A etapa final da experiência de compra do cliente é a que consolida um bom atendimento, ou prejudica a imagem de uma loja. Todo cliente deseja pagar por suas compras de maneira rápida, sem problemas. Por isso, é crucial otimizar a frente de caixa do supermercado.
Neste texto, você vai saber como evitar problemas que podem derrubar as vendas e conquistar a satisfação do consumidor no checkout. Saiba o que é a frente de caixa, sua importância e como otimizar a área em 5 passos!
O que é a frente de caixa e qual a sua importância
A frente de caixa é uma das áreas mais importantes de um supermercado. É nela que os clientes fazem o pagamento e concretizam a compra.
Por parte da loja, os operadores de caixa registram os produtos selecionados pelos consumidores, realizam os cálculos no sistema e recebem o pagamento.
Embora seja simples, esse processo é de extrema importância. Atendimento demorado, divergência nos preços e problemas no sistema são alguns dos ruídos que fazem com que um supermercado perca vendas.
Você pode oferecer os melhores produtos, garantir boas promoções e uma jornada de compra satisfatória. No entanto, os clientes podem esquecer tudo que deu certo anteriormente caso ocorram erros na etapa de pagamento das compras
Até porque, ninguém fica satisfeito ao esperar por muito tempo em uma fila. Ou ao se deparar com divergência de preços entre as gôndolas e o checkout. Nem mesmo com o atendimento ruim por parte dos operadores de caixa.
Ao se deparar com esses erros, o shopper pode pensar duas vezes antes de voltar a comprar naquele supermercado. Por isso, é indispensável otimizar a frente de caixa do supermercado!
Como otimizar a frente de caixa do supermercado
Seu supermercado já conseguiu concluir diversos estágios com sucesso. Atraiu o cliente, proporcionou uma experiência de compra agradável no momento de escolha dos produtos. Só falta fechar com chave de ouro!
Para eliminar os erros já citados, é necessário executar estratégias para a frente de caixa do supermercado. Elas passam, entre outros fatores, pela potencialização da capacidade profissional dos operadores, bem como fatores estruturais e políticas de atendimento da loja.
A seguir, separamos os 5 passos cruciais para aperfeiçoar a frente de caixa em uma loja!
1- Treinar os operadores de caixa
Diante da necessidade de agilizar o atendimento, o trabalho dos operadores de caixa é importantíssimo. Primeiro, eles precisam saber usar os equipamentos da frente de loja, sem cometer erros, é claro, de forma rápida.
Para além dos sistemas, os operadores também devem saber se comunicar bem com o consumidor, sobretudo em caso de problema. Portanto, é fundamental treinar os atendentes de caixa, com cursos e treinamentos que potencializam suas capacidades profissionais.
Além disso, é muito importante fazer com que boas práticas de atendimento sejam regra na empresa. Uma abordagem humanizada, e de fato preocupada com a satisfação do shopper, deve fazer parte da cultura de gestão do supermercado.
2- Diversificar os meios de pagamento
O avanço da tecnologia proporcionou o surgimento de diferentes formas de pagamento, como os cartões, e mais recentemente o pix. Muitas pessoas têm evitado pagar com dinheiro em espécie, por questões práticas e de segurança.
Portanto, é primordial trabalhar a frente de caixa do supermercado para aceitar diversos meios de pagamento. Além do pix, outros métodos como criptomoedas e pagamentos via smartphone estão ganhando espaço.
Oferecer a possibilidade de realizar o pagamento por diferentes meios é atender uma demanda dos clientes. Além de diversificar as opções, a loja pode se abrir para formatos que são mais rápidos, o que também agiliza todo o processo.
3- Eliminar divergências de preços
Um dos erros mais graves que pode acontecer na frente do caixa é a divergência de preços. Se o cliente escolher um produto, e na prateleira ele apresenta um preço diferente do cobrado no checkout, certamente o supermercado terá problemas.
O preço é um dos fatores considerados com mais atenção pelo shopper na hora de escolher uma mercadoria. Seja para mais ou para menos, a divergência com os valores apresentados nas etiquetas gera desconfiança e a sensação que a loja é desorganizada.
Na maioria das vezes, esse problema é causado pela alteração nos preços das mercadorias. Para evitar o problema, basta trabalhar com softwares que realizam a auditoria e atualização dos valores no tempo certo.
4- Investir em tecnologia
Investir em tecnologia é importantíssimo para conseguir otimizar a frente de caixa do supermercado. Sistemas de gestão são fundamentais para assegurar um registro correto das operações.
Além disso, é importante garantir que esses softwares trabalhem de forma integrada com outros sistemas vitais do estabelecimento. Isso permite que a frente de caixa funcione em conjunto com o controle de estoque, o que gera ganhos para ambas as áreas.
Embora essas ferramentas impactem diretamente na experiência do cliente, também existem tecnologias voltadas para agilizar e facilitar o checkout. Elas são importantes, sobretudo, para reduzir a sobrecarga nos caixas comuns.
5- Trabalhe com as soluções da VR Software
Separamos 3 soluções da VR Software que vão te ajudar a otimizar a frente de caixa de sua loja!
VR Frente de Caixa: Ferramenta que garante uma gestão completa da frente de caixa. Ela reúne recursos de gerenciamento das operações financeiras, vendas, CRM e estoque.
Também estabelece a integração com ERP e atende às exigências legais com emissão das notas fiscais.
VR Self Checkout: A solução para as longas filas e o tempo excessivo de espera. O sistema de autoatendimento da VR permite que o cliente facilite o pagamento de suas compras.
Com ele, é possível tirar a sobrecarga dos caixas e aumentar o número de terminais de atendimento no supermercado.
Gostou? Conheça todas as nossas soluções tecnológicas e otimize não só a frente de caixa, mas todas as áreas vitais de seu supermercado!