser efetivo. 

Por fim, adote abordagens ágeis para rápida adaptação a mudanças no mercado.

Desafio do abismo intelectual

Para colocar em prática esse insight, estabeleça estratégias claras de comunicação interna e externa. 

Fomentar uma cultura organizacional de aprendizado contínuo também pode ser efetivo. 

Além disso, utilize plataformas digitais para compartilhar conhecimento e treinar equipes. Líderes devem ser comunicadores eficazes e inspiradores.

Inteligência artificial no varejo

Implemente chatbots para melhorar o atendimento ao cliente online. 

Além disso, aposte na análise de dados avançada para personalização de ofertas e recomendações. 

Você também pode integrar sistemas de IA para otimizar a gestão de estoque e prever tendências de consumo.

Atendimento como ferramenta para a LTV

Invista em treinamento para equipes de atendimento ao cliente. 

Assim, você pode personalizar a experiência do cliente com base em dados comportamentais e implementar canais de comunicação omnicanal para proporcionar uma experiência consistente em todos os pontos de contato.

Era dos micro momentos

Crie estratégias de marketing direcionadas a capturar a atenção do consumidor em momentos específicos. 

Lembre-se, também, de investir em presença nas redes sociais e plataformas de microblogging. 

Por último, desenvolver conteúdo relevante e de fácil consumo para dispositivos móveis é uma ótima estratégia para criar os micro momentos.

 

Benefícios e fidelização

Por fim, colabore com outras empresas para oferecer programas de fidelidade compartilhados. 

Criar parcerias estratégicas para fornecer benefícios exclusivos aos clientes e utilizar programas de recompensas incentiva a fidelização e promove a participação ativa do cliente.

Agora que você já está por dentro das mais novas tendências do varejo, que tal aplicá-las em seu negócio?

E com a VR Software ao seu lado, você está preparado(a) para antecipar-se ao futuro e conquistar o sucesso no dinâmico mundo do varejo!

Para ver mais conteúdos como esse, acesse o nosso blog e nosso Instagram!

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