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Restaurantes e lanchonetes também podem oferecer uma ótima experiência ao cliente!

Restaurantes e lanchonetes também podem oferecer uma ótima experiência ao cliente!
VR Software
junho 16, 2023

Saber como oferecer uma boa experiência ao cliente em seu restaurante ou lanchonete é essencial.

Lanchonetes e restaurantes são estabelecimentos extremamente procurados em qualquer lugar. Isso porque eles visam atender uma necessidade básica do ser humano – a alimentação.

Mas, apesar de ser procurado, é importante que o empreendedor saiba como deixar o cliente feliz, buscando ideias para promover o melhor atendimento no restaurante.

A experiência do cliente tem se tornado um ponto de preocupação para todo empreendedor, em qualquer segmento do mercado.

Afinal, para vencer a concorrência e conseguir se destacar, é preciso pensar no bem-estar do seu cliente.

E nós, da VR Software, nos preocupamos com isso e queremos te oferecer algumas soluções.

Pensando nisso, preparamos esse guia completo, a fim de lhe ensinar como fazer o cliente ter uma boa experiência, e o que fazer para atrair clientes para sua lanchonete ou restaurante. Nos acompanhe!

 

Você vai ver nesse texto:

Importância de ofertar uma boa experiência ao cliente em 2023

Veja 09 maneiras de deixar o seu cliente feliz e ter uma boa experiência:

1 – Atendimento humanitário

2 – Mantenha o ambiente agradável

3 – Dê opções ao seu cliente

4 – Invista no delivery de qualidade

5 – Seja transparente

6 – Esteja ativo nas redes sociais

7 – Tenha um bom programa de fidelidade

8 – Higiene do local

9 – Trabalhe o design e a decoração do seu negócio

Erros mais comuns ao tentar manter a experiência do cliente

 

Importância de ofertar uma boa experiência ao cliente em 2023

Você pode se perguntar: mas, porque eu preciso saber como deixar o cliente feliz?

Primeiramente, precisamos reconhecer que os clientes estão cada vez mais exigentes e querendo o melhor atendimento e resultados.

O gigantesco número de lanchonetes e restaurantes espalhados pelo Brasil, torna esse mercado ainda mais competitivo, exigindo dos empreendedores estarem sempre buscando por inovação e qualidade.

Além disso, clientes insatisfeitos podem se disseminar como um vírus, contaminando os seus lucros e a boa imagem de seu negócio.

Já imaginou o impacto que uma pesquisa de avaliação ruim pode ter?

Mas, além de todos esses elementos que apontamos, o principal motivo pelo qual você deve ofertar uma boa experiência ao cliente é a fidelização.

Clientes insatisfeitos são clientes que dificilmente retornarão ao seu estabelecimento, isto é, eles não serão fiéis (fidelizados).

A fidelização é essencial.

Certamente, é praticamente impossível agradar a todos os clientes que frequentam sua lanchonete ou restaurante.

Mas, ter aqueles clientes que sempre marcam presença, que são fiéis, é importante para conseguir manter um bom faturamento.

Em cidades pequenas e médias, isso é ainda mais fundamental. Uma vez que o público é mais limitado, você precisará conseguir a fidelização dos seus clientes.

 

Veja 09 maneiras de deixar o seu cliente feliz e ter uma boa experiência em restaurantes e lanchonetes

1 – Atendimento humanitário

Fazer o treinamento em atendimento em lanchonetes e restaurantes, é algo que não costuma ser levado tão a sério.

Os empreendedores investem muito dinheiro em marketing, produtos e serviços, mas se esquecem que, a forma com que o cliente é tratado, é essencial.

Saber o que fazer para melhorar o atendimento do restaurante ou lanchonete faz toda a diferença.

Nada deixa um cliente mais irritado do que ser mal tratado.

Funcionários que sorriem, cumprimentam, estão sempre dispostos a ouvir e atender os questionamentos dos clientes, é algo essencial.

Assim, ofereça aos seus colaboradores um treinamento de atendimento em lanchonetes e restaurantes.

Essa dica é tão valiosa que, mesmo que siga à risca as demais que apresentamos, e desconsidere esta, o resultado pode ser desastroso.

 

2 – Mantenha o ambiente agradável

O cliente precisa se sentir acolhido, como se estivesse em casa.

Assim, por exemplo, em um restaurante, músicas altas e/ou extremamente agitadas, podem acabar com a tranquilidade do cliente.

Às vezes ele apenas deseja comer e conversar com a família, mas todo o barulho torna isto inviável.

Além disso, preocupe-se com a temperatura, a iluminação, o acesso à Internet.

Sempre que possível, deixe o banheiro o mais longe possível do cliente, e, principalmente, da cozinha.

 

3 – Dê opções ao seu cliente

O que fazer para melhorar o atendimento do restaurante?

Saber como deixar o cliente feliz implica em dar-lhe liberdade de escolha.

Se ele quiser retirar e/ou acrescentar algo em seu prato, faça-o.

Pergunte, logo que chegar ao estabelecimento, se ele deseja se sentar próximo a outras pessoas, ou em um canto mais afastado, com maior privacidade.

Mostre-se aberto a ouvir e atender qualquer desejo manifestado por ele.

 

4 – Invista em um delivery de qualidade

O delivery é fundamental se você deseja aprender o que fazer para atrair clientes para a lanchonete ou restaurante.

Mas não é apenas inserir esse serviço. Ele precisa ter qualidade.

A higiene do entregador (principalmente tendo em vista o pós pandemia), a higienização dos alimentos e embalagens.

Lembre-se de ter uma maquininha de cartão de crédito sempre com o entregador, e, ela deve sempre estar carregada.

A agilidade também é importante. Mas, caso você saiba que demora para levar o pedido do cliente, não minta. Diga a verdade.

Clientes ficam muito insatisfeitos com locais que prometem “entrega em 20 minutos”, mas demoram 1 hora.

 

5 – Seja transparente

A transparência é fundamental para uma boa relação em qualquer esfera da vida. Entre clientes e estabelecimentos funcionam da mesma forma.

Se você não pode fazer algo, não conseguirá atender aquele pedido do cliente, se o pedido irá demorar mais que o previsto, seja transparente e diga.

Alimentar mentiras e a expectativa dos clientes deixa-os extremamente frustrados.

 

6 – Esteja ativo nas redes sociais

Inserir sua lanchonete ou restaurante nas redes sociais, investir no chamado Marketing Digital, é importante.

Mas, de nada adianta ter acesso a essas redes, mas não estar ativo. Isso acontece com mais frequência do que imaginamos.

O cliente manda uma mensagem e cinco horas depois o estabelecimento responde.

Pouco a pouco, os clientes deixam de procurar sua lanchonete ou restaurante.

Recomendamos que você tenha alguém responsável para responder mensagens em todas as redes sociais, com o máximo de agilidade e educação possíveis.

 

7 – Tenha um bom programa de fidelidade

Incentivar os clientes fidelizados a permanecer com você, é uma das ideias para promover a experiência do cliente no restaurante ou lanchonete.

Promoções exclusivas, cupons de desconto, acumulo de pontos e sorteios, por exemplo, são ferramentas práticas de como deixar o cliente feliz.

 

8 – Higiene do local

Sim. A higiene também faz parte de uma boa experiência!

Se ele não vê o local bem higienizado, como poderá confiar na higiene da comida?

Restaurantes e lanchonetes precisam ser lavados e limpos todos os dias. As cadeiras e mesas, banheiros e utensílios, devem ser todos desinfetados com álcool.

 

9- Trabalhe o design e a decoração do seu negócio

Essa é, basicamente, a cerejinha do bolo.

Uma excelente ideia para quem não sabe o que fazer para atrair clientes para a lanchonete ou restaurante, é deixar seu local inspirador e atrativo.

Por exemplo, dialogue o seu menu com a decoração.

Se seu restaurante vende comida mexicana, invista numa decoração recheada com elementos que remetam à cultura do México.

Coloque um lustre, deixe as paredes bem pintadas.

É uma dica que exigirá um pouco de capital, mas que certamente vale muito a pena e chama atenção dos clientes.

 

Erros mais comuns ao tentar manter a experiência do cliente

– Não buscar responder à pergunta: o que fazer para melhorar o atendimento no restaurante?;

– Funcionários despreparados e mal-educados;

– Sufocar o cliente: não precisa ficar rodeando a mesa do seu cliente. Apenas fique acessível para que ele lhe chame quando for necessário;

– Tirar a liberdade de escolha: muitos locais se mostram inflexíveis quando, por exemplo, o cliente solicita que algum ingrediente seja retirado;

– Não pedir feedbacks: quando o cliente estiver saindo, pergunte o rapidamente se ele tem alguma sugestão ou crítica;

– Investir em uma única estratégia e desprezar outras: o ideal é que você invista de forma equilibrada em todas as dicas que apontamos aqui.

 

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