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O Dia dos Pais é muito mais do que uma celebração quando estamos falando do setor de varejo; estamos falando de uma oportunidade incrível para impulsionar as vendas da sua loja. 

Neste conteúdo, vamos criar um verdadeiro guia para mostrar por que este feriado é tão importante, os setores que você deve preparar e também como fazer marketing para vender mais.

Dia dos pais: Por que é importante se preparar?

Como falamos na nossa introdução, o Dia dos Pais não é apenas importante para expressarmos nossa gratidão e felicidade por ter essas figuras em nossas vidas. 

Para o comércio, especialmente no Brasil, as semanas que antecedem essa data representam uma verdadeira oportunidade de ouro.

No segundo domingo de agosto, essa data atrai diversos consumidores em todo o país em busca do presente perfeito para homenagear os pais. Essa demanda crescente não deve ser subestimada por nenhum varejista, pois a concorrência certamente vai aproveitar.

No entanto, não basta apenas oferecer descontos nesta data. Estamos lidando com um aumento significativo na demanda que precisa ser suprido. Portanto, é fundamental preparar estrategicamente toda a sua loja.

Isso inclui desde a preparação do estoque para atender à maior demanda do mês até a realização de um bom marketing para destacar sua loja na região como a melhor opção para compras.

Além disso, essa data representa uma excelente oportunidade para conquistar novos clientes a longo prazo, pois um cliente satisfeito tende a retornar ao seu negócio sempre que possível. Ou seja, esse evento também é uma chance de crescimento para o seu negócio.

É fato que todo esse planejamento requer mais do que um dia para ser executado, mas neste guia vamos abordar os principais pilares aos quais sua loja precisa estar atenta para aproveitar todas as vantagens e facilitar muito o processo.

 

Dia dos pais: Como preparar o estoque e a loja física?

Como falamos anteriormente, é essencial realizar uma preparação de semanas para sua loja física antes de começar a anunciar as ofertas da data comemorativa. Basicamente, existem três passos fundamentais para uma boa preparação para essa data.

 

Contato antecipado com fornecedores

O primeiro passo fundamental para um bom planejamento é o contato antecipado com os fornecedores. 

Muito provavelmente, os outros clientes desses fornecedores também estarão disputando os mesmos produtos, o que pode resultar em preços mais altos se você deixar para pedir mais tarde.

Dessa forma, solicitar com antecedência os produtos específicos para a data comemorativa oferece uma vantagem competitiva para sua loja, permitindo negociar melhor os preços e oferecer descontos mais atrativos.

Mas quais produtos pedir? Recomendamos que você antecipe os produtos que historicamente têm maior demanda nessa época do ano, de acordo com seu software ERP ou software de gestão de estoque. 

Caso sua empresa ainda não tenha esse tipo de software, recomendamos acessar os registros de vendas da sua loja e identificar quais produtos têm maior saída entre homens com mais de trinta anos.

Clique aqui e confira também o nosso conteúdo sobre a importância do inventário de estoque no varejo, aqui mostramos como é possível otimizar esse processo e falamos sobre a importância desse tipo de software.

 

Variedade de itens é fundamental

É importante destacar que ter uma prateleira com uma variedade de produtos é fundamental, pois não há um único tipo de pai, concorda? 

É essencial considerar que, mesmo para os produtos mais comuns entre homens acima de 30 anos, é fundamental contemplar diferentes preferências e diferentes orçamentos.

Claro que sua empresa não vai alocar todo o investimento da mesma forma. É importante respeitar as informações que você tem sobre seu negócio e os itens que mais vendem nessa época do ano, para garantir os melhores resultados possíveis.

 

Organização da loja

A organização da loja em si é fundamental para garantir uma ótima experiência para o cliente. Entretanto, quando falamos de organização, não estamos necessariamente falando se a loja está bem organizada ou não, embora isso seja um fator fundamental.

Quando nos referimos à organização da loja, estamos falando da disposição dos itens e de onde eles devem ficar. É crucial identificar os locais com maior tráfego de pessoas na sua loja e posicionar os itens estrategicamente nesses pontos.

Essa organização não só facilita a navegação dos clientes, mas também aumenta as chances de eles encontrarem o que procuram. 

Geralmente, esses lugares incluem áreas próximas à entrada ou próximo ao caixa, pois são locais pelos quais os clientes necessariamente passam.

Além disso, é importante agrupar itens complementares próximos uns dos outros, pois essa organização aumenta as vendas por impulso.

 

Dia dos pais: Como fazer marketing para vender mais?

Para finalizar nosso conteúdo, vamos falar sobre o marketing, afinal, o estoque já está completo, os itens estão organizados nas prateleiras e precisamos anunciar todos esses produtos para os clientes.

 

Destaques na loja

Destacar mensagens de amor para com os pais e ressaltar como eles são fundamentais em nossas vidas é uma excelente forma de marketing para os clientes mais frequentes da loja. Afinal, foca no lado emocional do cliente.

Esses destaques podem ser feitos por meio de cartazes, vídeos em loop em painéis ou pequenos displays com essas mensagens. Essas iniciativas podem ser implementadas muito antes da data comemorativa, preparando assim os clientes mais recorrentes para o evento.

Leia também: Chegou o momento de transformar a experiência do cliente no seu supermercado!

 

Parcerias com influenciadores

As parcerias com influenciadores têm se tornado cada vez mais interessantes para as empresas. Afinal, são pessoas com milhares de seguidores que podem se tornar clientes da sua loja.

Para isso, é necessário buscar influenciadores da sua região e entrar em contato para fazer uma proposta de parceria para a data comemorativa. 

Nossa recomendação é que você verifique os resultados dos influenciadores antes de fechar a parceria e tenha certeza de que eles possuem o público que sua loja deseja atingir.

 

Promoções e descontos

Para finalizar, as promoções e descontos exclusivos para a data comemorativa são muito importantes. Existem várias formas de oferecer descontos e promoções, como descontos progressivos, brindes exclusivos ou até mesmo pacotes promocionais.

O mais importante nesse caso é destacar ativamente essas ofertas nos canais de marketing da empresa, como e-mail, redes sociais e o site da sua loja. Além disso, não se esqueça de realizar o mesmo para o e-commerce da sua loja, garantindo uma experiência unificada para o cliente.

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e confira mais estratégias para seu estabelecimento no nosso blog, seja no varejo ou supermercado.