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Com os consumidores cada vez mais informados e conectados, novas tendências do Varejo têm surgido frequentemente.

Assim, impulsionadas por novas formas de compras, como também pelo surgimento de novas tecnologias e por estratégias de marketing, as tendências do setor seguem mudando ao longo dos anos.

Então, se você deseja ter mais oportunidades de negócios no próximo ano, é crucial acompanhar esse movimento!

Para te ajudar nesse desafio, reunimos neste artigo as 4 principais tendências do Varejo para 2023.

Continue a leitura e saiba como se preparar para alcançar os melhores resultados em vendas no ano que vem!

Aproveite!

 

Tendências do Varejo: O que o consumidor deseja?

Saber exatamente o que o consumidor deseja, como ele realiza suas compras e o que ele espera das marcas é o primeiro passo para a criação das suas estratégias de marketing, de vendas e de relacionamento com o público em 2023.

A pesquisa “Tendências do Varejo 2023”, realizada pela consultoria Opinion Box, apontou o que deve pautar o segmento no próximo ano ao entrevistar mais de 2 mil consumidores em todo o Brasil.

No próximo tópico, comentamos as principais tendências para o próximo ano, para que você se antecipe, colocando-as em prática!

 

Tendências do Varejo: Saia na frente da concorrência!

Fique ligado no que será tendência para o próximo ano!

 

1. Experiência Omnichannel: Jornada de compra híbrida

A estratégia de vendas omnichannel seguirá forte em 2023.

Vamos retomar o conceito de omnichannel:

Uma estratégia omnichannel é aquela que integra diversos pontos de contato com cliente, ou seja, os canais de comunicação com a marca, oferecendo a melhor experiência de compra.

Um exemplo que já funciona muito bem no Varejo é quando o cliente tem a possibilidade de comprar on-line, mas opta pela retirada na loja física.

Vale lembrar que o omnichannel não se resume ao canal escolhido para a compra, mas também pelas etapas: de pesquisa, conhecimento das soluções ou produtos e atendimento.

Assim, tudo isso deve funcionar de forma unificada.

A pesquisa “Tendências do Varejo 2023” apontou que, em 87% dos casos, há pesquisa de preço em loja física que termina em compra online.

Já outros 80% dizem que pesquisam virtualmente para comprar no ambiente físico depois. Outra estratégia abordada foi a da compra on-line para retirada na loja física (78%).

 

2. Social Selling ou Social Commerce: Venda através das redes sociais

As compras por meio das redes sociais também são muito atrativas para o consumidor.

Social Selling ou Social Commerce é quando as marcas usam as redes sociais para vender seus produtos ou serviços, sem depender de uma loja física ou virtual. Ou ainda quando as vendas, que vierem das mídias sociais, se vinculam a um e-commerce, por exemplo.

O WhatsApp (58%) e o Instagram (47%) estão entre as redes mais populares para a compra, segundo a pesquisa.

O Live Commerce também tem ganhado destaque: 40% afirmam já terem realizado compras após lives no Instagram (59%) e no YouTube (46%).

Portanto, a experiência de compra por meio dessas redes é vista como positiva por mais de 80% dos consumidores entrevistados.

Assim, é importante estar atento quanto ao uso das redes sociais como uma grande estratégia de vendas do seu negócio!

Afinal, as próprias mídias sociais já ditam essa tendência, possibilitando que as marcas possam usá-las como plataformas de venda. Os recursos do Instagram, por exemplo, servem como uma excelente vitrine virtual de vendas.

 

3. Tecnologias na Jornada de Compra

As tecnologias nos processos de compra também vieram para ficar!

Como já sabemos, nos últimos anos, a forma como os clientes compram e se envolvem com as marcas mudou drasticamente!

Enfim, os hábitos de compra estão mudando o tempo todo. O consumidor está cada vez mais informado e conectado.

Para acompanhar isso, é crucial investir em tecnologia. Por meio dela, é muito mais fácil atingir o cliente no momento certo, aprimorando sua experiência para garantir sua satisfação no fim da jornada de compra.

Algumas tecnologias que ajudam o processo de compras são: QR Codes,  carteira digitais para pagamentos, clube de benefícios, pix, entre outras.

A tecnologia possibilita ainda a integração de canais on-line e off-line, facilitando a decisão de compra dos clientes.

Segundo a pesquisa, 86% acreditam que a tecnologia ajuda no processo de compra e 56% dos entrevistados utilizam QR Code para pagamentos. E quanto às ferramentas preferidas para essa finalidade estão o uso de carteiras digitais (53%) e os chatbots (30%).

 

4. Atendimento personalizado

O atendimento personalizado está relacionado à personalização da experiência do cliente.

Afinal, o Varejo de hoje vai muito além da venda de produtos: é preciso encantar os clientes!

Portanto, a retenção e fidelização de clientes só acontecem quando há uma construção de um relacionamento verdadeiro entre as marcas e seu público.

O desejo do consumidor é se sentir único e ter seus interesses atendidos. Alguns dados da pesquisa comprovam isso:

 

– 73% preferem comprar de marcas com as quais já tiveram experiências personalizadas;

– 75% indicam para os amigos marcas que oferecem experiências personalizadas;

– 69% consideram comprar de marcas que oferecem atendimento personalizado.

 

E como alcançar o engajamento do consumidor?

 

Primeiramente, é fundamental conhecer profundamente o seu público por meio da coleta de dados concretos.

Com isso, fica fácil descobrir os reais interesses de cada cliente, personalizando as ofertas, ou seja, oferecendo o que o cliente realmente deseja.

No relacionamento com o cliente, é importante também entender quais canais o cliente prefere para interagir com as marcas.

Como vimos, várias ações ajudam a aumentar os resultados do seu negócio, alcançando o sucesso da sua empresa!

Agora que você já sabe quais são as tendências para o Varejo em 2023, é hora de colocar as estratégias em prática!

Para isso, conte com a VR Software!

 

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