A transformação digital é uma realidade e ela estabelece um forte impacto em nossas vidas. As facilidades promovidas pela tecnologia e a conectividade moldam novos hábitos e isso já faz parte da natureza do comércio e dos supermercados. Portanto, precisamos falar sobre o varejo na Era Digital!
Hoje é possível fazer toda a gestão de um supermercado a partir de dispositivos tecnológicos. A automatização acelera os processos, além de executá-los com mais eficiência. O resultado, entre outros benefícios, é estabelecer uma relação mais próxima com os clientes, o que pode ser decisivo para estar à frente no mercado.
Essas tendências se conectam com aspectos sólidos do estilo de vida que as pessoas seguem hoje em dia. Existe uma grande demanda dos consumidores para que a tecnologia, por meio de aplicativos, sistemas e ambientes facilitem a execução de atividades, como a compra, por exemplo.
Neste post, você vai mergulhar nos detalhes sobre o varejo na Era Digital, entender os desafios deste momento e como os supermercados podem se beneficiar da transformação digital. Vamos lá!
O desafio do varejo na Era Digital: compreender os novos clientes
Para falar do varejo na Era Digital, é preciso contextualizar o que é a transformação digital e como ela impacta o mundo. É possível dizer que, qualquer setor do comércio, ou qualquer área que lide com um público, vive sua Era Digital. Isso acontece pela demanda que existe, por parte das pessoas, por soluções tecnológicas para facilitar e melhorar suas experiências!
Desde as atividades mais simples às mais complexas, existem soluções tecnológicas que fazem, cada vez mais, parte do cotidiano da sociedade. Vamos destacar uma situação em especial: a locomoção da casa para o trabalho. Se for de ônibus, já é possível utilizar um aplicativo com os horários que permita evitar um longo tempo de espera, e principalmente atrasos.
Da mesma forma, se o usuário tiver mais pressa, ou quiser mais facilidade, ele pode utilizar um aplicativo para pedir um carro e chegar ao local de destino. Se for com o carro próprio, os serviços de GPS ajudam a evitar o trânsito e escolher as melhores rotas. Ou seja, em apenas uma situação, existem diversas soluções de tecnologia para que tudo seja mais fácil e rápido.
Essa realidade se aplica em diversas outras demandas de um ser humano. Ver um filme, pedir uma refeição e realizar compras de todo tipo são atividades muito mais simples hoje. Serviços de streaming ou de delivery mostram, diariamente que a inteligência de dados, a conectividade e a tecnologia de ponta fazem parte do dia a dia de um grande número de pessoas.
Portanto, a sociedade passa a criar novas demandas, para que as facilidades do streaming, delivery ou apps de transporte se apliquem às outras atividades. São novos hábitos, e para o varejo na Era Digital, um novo comportamento de compra, de clientes mais exigentes. Por isso, é fundamental que os supermercados se adaptem, até porque diversas lojas já entenderam o novo momento: varejo 4.0!
Varejo 4.0 e os benefícios da tecnologia para a gestão de supermercados
O varejo 4.0 é um conceito que faz parte do que se entende por indústria 4.0. A partir do contexto de transformação digital na sociedade, que explicamos acima, as compras no supermercado, e a própria gestão das lojas, também passam por mudanças sensíveis provocadas pela tecnologia disponível. É o varejo na Era Digital!
Portanto, começamos pelos processos administrativos, a gestão interna de um supermercado. Desde que bem utilizada, a tecnologia pode ser um enorme diferencial para que o gestor consiga colocar sua loja à frente das concorrentes no mercado. Dispositivos tecnológicos auxiliam em uma gestão mais eficiente, econômica e estratégica.
Com os softwares de gestão, é possível estabelecer um controle completo das demandas mais complexas de um supermercado: monitoramento de estoque, conciliação de cartões, caixa, entre outros. Todos esses são fatores que podem ser melhor gerenciados com sistemas que utilizam a inteligência de dados para gerar informações valiosas nesta gestão diária.
E se falamos do varejo na Era Digital, precisamos destacar o gerenciamento da relação com o cliente. Com o Big Data é possível customizar esse relacionamento, a partir das informações obtidas pelo comportamento de compra do próprio cliente. Dessa forma, é possível criar promoções exclusivas e clube de vantagens com mais eficiência. Assim, as chances desse cliente ser fidelizado são muito maiores!
As principais tendências do varejo na Era Digital
Algumas tecnologias se destacam como tendências do varejo na Era Digital. Listamos 5 soluções da VR Software que, de forma integrada, podem revolucionar a gestão de supermercados e também o relacionamento com os clientes!
ERP VR: sistema que possibilita um gerenciamento completo dos resultados operacionais, fiscais, administrativos, financeiros e logísticos de um supermercado.
VR Omnichannel: solução que proporciona aos clientes o acesso às lojas físicas e online de forma integrada, uma experiência diferenciada do varejo 4.0.
VR CRM: gestão de relacionamento com clientes à base de inteligência de dados, com garantia de informações valiosas para aproximar a relação com o consumidor.
VR Conciliador de cartões: dispositivo que permite a administração e o controle de todas as operações do supermercado feitas com cartões de crédito ou débito.
VR Frente de Caixa: software que integra a frente de caixa aos sistemas ERP e CRM, preparado para emitir notas fiscais com total segurança.
Agora que você já entende os benefícios do varejo 4.0, clique e saiba mais sobre as soluções da VR Software para o varejo na Era Digital!