Skip to content
logo-vr
VR Software
  • Home
  • Quem somos
  • Soluções
  • Blog
  • Contato
    • Fale Conosco
    • Trabalhe Conosco
  • Suporte
    • Atendimento
    • Universidade VR
  • Compliance
  • Agendar demonstração

Estamos aqui para atendê-lo!

Solicite o contato do nosso time comercial e descubra como a VR Software irá ajudar na evolução do seu Supermercado

Para saber mais sobre como a VR Software coleta, utiliza, compartilha e protege seus dados pessoais, leia a nossa Política de Privacidade.

Padaria em supermercado: práticas para melhorar a gestão e aumentar as vendas no setor

Padaria em supermercado: práticas para melhorar a gestão e aumentar as vendas no setor
VR Software
junho 16, 2023

Supermercados que contam com uma padaria em seus espaços têm boas vantagens competitivas e claro, aumentam suas vendas consideravelmente. Visto que o cliente poupa o tempo de ir em outro comércio. Implementar esse setor oferece uma experiência totalmente diferenciada aos seus clientes e dessa forma, se destacam pela praticidade e comodidade. Mas, para alcançar bons resultados, você precisa saber como efetuar e garantir a boa gestão de uma padaria em supermercado.

 

Neste post, explicamos os benefícios de contar com uma padaria na loja e os aspectos mais importantes para instalar e gerenciar essa nova empreitada. Boa leitura!

 

As vantagens de ter uma padaria em supermercado

Ter uma padaria dentro do supermercado é uma estratégia muito vantajosa, sob diversos aspectos. A padaria é um estabelecimento ao qual as pessoas costumam recorrer em vários momentos do dia: pela manhã, para fazer aquele café reforçado, no lanche da tarde ou ao longo do dia, para refeições mais rápidas.

O tipo de mercadoria vendido neste estabelecimento também faz com que esse cliente seja mais recorrente, afinal, produtos como pães e outros tipos de alimentos são consumidos mais de uma vez por semana, o mesmo em vários momentos durante o dia.

Portanto, a padaria tem um fluxo de clientes ainda maior do que um supermercado normalmente tem. Essa alta no movimento, por si só, já é um grande benefício, contudo, existem outras vantagens valiosas de se instalar uma padaria em supermercado.

 

Oferecer praticidade e comodidade aos clientes para fidelizá-los

Otimizar a experiência do cliente é uma necessidade contínua para qualquer negócio, sobretudo no contexto atual. Os consumidores buscam por jornadas cada vez mais práticas, ágeis e cômodas.

Neste sentido, a possibilidade de ir a um supermercado para fazer compras do mês e poder aproveitar para levar um pão ou um bolo para o lanche da tarde ou noite é um diferencial interessantíssimo para qualquer cliente!

Sendo assim, um supermercado que conta com uma padaria em seu espaço, permite que o consumidor evite mais deslocamentos e perca menos tempo para fazer suas compras.

 

Incentivar a venda de outros produtos e maximizar os lucros

Normalmente, as padarias ficam no fundo dos supermercados. Isso faz com que o cliente que entra na loja a procura de produtos de padaria, visualize toda a enorme variedade de mercadorias no PDV.

Ou seja, uma simples visita à padaria pode estimular a compra que o consumidor nem imaginava precisar ou simplesmente não havia descoberto esse anseio. Isso vale mesmo para as pessoas mais organizadas, que planejam bem suas idas ao supermercado.

O cliente também pode aproveitar para comprar algum produto que esqueceu de incluir nas compras do mês. Portanto, contar com uma padaria bem estruturada em seu supermercado é de grande vantagem competitiva.

 

Como montar uma padaria em um supermercado?

Foi convencido que a padaria em supermercado pode ser um movimento certeiro para aumentar as vendas no seu supermercado? Então chegou a hora de saber como montar uma padaria na loja e ter uma gestão eficiente no setor.

Para ter acesso aos benefícios, como em qualquer empreitada na gestão de um negócio, é necessário garantir um planejamento eficiente. Aproveite as dicas!

 

Escolha do local: um ponto crucial para o sucesso do projeto

Neste texto, já falamos sobre uma das principais vantagens estratégicas de ter uma padaria no supermercado: incentivar o consumo de outros produtos. Mas, para isso, a localização da padaria no espaço físico do estabelecimento é um dos pontos críticos na hora do planejamento.

O melhor lugar para uma padaria em supermercado é no fundo da loja. Isso faz com que, antes de chegar ao setor, o cliente circule por todo o estabelecimento e veja as prateleiras e promoções. Dessa forma ele é incentivado a consumir mais e faz novas descobertas!

Desse modo, o local de instalação da padaria é um dos fatores primordiais neste planejamento, além, claro, de garantir um espaço bonito, confortável, arejado e de boa visibilidade.

 

Planejamento: a importância de conhecer o negócio das padarias

Por mais que padarias em supermercados já seja uma estratégia comum, o gestor que investe nessa ideia pela primeira vez está entrando em um novo mundo. Portanto, é primordial realizar uma pesquisa de mercado para compreender as particularidades de negócio das padarias. 

É salutar conhecer a realidade dos concorrentes e saber os erros e virtudes em seus processos operacionais. Assim é possível iniciar o projeto com mais embasamento e segurança!

E porque não ouvir os seus clientes sobre a novidade? Saber que eles gostariam de contar com uma padaria no estabelecimento em que frequentam é um ótimo início.

 

Variedade de produtos: ofereça as melhores opções ao cliente

Uma padaria em supermercado deve agregar valor à experiência do cliente, sobretudo nas opções de produto que ele pode encontrar. O espaço pode ser um diferencial para o estabelecimento a partir do mix de mercadorias que é oferecido. Portanto, o ideal é prezar pela variedade e, sobretudo, pela qualidade dos produtos ofertados na padaria.

Disponibilizar somente alimentos básicos como pães, salgados e bolos pode não atender a demanda do cliente, e provocar uma quebra em suas expectativas.

É essencial conhecer bem o seu público consumidor para definir o que será oferecido na loja. Seus hábitos de consumo e alimentos de preferência ajudam a garantir que a padaria do seu supermercado será, de fato, diferenciada!

 

Padaria em supermercado: o que não pode faltar para uma gestão de sucesso?

A padaria é um espaço agregado e oferece produtos diferentes, mas deve funcionar de forma integrada com todo o supermercado. É necessária muita atenção com fatores como a qualidade do atendimento. Além disso, é importantíssimo ter habilidade para compreender as singularidades de uma padaria e as opções de negócio que ela oferece.

Depois de passar pelas questões estruturais da implementação de uma padaria no supermercado, vamos compreender como otimizar a gestão integrada com as dicas que listamos a seguir!

 

Garanta uma gestão de excelência dos processos da padaria

É importante entender que a padaria vai gerar uma série considerável de novos processos e obrigações na gestão do supermercado. E para que o projeto seja bem sucedido, é indispensável garantir um gerenciamento operacional de excelência.

Sistemas de gestão e softwares automatizados ajudam no controle do estoque, financeiro, na precificação de produtos e outras demandas cruciais para o funcionamento da padaria e de toda a loja.

Instalar uma padaria no supermercado pode significar um grande aumento na lucratividade, entretanto, o estabelecimento precisa amadurecer todos os seus processos de gestão. Digitalizar a operação da loja é um passo fundamental!

 

Priorize o atendimento de alto nível com uma equipe capacitada

A padaria também traz novas demandas de recursos humanos para o supermercado. É preciso contratar padeiros, ajudantes e novos atendentes, que devem formar um time eficaz e especializado para entregar bons resultados.

O atendimento na padaria deve seguir o padrão do restante da loja, além de considerar o contexto específico deste tipo de espaço. Investir na capacitação da equipe também é imprescindível para solucionar dúvidas e auxiliar os clientes em suas jornadas!

A tecnologia também exerce um papel elementar na otimização da experiência de compra do consumidor na padaria. Oferecer a opção de autoatendimento no espaço é uma ótima solução para agilizar o processo de compra dos clientes.

 

Aproveite a padaria para realizar novas ações de marketing

Os desafios e obrigações que uma padaria em supermercado traz para os gestores também podem ser vistos como possibilidades de crescimento. Além de garantir que as novas demandas operacionais sejam bem gerenciadas, é crucial aproveitar as oportunidades também.

Com a padaria, o departamento de marketing, por exemplo, tem novos produtos e situações para atrair e fidelizar clientes com campanhas estratégicas e ações direcionadas. Afinal, se o objetivo é aumentar as vendas, é necessário promover bem os novos produtos. Isso já pode começar por uma inauguração bem caprichada para a padaria!

Conceitos eficazes como a sazonalidade, bem como promoções e ofertas especiais, ganham um campo fértil para ações significativas. Produtos sazonais significam oportunidades de se aproximar do consumidor e conquistar novos clientes.

 

Tudo pronto para instalar uma padaria em seu supermercado e maximizar os lucros em seu estabelecimento? Para aumentar suas chances de sucesso, é necessário otimizar a gestão do ponto de venda. Leia este post com dicas valiosas para garantir um PDV eficiente! 

 

Navegação de Post

Artigo anterior: Falta de dados sobre o cliente: Como isso afeta as vendas no varejo?
Próximo artigo: A escassez de moedas no varejo: saiba como evitar

Artigos recentes

  • VR Analytics 360: Como funciona?
  • Análise de dados é lucrativa para negócios?
  • Análise de dados para supermercado é importante?
  • Experiência do cliente: Como melhorar com dados?
  • O que é omnichannel e por que é importante?

Comentários recentes

Nenhum comentário para mostrar.

Categorias do blog

  • Datas Sazonais (4)
  • Destaque (1)
  • Dicas (9)
  • ERP VR (1)
  • Experiência do Cliente (4)
  • Financeiro (3)
  • Fiscal/Contábil (1)
  • Gestão de Dados (4)
  • Gestão Financeira (4)
  • Marketing (1)
  • Novidades (21)
  • Omnichannel (2)
  • Operação de Loja (2)
  • PDV (3)
  • Restaurante e Lanchonete (1)
  • Soluções VR (8)
  • Vendas (1)
  • VR Software (111)

Tags

Análise de dados big data clientes compras Comércio controle de estoque dados E-commerce eficiência operacional ERP estoque estratégia estratégias de marketing experiência experiência de compra experiência do cliente festa junina Fidelização de clientes gestão gestão de estoque Gestão empresarial gestão financeira inovação inteligência de dados loja Lojas lojistas Marketing marketing digital omnichannel PDV sazonalidade Self Checkout sistema de gestão supermercado supermercados tecnologia tendências varejo varejo experiência do consumidor vendas vendas no varejo VR Master VR Self Checkout VR Software

logo-vr

Trabalhamos diariamente para ajudar supermercados a evoluir, simplificando a gestão e levando a experiência de compra a um novo patamar.

Agendar demonstração
Facebook-f Linkedin-in Instagram Youtube

Navegação

  • Home
  • Quem somos
  • Soluções
  • Blog
  • Contato
    • Fale Conosco
    • Trabalhe Conosco
  • Suporte
    • Atendimento
    • Universidade VR
  • Compliance
  • Agendar demonstração
  • Home
  • Quem somos
  • Soluções
  • Blog
  • Contato
    • Fale Conosco
    • Trabalhe Conosco
  • Suporte
    • Atendimento
    • Universidade VR
  • Compliance
  • Agendar demonstração

Contato

Rua Narciso Gonçalves, nº 59 Cidade Universitária I Limeira – SP, 13484-646

Ligue diretamente pra gente:

(19) 3442.7600

(19) 3701.6520

Mensagem pelo whatsapp:

(19) 99822.8358

Receba nossa Newsletter

© 2025 VR Software - Todos os Direitos Reservados.
Política de Privacidade
Código de Conduta
Relatório de Igualdade Salarial
Política de Privacidade
Código de Conduta
Relatório de Igualdade Salarial
© 2025 VR Software - Todos os Direitos Reservados.
plugins premium WordPress