A gestão de compras é uma das atividades mais estratégicas de um supermercado, influenciando diretamente no estoque, no relacionamento com os clientes e na lucratividade da loja. Ou seja, está relacionada à competitividade e ao sucesso da empresa.
Mas sabemos que garantir o abastecimento correto de produtos ainda é um grande desafio para muitos gestores e supermercadistas.
Pensando nisso, reunimos algumas dicas infalíveis para que você consiga alcançar uma gestão de compras altamente eficiente para o seu negócio!
Aproveite!
Gestão de compras: A importância
A gestão de compras é fundamental para o bom funcionamento de um supermercado.
Afinal, essa atividade é responsável por gerenciar os produtos que entram nas lojas, controlar o estoque e abastecer as prateleiras no PDV.
Portanto, quando essa operação é bem feita, além de aumentar a margem de lucro, ela previne problemas de ruptura e desperdícios, evitando prejuízo.
Assim, uma boa gestão de compras traz muitas vantagens, integrando todas as áreas da empresa. Com um bom planejamento, você consegue adquirir produtos com melhores preços, potencializado os resultados do seu negócio.
Então, se o seu desejo é saber como gerenciar as compras do seu supermercado com eficiência e lucratividade, fique atento às nossas dicas a seguir!
Gestão de compras: Dicas para aumentar a lucratividade do seu negócio!
Confira nossas dicas práticas para potencializar a gestão de compras do seu supermercado!
1. Tenha bons fornecedores: parceiros estratégicos
Investir no relacionamento transparente com bons fornecedores vai garantir o abastecimento contínuo do seu estoque, evitando falhas de abastecimento, além de aumentar o seu poder de negociação, entre outras vantagens.
Ou seja, uma boa gestão de compras está diretamente ligada à eficiência dos fornecedores, com relação à qualidade dos serviços prestados por eles.
Assim, você pode manter um histórico dos fornecedores, selecionando-os por critérios importantes, tais como:
– Reputação;
– Qualidade dos produtos;
– Preço e
– Condições de entrega.
E, claro, saber negociar com eles fará toda a diferença, para garantir o melhor preço e a forma de pagamento e prazo de entrega que o seu negócio precisa.
Vale ressaltar também que a programação adequada dos pedidos é essencial para o sucesso das vendas.
2. Garanta total controle do seu estoque
A gestão de compras deve trabalhar totalmente alinhada à gestão de estoque da sua empresa.
Afinal, ter uma grande quantidade de itens armazenados, com baixo fluxo de saída, certamente, vai gerar prejuízos para o seu negócio.
Em contrapartida, a falta de produtos em estoque prejudica as vendas, afetando ainda a imagem da empresa perante o cliente.
Com isso, as compras devem ser feitas de acordo com as reais necessidades da empresa.
E como garantir o total controle de estoque e evitar o excesso de compras e/ou desperdícios?
Para isso, você precisa registrar todas as entradas e saídas de mercadorias, além de analisar como está a procura e a venda de determinados itens. Para realizar compras mais assertivas, basta fazer o cruzamento desses dados com as rupturas e o volume de produtos não vendidos.
3. Tenha um planejamento estratégico: estabeleça metas e indicadores
Contar com um planejamento estratégico, estabelecendo os principais objetivos do seu negócio, vai envolver todas as áreas da empresa em busca dos melhores resultados.
Assim, é importante estabelecer metas e indicadores do seu negócio, mensurando os resultados de cada área.
Com isso, o planejamento de compras será feito, a partir do conhecimento da demanda, estando atento às vendas e ao estoque.
4. Realize a gestão de compras com base em dados
Um levantamento de dados adequado permite que a área de compras tome decisões mais assertivas.
Com isso, antes de realizar as compras, o seu gestor vai conseguir as respostas para perguntas fundamentais, tais como:
Quais setores ou departamentos têm gerado maiores demandas?
Quais os itens de maior giro?
Há produto sem giro? Se sim, por que isso ocorre?
O que deve ser adquirido considerando as próximas datas sazonais?
Todas essas informações, bem como a análise do fluxo de vendas, são essenciais para um planejamento de compras eficiente.
5. Adote a tecnologia para otimizar a gestão de compras e garantir eficiência
Utilize a tecnologia a seu favor para otimizar a sua gestão de compras, garantindo muito mais eficiência.
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– Relatórios gerenciais e financeiros;
– Indicativos de performance;
– Gestão orçamentária;
– Consolidação dos dados de vendas, compras e investimentos.
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– Controle orçamentário;
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Agora que você já sabe como ter uma gestão de compras mais eficiente, que tal já começar a colocar em prática as nossas dicas?
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