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O mês de abril reserva um dos momentos mais importantes no calendário sazonal. A Páscoa é um feriado de grande apelo afetivo entre os brasileiros, sobretudo em um ano de retomada mais consistente das reuniões de família. Por isso é fundamental entender o afetivo que envolve a data e saber como trabalhar a Páscoa para supermercado.  

Na Páscoa, o chocolate é um símbolo, o que faz desse produto uma prioridade para os supermercados. Para as fabricantes de chocolate, por exemplo, o período da Páscoa representa 20% do faturamento anual

Contudo, não apenas de chocolate se faz a Páscoa. Outros produtos, como peixes, o bacalhau e frutos do mar, além de vinhos, por exemplo, são muito procurados para os almoços de celebração.  

Quando se fala em datas comemorativas e calendário sazonal, a palavra-chave é planejamento. É necessário trabalhar com antecedência e garantir uma boa gestão do PDV, assim como as estratégias de marketing, visando a experiência do cliente. 

Para te ajudar, preparamos este passo a passo. Saiba como preparar sua loja para vender mais na Páscoa!

Defina os produtos em destaque

Uma das principais funcionalidades da sazonalidade no varejo é identificar os produtos que são mais comercializados a cada época para aumentar o volume de vendas e atender as necessidades do consumidor que comemora datas especiais como Páscoa, Dia das Mães, Natal, entre outras… Portanto, esse é um dos primeiros passos no planejamento que visa trabalhar focado no período de Páscoa para o supermercado, ou qualquer outra data comemorativa. 

Nesse caso é bem simples identificar quais mercadorias você precisa colocar em destaque. Ovos de Páscoa e chocolates diversos estão no topo da lista, afinal, são presentes típicos desta data.

Contudo, é extremamente importante não se limitar aos doces. As famílias que gostam da tradição, costumam fazer almoços especiais e reunir amigos e demais familiares, sobretudo na sexta-feira da paixão e no domingo de Páscoa. 

Alimentos como bacalhau e outros peixes são muito procurados neste período. E claro, não se esqueça que um bom almoço deve ser acompanhado por bebidas de bom gosto, sejam elas alcoólicas ou não.

Neste período, o vinho é muito procurado para harmonizar com pratos de bacalhau e peixes. Experimente sugerir uma harmonização ou receita, para atrair o consumidor a levar mais de um produto e potencializar sua experiência.

Você também pode preparar um mix especial de mercadorias e realizar promoções para compor a mesa de seus clientes com alimentos de qualidade. Definir todos esses produtos permite entrar no próximo passo: a compra das mercadorias para abastecer a loja!

Faça uma boa gestão de estoque

Gerenciar o estoque é um dos processos mais importantes na gestão do varejo. No planejamento da Páscoa para o supermercado, é crucial manter contato com fornecedores para assegurar a disponibilidade dos produtos.

Um dos aspectos mais importantes na gestão do estoque com foco em uma data especial é saber a quantidade necessária de produtos para aquele período de vendas. Após identificar as mercadorias que estarão em destaque, é necessário fazer a compra delas e saber quantas unidades de cada produto precisa estar no estoque de cada loja, quando se tratar de uma rede com mais de um supermercado, por exemplo.

Um método para encontrar essa resposta é analisar dados nos relatórios de venda da loja, dos anos anteriores. Isso explica a importância de se realizar uma gestão integrada entre os setores, como estoque e vendas. Neste caso, o uso de um bom ERP para supermercados pode ser a solução.

Ao saber como foram as vendas anteriormente, é possível ter uma base sólida para definir quantos produtos serão necessários este ano. Se a previsão for de aumento nas vendas, faça um ajuste. O importante é não exagerar para evitar desperdício e produtos encalhados.

O inventário de estoque ajuda nesse controle. É um documento essencial para garantir que existe, no estoque, a quantidade necessária para cada produto, dentro do previsto no planejamento. Se faltar mercadoria é preciso acionar o departamento comercial!

Eliminar a ruptura de produtos no seu PDV é essencial. Neste texto você vai saber como garantir que seu cliente sempre irá encontrar o que precisa nas gôndolas do seu supermercado.

Capriche na divulgação das campanhas

Agora você sabe quais são os produtos mais vendidos na Páscoa e a necessidade de abastecê-los no estoque. Chegou a hora de vender! Para isso, o departamento de marketing precisa trabalhar ativamente. Afinal, está pronta e esperando o seu cliente! Um diferencial pode ser a forma com que se chama a atenção do consumidor e a experiência de compra oferecida.

É primordial planejar bem as ações de marketing e investir em estratégias assertivas. Uma delas pode ser variar, ao máximo, os canais de divulgação. Garantir presença nas redes sociais,  com marketing digital para varejo, ou até mesmo a moda antiga, distribuindo panfletos e folhetos de oferta. Tudo depende do público que você visa alcançar.

Na internet, por exemplo, existe uma série de possibilidades para ter o maior alcance possível. Além do marketing nas redes sociais, é possível atrair os clientes por meio de newsletters, anúncios patrocinados, campanhas de geolocalização, notificações em aplicativos, entre outros canais.

O mais importante é a qualidade dessas ações, e sobretudo, que elas façam sentido para o seu público consumidor. Por esse motivo é sempre bom recorrer aos dados dos seus clientes para identificar suas preferências e fazer campanhas personalizadas!

Também é crucial trabalhar o visual merchandising no ponto de venda. Modifique o layout da loja e promova uma decoração especial para a páscoa. Tudo isso contribui para criar um clima favorável ao consumo na experiência do cliente. Mas cuidado, respeite a identidade visual da sua marca, exageros na decoração podem causar um efeito contrário e afastar o consumidor.

Otimize os processos com tecnologia

Assim como a gestão diária do varejo, preparar um supermercado para uma data como a Páscoa exige muita organização, a partir de processos complexos. Além disso, a gestão do PDV e o atendimento ao cliente são grandes desafios. 

Na Páscoa, seu supermercado pode esperar muito movimento nas lojas. O objetivo, além de vender mais, como falamos anteriormente, deve ser proporcionar ao shopper a melhor experiência de compra possível. 

No ponto de venda, é imprescindível reduzir as filas e o tempo de espera. Oferecer o self-checkout é uma ótima saída para esse desafio. Afinal, ele retira a sobrecarga dos caixas comuns e oferece mais opções ao cliente, que pode agilizar o processo de pagamento das compras. 

Você também não pode se esquecer que os hábitos do consumidor estão se modificando, e muitas pessoas já optam por comprar pela internet e retirar na loja, ou receber em casa. Portanto, ofereça um serviço de e-commerce de qualidade e esteja alinhado com estratégias omnichannel, com sites e aplicativos funcionais. Promova uma experiência prática e sobretudo ágil na entrega!

Datas comemorativas são um momento propício para conquistar novos clientes e fidelizá-los. Sendo assim, no planejamento de Páscoa para supermercado, é necessário contar com um bom sistema de CRM, que otimize todo o relacionamento com o cliente. 

 

Tudo pronto! Agora a sua loja pode arrasar nas vendas nesta Páscoa! E depois da venda, o que acontece? Estratégias pós-venda são importantíssimas para fidelizar os clientes e garantir uma relação mais próxima e vantajosa para o seu supermercado. Leia este texto no blog e saiba como otimizar a relação com o consumidor após a venda!