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Para garantir que os consumidores comprem mais, as estratégias de marketing sensorial no supermercado têm sido cada dia mais comuns. Essa técnica visa estimular os sentidos das pessoas durante as compras para que elas se sintam mais motivadas a consumir no estabelecimento.

No marketing sensorial, os sentimentos e os sentidos do consumidor podem ser aguçados em conjunto ou separadamente, mas o foco é sempre construir experiências positivas.

Levando em consideração que uma boa experiência pode tornar o seu consumidor mais fiel à sua marca, entender como essa subdivisão do marketing funciona pode impulsionar ainda mais o seu negócio, fazendo com que o seu supermercado atinja mais resultados e aumente a sua competitividade no mercado.

Por isso, se você está em busca de alavancar o desempenho do seu estabelecimento e aumentar as oportunidades de venda, fizemos esse artigo para te ajudar a entender essa estratégia e como colocar em prática o marketing sensorial no supermercado. Vamos lá?

O que é marketing sensorial?

Considerada uma das técnicas mais avançadas do marketing para o varejo, o marketing sensorial tem como objetivo estimular, durante a jornada de compra, os 5 sentidos do corpo: tato, paladar, olfato, visão e audição.

Seja de forma colaborativa ou isolada, essa técnica no supermercado utiliza os sentidos humanos para promover sensações e criar experiências associadas a um produto ou a uma marca.

Na prática, é possível utilizar o marketing sensorial no supermercado de várias formas, como, por exemplo:

     Criar iluminações especiais;

     Colocar uma música que torne o ambiente de compra mais acolhedor;

     Estimular o cliente a adquirir um produto pelo cheiro ou pelo toque.

No entanto, para além desses exemplos, essa estratégia também pode despertar e estimular sentimentos como a lembrança e a nostalgia, o desejo, o impulso, o bem-estar, e tudo isso afeta diretamente o consumidor porque cria uma atmosfera favorável à compra.

Uma vez que isso acontece, o consumidor começa a perceber os produtos como prazerosos, satisfatórios, ou como objetos de desejo, resultando em aumento de vendas e mais lucro para o seu estabelecimento.

Por que usar o marketing sensorial no supermercado?

Não existe nenhum outro cenário mais propício para trabalhar os sentidos humanos do que o supermercado. Os inúmeros produtos disponíveis nas gôndolas sempre despertam a curiosidade do consumidor e podem ser ainda mais atraentes se estiverem disponíveis da forma correta.

Afinal, quem nunca passou na seção de produtos de limpeza e ficou imaginando como seria a sensação de ter aquele cheiro gostoso em casa? Ou mesmo sentiu o cheiro do café quentinho de algum demonstrador e ficou com vontade de comprar?

Neste exato momento, você pode estar procurando uma lembrança de um cheiro gostoso porque foi estimulado a reviver essa sensação lendo este texto. Imagina o que esta técnica pode fazer para estimular o seu cliente a comprar mais no seu estabelecimento?!

O que você precisa levar em consideração para começar a utilizar o marketing sensorial no supermercado é que essa técnica pode influenciar a decisão de comprar porque:

     A experiência do seu cliente é mais importante do que a forma como você se comunica com ele;

     Os sentidos criam conexão com o consumidor;

     Seu cliente fica muito mais suscetível a comprar se ele é estimulado por algum sentimento ou uma sensação.

Portanto, se você ainda não começou a trabalhar o marketing sensorial no supermercado, chegou a hora de colocar essa técnica em prática! Confira agora as nossas dicas e aprenda a impactar o seu cliente com experiências ainda mais positivas.

Os benefícios dessa estratégia em sua loja

São muitas as vantagens de utilizar o marketing sensorial no supermercado, mas a principal delas é, sem dúvidas, aumentar a rentabilidade do seu negócio.

Já falamos aqui sobre a importância de se criar boas experiências para o seu cliente durante as compras e mesclar essas experiências com o estímulo dos sentidos humanos pode trazer ainda mais vantagens para o seu negócio.

Mas tome cuidado! Você pode trabalhar todos os sentidos do seu cliente durante um processo de compra ou trabalhar apenas um sentido. Isso vai depender muito do seu tipo de negócio e da experiência que você quer causar.

Vale lembrar que, principalmente quando falamos sobre produtos mais caros, o seu cliente tende a pensar mais antes de levar. Por isso, é importante criar um ambiente mais tranquilo, que estimule a vontade dele adquirir tal produto e não o fazer desistir de comprar.

Além disso, o marketing sensorial no supermercado pode contribuir para:

     Criar vínculos emocionais com seu cliente;

     Fidelizar o consumidor à sua marca;

     Fazer o cliente defender sua marca pela experiência que ela causa.

Aprenda estratégias e dicas para utilizar o marketing sensorial no supermercado

Agora que você já sabe como o marketing sensorial no supermercado pode alavancar seu negócio, chegou a hora de entender como aplicar esta técnica na prática e quais são as melhores formas para fazer isso de forma eficiente.

Para estimular os sentidos do seu cliente, é importante entender o comportamento dele. Ou seja, você deve aprender, a partir da análise de dados do perfil do seu consumidor, quais são as principais dores e anseios que ele tem durante a fase de compra e, principalmente, o motivo pelo qual ele está comprando no seu estabelecimento.

Uma outra dica muito importante é que uma boa estratégia de marketing sensorial deve se repetir em todas as lojas, caso o seu negócio tenha mais do que uma unidade. Como estas sensações também colaboram para a identidade do seu estabelecimento, é preciso garantir que toda a rede ofereça o mesmo nível de qualidade.

A seguir, vamos falar de cada um dos sentidos e quais técnicas podem ser utilizadas para estimular e despertar cada um deles durante a jornada de compra do consumidor.

Olfato

É o sentido mais estimulado nas estratégias de marketing sensorial no supermercado. Quanto mais familiar e acolhedor é o aroma em seu estabelecimento, mais fácil o seu cliente vai lembrar de você.

Tato

É importante lembrar que boa parte do processo de decisão de compra por parte do cliente está na relação que ele faz do produto e da forma como ele será utilizado.

Por isso, é muito importante otimizar o sentido do tato na experiência do consumidor para que ele sinta certeza de que o produto a ser adquirido será um bom investimento.

Visão

O marketing sensorial no supermercado reforça a importância da identidade visual e a forma como os itens são apresentados ao cliente. Logo, as cores e os aspectos visuais devem ser utilizados de forma estratégica para que o cliente tenha a melhor percepção possível.

Audição

Uma música agradável aos ouvidos do cliente pode ser fundamental para que ele permaneça por mais tempo na loja. Aliás, recursos sonoros produzem sensações que podem alterar o humor do consumidor, e se a escolha for bem feita, ele vai ser estimulado a consumir.

Paladar

Não tem nenhum outro sentido que traz mais memórias ao consumidor do que este. Por isso, invista bastante em degustações porque isto contribui e muita para uma boa experiência em seu estabelecimento.

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