O ticket médio de supermercado é um importante indicador de desempenho, evidenciando o quanto a empresa tem conseguido fechar negócios mais lucrativos.
Ou seja, ele está diretamente relacionado ao sucesso das vendas! E cá para nós, não é isso que toda empresa procura?
Então, cabe agora uma reflexão: você tem acompanhado de perto esse índice? E o que você tem feito de fato para aumentar o ticket médio da sua loja?
Sabemos que muitos estabelecimentos deixam de lado esse acompanhamento devido ao alto volume de vendas no dia a dia, mas isso é um grande erro! Afinal, essa métrica ajuda ajudar a medir as vendas, bem como criar estratégias, projetando o crescimento de uma empresa.
Então, se alcançar esse objetivo ainda é um desafio para o seu negócio, continue a leitura e confira algumas dicas valiosas e práticas para elevar o ticket médio do seu supermercado.
Aproveite!
Ticket médio de supermercado: Por que essa métrica é importante?
Acompanhar os resultados da sua loja é fundamental para a análise do desempenho da empresa.
Nesse sentido, o ticket médio é uma das métricas indispensáveis para projetar o crescimento de um negócio. Afinal, ele mede o valor médio das vendas de um determinado período.
Uma empresa que consegue manter o seu ticket médio alto, por exemplo, significa que ela tem uma ótima performance em vendas.
Para calculá-lo é muito simples: basta dividir o valor do faturamento total pelo número de vendas de um período (um dia, uma semana ou um mês, por exemplo). O ticket médio também pode ser calculado por cliente.
Com esse resultado em mãos, você vai perceber se o valor médio de vendas está dentro do esperado. Caso contrário, é hora de investir em novas estratégias!
E vale lembrar que o cálculo do ticket médio também te ajuda a descobrir outras informações importantes, tais como:
– Marcas que vendem mais;
– Categorias de produtos mais relevantes;
– Período do mês que um produto vende mais.
A partir desses dados, você vai conseguir estabelecer metas, identificar problemas, entender melhor o perfil dos clientes, criar estratégias de marketing e vendas, entre outras ações para aumentar os resultados do seu negócio.
Agora que você já sabe a importância dessa métrica, vamos à prática?
No próximo tópico, confira nossas dicas para elevar o ticket médio do seu supermercado.
Ticket médio de supermercado: Dicas práticas para aumentá-lo
Veja algumas dicas práticas para escalar os resultados da sua loja.
Conheça o perfil do seu cliente e relacione-se com ele
Antes mesmo de colocar em prática qualquer estratégia para aumentar o seu ticket médio, é fundamental conhecer o perfil do seu cliente.
Afinal, você precisa entender as reais necessidades e os desejos do seu público, para desenvolver ações mais assertivas.
E lembre-se que é muito importante manter o relacionamento com o cliente também em todo sua jornada de compra, incluindo o Pós-Venda, estabelecendo uma relação próxima e de confiança.
Para isso, utilize sistemas de CRM, que realizam a gestão do relacionamento com o consumidor.
Amplie o mix de produtos
Ampliar a variedade de produtos é uma maneira eficaz de aumentar o ticket médio.
Afinal, quanto mais opções você oferecer para o cliente, mais chance ele terá de acrescentar novos itens no carrinho de compras.
Sem contar que, com um mix diversificado, você oferece uma experiência de compra mais completa também.
E com os dados do perfil do seu público em mãos, como já mencionamos na primeira dica, fica ainda mais fácil incluir novos produtos dentro das suas necessidades e desejos.
Organize as prateleiras de forma atrativa
Você sabia que 70% das decisões de compras são tomadas no ponto de venda (PDV)?
É o que aponta uma pesquisa feita pela Nielsen.
Com isso em mente, é importante manter as suas prateleiras atrativas para o consumidor.
Então, organize bem suas pontas de gôndolas e invista em estratégias de cross selling. Você pode utilizar a combinação de produtos de alto giro com itens de alta margem de lucro, como, por exemplo, sabonete e bucha de banho.
Outra dica importante é posicionar produtos com maior um maior margem de lucro nas prateleiras que ficam na altura dos olhos do consumidor, despertando o desejo de compra.
Ofereça descontos e faça promoções periódicas
Oferecer descontos e promoções é uma estratégia importante para aumentar o giro do estoque. Assim, você pode investir em ofertas de produtos que demoram mais tempo para serem vendidos.
Além disso, as promoções recorrentes são um incentivo para o cliente retomar à sua loja.
Para isso, é importante escolher um determinado dia da semana, por exemplo, para uma promoção específica de uma linha de produtos. Assim, o cliente cria um vínculo maior e já sabe que naquele dia específico pode contar com aquela vantagem.
Outra promoção atrativa, que aumenta o ticket médio, é a “leve mais e pague menos”.
Criar ofertas relâmpago também é mais uma solução eficaz para atrair o cliente que estiver em compras. Aproveite essa estratégia para os produtos perecíveis ou com vencimento próximo, por exemplo.
Mas tenha em mente que as promoções precisam ser muito bem divulgadas e os preços precisam ser menores que os da concorrência.
Tenha seu próprio clube de benefícios e fidelize o cliente
Investir em um clube de benefícios com programas de fidelidade traz diversos benefícios.
Além de incentivar o consumo e frequência de compra no seu estabelecimento, estimulando a recompra, o cliente se torna fiel à sua marca.
Para isso, algumas estratégias eficazes são:
– Ter um aplicativo personalizado do seu supermercado, com o clube de vantagens para o seu cliente;
– Ter um programa de cashback e
– Investir no atendimento omnichannel.
Invista na melhor Experiência do Cliente
Um cliente satisfeito é aquele que foi bem atendido por sua equipe e teve suas expectativas superadas.
Para isso, treine e motive constantemente sua equipe!
E ainda: ofereça um ambiente agradável de compra, com música, organização, degustações, entre outras vivências que o cliente pode ter na sua loja enquanto faz suas compras. Explore o marketing sensorial.
Para garantir a melhor experiência do cliente, é importante também não deixar faltar nenhum produto, evitando a ruptura, ou seja, mantendo o controle total do seu estoque.
Afinal, de nada adianta criar estratégias de vendas e atrair o consumidor, mas não ter o produto disponível na loja, não é mesmo?
Como vimos, várias ações ajudam aumentar o seu ticket médio, fundamental para o crescimento sustentável e o sucesso da sua empresa, certo?
Agora que você já sabe como manter o seu ticket médio elevado, é hora de colocar as estratégias em prática para impulsionar o seu faturamento.
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