Em um cenário tão competitivo, aumentar o lucro no e-commerce é um desafio constante dos empreendedores.
Afinal, o mercado de compras online está em pleno crescimento e repleto de novidades: novas lojas e novos produtos.
Com a mudança do modo de consumo impulsionada pela pandemia, as lojas virtuais caíram no gosto do consumidor.
Mas com as estratégias certas é possível se destacar entre a concorrência e conquistar o público.
Para te ajudar a vender mais no seu comércio eletrônico do seu supermercado e, consequentemente, aumentar sua receita, preparamos algumas dicas importantes.
Confira!
Oportunidades para aumentar o lucro no e-commerce
O crescimento do e-commerce segue em alta no mundo.
No Brasil, o crescimento do comércio eletrônico registrou um aumento de 16% em relação a 2021, de acordo com dados da pesquisa Global Payments Report, da Wordpay from FIS, divulgada em março deste ano.
Ainda segundo o estudo, as vendas do e-commerce no Brasil devem avançar 95% até 2025.
Ou seja, oportunidades não faltam para o crescimento exponencial do seu negócio, não é mesmo?
Mas as oportunidades de aumentar o lucro do e-commerce estão atreladas a alguns fatores estratégicos importantes.
Os principais são:
– Agilidade;
– Conhecimento sobre os produtos;
– Monitoramento da concorrência e
– Ter bom relacionamento com os fornecedores e parceiros.
Assim, é preciso estar atento ao mercado virtual que muda constantemente, bem como acompanhar a relação de oferta versus demanda.
Veja um exemplo:
Se você tem em estoque um produto escasso no mercado, é hora de aproveitar!
Com isso, você consegue aumentar o seu preço e lucrar mais no curto prazo.
A seguir confira algumas dicas práticas para garantir mais rentabilidade para o seu negócio.
Dicas práticas para garantir mais lucro no e-commerce
Confira 6 dicas essenciais para obter os resultados esperados no seu negócio virtual.
1. Invista no lançamento de novos produtos
O lançamento de novos produtos é uma ótima maneira de aumentar a sua receita.
Afinal, ele atrai novos clientes e aumenta o ticket médio dos que já compram em sua loja virtual, não é mesmo?
Por isso, esteja preparado para oferecer sempre novos itens, observando as tendências para atender às necessidades do público que anseia por novidades.
Essa é uma maneira de estar sempre à frente, se destacando entre os concorrentes.
2. Conquiste novos clientes com estratégias promocionais
Conquistar um novo cliente é sempre uma vitória, não é mesmo?
Para isso, você pode investir em algumas estratégias promocionais, como:
Frete grátis na primeira compra;
Cupom de desconto para quem vai comprar pela primeira vez e
Porcentagem de desconto na primeira compra a partir de determinado valor, por exemplo.
3. Trabalhe a fidelização e o relacionamento com o cliente
Uma maneira de investir na fidelização de clientes online é oferecer cupons de descontos exclusivos ou sistemas de pontuação com prazo específico para resgate.
Mas lembre-se que o cliente atual deseja uma experiência de compra que vai além do produto.
Para isso, você precisa dar uma atenção especial no relacionamento com o cliente em toda a sua jornada de compra.
Para que o cliente volte a comprar, é essencial trabalhar bem o atendimento, o suporte e o pós-venda, oferecendo um atendimento personalizado.
Dessa forma, além de deixar o cliente satisfeito, você garante uma receita recorrente para o seu negócio virtual.
4. Utilize o marketing omnichannel
Como você já sabe, os consumidores estão cada vez mais conectados, certo?
Assim, eles compram de onde estiverem: em casa, no trânsito a caminho do trabalho, no trabalho. Enfim, de qualquer forma e em qualquer lugar!
Com isso, é essencial criar uma abordagem de marketing omnichannel para as vendas.
Ou seja, seu e-commerce precisa garantir a melhor experiência de compra ao consumidor, independentemente do canal que ele utilizar para realizar a compra: seja pelo celular ou desktop, através do site ou app.
5. Divulgue a sua loja para aumentar o seu público
Para se manter competitiva, uma loja online precisa aumentar constantemente o seu número de clientes ativos, certo?
Então, invista em estratégias de marketing e comunicação para se posicionar bem no mercado e atrair sempre novos clientes.
Afinal, quanto maior a exposição da sua loja e dos seus produtos, mais vendas você terá.
Para isso, veja algumas ações que não podem faltar para a sua loja virtual se tornar mais conhecida:
– Otimize seu site para motores de busca para que seu produto seja facilmente encontrado pelos buscadores, utilizando técnicas de Search Engine Optimization (SEO)</a>;
– Invista em mídia paga, anúncios para aumentar o faturamento do seu e-commerce;
– Trabalhe o Inbound Marketing: conjunto de estratégias de marketing para atrair, converter e encantar clientes por meio de canais online. Marketing de conteúdo, SEO e ações estratégicas em redes sociais.
6. Transforme dados em indicadores estratégicos
Por fim, conte com a tecnologia para transformar seus dados em indicadores que vão te ajudar a tomar decisões mais assertivas.
Afinal, não adianta implementar estratégias sem entender profundamente se de fato elas estão funcionando para aumentar suas vendas, não é mesmo?
Assim, você precisa analisar todas as informações captadas em sua plataforma, a partir dos cadastros realizados dos clientes. Ter um CRM é crucial para o gerenciamento eficaz de clientes.
Esses dados são fundamentais para avaliar o desempenho das suas vendas e a efetividade das ações de marketing.
Agora vamos para a prática?
Para colocar as estratégias que citamos neste artigo em prática, é fundamental contar com parceiros e ferramentas tecnológicas adequadas para alavancar o seu negócio.
Então, veja a seguir como a VR Software pode apoiar o crescimento do seu e-commerce.
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Como já citamos aqui sobre a importância de monitorar os dados do seu público, a VR Software tem a solução que garante a excelência no gerenciamento do relacionamento com o cliente. Estamos falando do VR CRM.
Agora que você já sabe como aumentar as vendas para lucrar mais no seu e-commerce, pode começar a colocar essas estratégicas em prática.
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