A mudança de estação altera, também, os hábitos das pessoas. Com a chegada do frio, elas buscam se adaptar à época com algumas mudanças de comportamento, como, por exemplo, os tipos de alimentos consumidos neste período. Sendo assim, para ter mais competitividade e aumentar as vendas no inverno, os supermercados precisam se preparar de forma adequada!
Trabalhar com sazonalidade carrega a vantagem de saber como preparar sua loja para cada época do ano. No frio, já conhecemos as necessidades das pessoas e as tradições da época.
O seu supermercado precisa atender as demandas dos clientes, seja para aquecer, curtir um friozinho a dois ou aproveitar para saborear comidas típicas da época. Além disso, é necessário pensar em formas para facilitar a experiência do consumidor.
Continue a leitura e confira algumas dicas para aumentar as vendas de um supermercado no inverno!
Ofereça mais conforto para o cliente na loja
Durante o inverno, o comportamento do consumidor não se altera apenas nos tipos de alimento que ele costuma comprar. Os supermercados também precisam oferecer conforto aos clientes, que encontram mais dificuldades para sair às ruas e fazer compras no frio.
Portanto, uma das prioridades é implementar um supermercado omnichannel. Ou seja, investir em um e-commerce na loja a ponto de permitir que o cliente compre tudo de casa, pela internet, sem se preocupar em ir à loja.
Também é importante trabalhar o delivery e oferecer aos consumidores um bom serviço de entrega. Naquele friozinho, tudo que o cliente mais quer é aguardar por suas compras no conforto do lar. Se você quer que o seu supermercado saia na frente da concorrência, precisa oferecer soluções que atendam as necessidades do público.
Contudo, ainda é crucial pensar na experiência do cliente no ponto de venda físico. Garanta que sua loja seja um espaço confortável e que proteja o consumidor do frio. Estabelecer uma temperatura agradável é fundamental para reter o cliente no espaço por mais tempo.
Ou seja, é importante pensar no consumidor que se sente menos disposto a sair para fazer as compras, ou aquele que não deixa de ir à loja. Com essas ações, o supermercado consegue aumentar suas vendas no inverno a partir de uma experiência de qualidade.
Aumente suas vendas no inverno com o mix de produtos ideais para a estação
Após construir estratégias que garantam a melhor experiência para o cliente, chegou a hora de trabalhar o mix de produtos. Afinal, como destacamos na introdução, um dos principais pontos do inverno no supermercado é o tipo de mercadoria que costuma ser consumida com mais frequência.
O supermercadista tem a possibilidade de olhar para anos anteriores e reduzir as chances de erros através de números. No período mais frio, não é difícil identificar quais são os produtos com mais saída e que podem ser mais procurados na estação.
Basta analisar o histórico, e claro, o comportamento tradicional do consumidor. Sopas, caldos, comidas típicas de festa junina. Esses alimentos constituem boa parte da demanda do público consumidor no inverno.
Além disso, também é importante focar em outras características do comportamento do cliente neste período. O frio incentiva as pessoas a fazerem aquele jantar mais romântico, por exemplo. Isso pede um bom vinho, e claro, aquele chocolate para harmonizar.
Esses cenários evidenciam as mercadorias que o cliente certamente irá procurar. Portanto, é primordial evitar a ruptura desses produtos no PDV. A falta dos itens essenciais e próprios de determinada época gera uma insatisfação no cliente que é muito difícil de ser contornada!
Valorize os produtos com kits e boas combinações
Além de garantir nas gôndolas a total disponibilidade dos principais produtos, é necessário agregar valor. Trabalhe as estratégias com o objetivo de aumentar o ticket médio. Além disso, você pode oferecer condições especiais e garantir vantagens ao consumidor, que no fim, se tornam vantagens competitivas para o supermercado.
Alguns produtos podem ser vendidos em conjunto, formando kits especiais para o cliente. Você pode montar um kit com vinhos e queijos, por exemplo. Frutas e chocolates também são uma boa combinação para quem deseja saborear um bom fondue doce!
Outro segmento que pode ajudar a aumentar as vendas no inverno são as bebidas quentes. Monte kits personalizados com cápsulas de café, capuccino, micaccino, chá e itens semelhantes.
Uma boa iniciativa é montar ilhas de produtos que facilitem as vendas cruzadas. Ou seja, separar espaços exclusivos para produtos utilizados em sopas e caldos, por exemplo. O planograma é importantíssimo para elevar o ticket médio das vendas.
Outra boa estratégia é realizar um saldão de estoque. Se for possível, e claro, eficaz para o momento, realize uma queima com produtos “encalhados”, que além de otimizar a gestão do estoque, pode gerar ótimas promoções para atrair os clientes.
Trabalhe o marketing para ter um bom desempenho de vendas no inverno
Para que o seu supermercado aumente as vendas no inverno, é necessário, também, trabalhar o marketing com excelência. Afinal, a estação apresenta uma série de possibilidades que podem ser exploradas nas redes sociais e outros canais de comunicação dos supermercados.
Antes de tudo, é necessário lembrar às pessoas que estamos no inverno. Com isso, você também acende um sinal para esses clientes de que eles precisam comprar os produtos relacionados. Esfriou? É hora de aquecer aquela sopinha ou com um bom vinho no jantar!
É importante fazer isso tanto no PDV físico como no ambiente digital. Sendo assim, espalhe cartazes e banners pela loja com a temática do inverno. Aproveite o frio para divulgar as ofertas de maneira mais criativa. A temperatura baixou? Os preços também!
E claro, aproveite que o frio é sempre um assunto que se torna tendência nas redes sociais. Elas também servem como uma estratégia para que o supermercado se aproxime de seu público e conquiste novos clientes.
Isso pode ser feito de várias formas, como apresentar receitas de inverno ou descontrair com algum meme sobre uma noite gelada. O inverno é um ótimo momento para desenvolver campanhas especiais, com descontos exclusivos e boas oportunidades para o consumidor.
E como estão suas estratégias de vendas para o ano? Ainda é tempo de saber quais são as tendências para o varejo em 2022. Algumas delas já estão em prática, outras em desenvolvimento, mas é fundamental se informar sobre todas elas. Leia o nosso post com os principais destaques da NRF 2022, principal evento sobre varejo do mundo!