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Experiência do cliente: Como melhorar com dados?

A experiência do cliente é o principal fator para a fidelização. Neste conteúdo, vamos discutir como apenas a análise de dados consegue, de fato, otimizar a experiência do seu cliente. 

Ao longo deste artigo, vamos mostrar como melhorar a experiência na jornada do cliente por meio de dados, quais são as vantagens exclusivas da análise de dados e, por fim, como gerar esses dados.

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Experiência do cliente: Como melhorar a jornada de compra do cliente com dados?

A experiência do cliente é o principal motivo para alguém se tornar fiel ao seu supermercado. Afinal, se o seu supermercado consegue oferecer variedade de produtos, facilidade e agilidade em toda a jornada de compra, por que o cliente procuraria a concorrência?  

Entretanto, para proporcionar essa variedade, agilidade e facilidade, é necessário entender exatamente o que a maioria dos seus clientes precisa, já que cada cliente do seu supermercado terá necessidades específicas, certo?  

Alguns fazem parte de uma grande família e precisam realizar grandes compras todos os meses; outros são pessoas em um relacionamento que buscam diferentes produtos a cada mês. Além disso, há aqueles clientes que moram sozinhos.  

Perceba que é praticamente impossível criar uma única estratégia para maximizar a experiência de cada um desses perfis de clientes, mas também não seria produtivo nem prático criar três ou mais estratégias para atender às necessidades de cada um.

 

Dados oferecem personalização em escala

Agora que sabemos como fidelizar mais clientes, precisamos entender o que deve ser feito em nossa estratégia para alcançar essa fidelização. 

Quando falamos sobre dados, referimo-nos a informações sobre a jornada de compra, desde a chegada do cliente pelo marketing até a realização da compra.  

Essas informações surgem das interações que o cliente tem com o negócio. Por exemplo, se uma marca de detergente, comprada mensalmente para as prateleiras, não vende tanto quanto outras marcas, isso representa uma informação valiosa.

O fato de o cliente comprar ou não comprar, interagir ou não interagir, gera dados que você pode usar para otimizar a estratégia do seu supermercado. Seguindo esse exemplo, talvez seja interessante aumentar a divulgação dessa marca ou parar de reabastecer o estoque com o produto.

O grande benefício dos dados é que eles se personalizam, já que resultam do acúmulo de milhares de interações que todos os clientes do seu supermercado têm de forma escalável.

Na prática, será possível entender e antecipar as necessidades de todos os tipos de clientes que seu supermercado possui, como nenhuma outra solução consegue.

 

Experiência do cliente: Quais as vantagens de analisar dados?

Agora que você compreendeu que a melhor forma de fidelizar os clientes é por meio da experiência que eles têm no seu mercado e com a solução adequada, vamos abordar as vantagens de analisar dados, considerando as duas possibilidades mencionadas no exemplo anterior.  

É importante destacar que gerar e coletar esses dados não é o único passo; é fundamental analisá-los para chegar a uma conclusão ou obter um indicativo do que fazer.

 

Segmentação precisa

Como falamos anteriormente, seu supermercado possui vários perfis de clientes que devem ser segmentados de forma precisa, para que a liderança possa entender os comportamentos e preferências de cada um.  

Com cada perfil segmentado, seu supermercado pode dividir esses grupos em diferentes subgrupos e se comunicar com cada um de maneira específica. Por exemplo, enviar descontos personalizados que ressoem melhor com cada um desses grupos.

 

Personalização em tempo real

De acordo com os dados em tempo real, é possível criar ofertas dinâmicas com base nas interações mais recentes de cada perfil de cliente.  

Por exemplo, suponha que seu supermercado possua um site ou marketplace. Quando um cliente específico adicionar um produto ao carrinho, recomendações relacionadas a esse produto podem ser enviadas para ele.  

Isso é muito interessante porque, ao contrário da comunicação e do marketing mencionados anteriormente, a personalização em um nível mais avançado da jornada de compra, como no caso do marketplace, tende a ser mais específica para aquele cliente.  

O mesmo ocorrerá com todos os outros clientes, o que pode aumentar o ticket médio do seu supermercado com apenas alguns ajustes.

Leia também: Personalização e recomendações inteligentes: melhorando as vendas e a experiência do cliente

 

Entender tendências em tempo real

Como falamos anteriormente, uma vez que automatizamos a geração de dados, você consegue obter informações em tempo real sobre os consumidores, como o aumento nas compras de um determinado produto, por exemplo.

Essas informações em tempo real ajudam a acompanhar se uma estratégia está funcionando e a determinar se é necessário ajustar algo para alcançar os melhores resultados possíveis.

Todos esses insights são essenciais para uma melhor decisão estratégica da liderança do seu supermercado e para otimizar a operação como um todo.

 

Maior eficiência operacional

Por fim, com melhores decisões por parte da liderança e uma leitura precisa de todos os seus clientes, seu supermercado naturalmente terá maior eficiência operacional. Em outras palavras, isso significa a redução de atrasos e falhas em toda a jornada do cliente até a compra.  

Afinal, os dados impactam cada aspecto do seu negócio, melhorando os padrões de compra, operações logísticas, marketing, gestão do inventário e muito mais.

 

Experiência do cliente: Como gerar e analisar dados dos clientes?

Para gerar e analisar essas informações, é necessário ter um software ERP. Esse software é responsável por coletar todas as informações do seu negócio e armazená-las em um único lugar.  

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