Você sabe como é a presença da mulher no customer experience?
Sabemos que as datas comemorativas são um momento único para lojistas e empreendedores que querem alavancar suas vendas e faturar mais.
Mas, é preciso saber aproveitar adequadamente esses momentos.
E, com a proximidade do Dia da Mulher, vale a pena pensar em como atrair e converter mais clientes que são o centro desta data: as mulheres.
As mulheres são consumidoras que possuem muito impacto sobre o mercado de bens de consumo. Muito mais do que os homens, inclusive.
Venha conosco e veja qual o perfil de uma mulher no customer experience. Veremos ainda algumas dicas para atrair mulheres consumidoras para a sua loja. Nos acompanhe!
Você vai ver nesse texto:
- O que é customer experience?
- Qual o perfil das mulheres consumidoras?
- Impacto das mulheres no mercado de bens de consumo
- Principais hábitos de consumo das mulheres na Internet
- Dicas de ações para atrair consumidoras para a sua loja
O que é customer experience?
Antes de falarmos sobre a mulher no customer experience, é interessante que possamos compreender o significado deste termo.
CX é a sigla utilizada para fazer referência à experiência do cliente.
Diz respeito a toda a impressão que o cliente possui sobre uma empresa, após ter interagido com ela.
É importante salientar que o processo de interação de um cliente com uma marca não se dá apenas no momento da compra.
Muito pelo contrário.
Essa interação ocorre desde o momento da pré-venda, passando pela conversão do cliente, até o pós-vendas.
Além disso, é preciso tomar cuidado para não confundir o CX com o atendimento ao cliente.
No atendimento ao cliente, fazemos referência ao atendimento que o cliente recebe da sua empresa durante a jornada de compras dele.
Por outro lado, o customer experience é bem mais amplo. Envolve a jornada de compras por completo.
Ou seja, podemos incluir na experiência do cliente o momento em que o cliente navega no seu site, quando ele conhece a sua marca e o seu produto, quando finaliza uma compra.
É como se o atendimento ao cliente fosse uma pequena subdivisão dentro de um grupo maior: o customer experience.
Agora é o momento que você nos questiona: mas, por que eu preciso conhecer esses conceitos? Que diferença ele terá para o meu negócio?
Bom, ele faz toda a diferença.
Quando uma empresa assume como objetivo principal dar uma boa experiência ao consumidor, fará tudo que for possível para garantir que esse cliente saia satisfeito.
Isso é fundamental para todo negócio, uma vez que, é este tipo de ação, que confere autoridade e aumenta a quantidade de fidelizações de uma marca.
Qual o perfil das mulheres consumidoras?
Considerando que você já compreende, minimamente, o que é o customer experience, podemos começar a entender o impacto que as mulheres exercem neste setor.
O Dia Internacional da Mulher, comemorado em 08 de março, está se aproximando.
E, como em todas as datas comemorativas, os lojistas começam a ficar ansiosos e a pensar em estratégias de Marketing para venderem mais.
Mas, para ter bons frutos, é preciso que se conheça o público ao qual fazemos referência: às mulheres.
O cenário, em 2023, para as mulheres, é bem diferente do cenário vigente algumas décadas atrás. Hoje, temos uma participação feminina no mercado de bens de consumo, como nunca visto antes.
Contudo, antes de fazermos qualquer análise pormenorizada sobre esse assunto, devemos responder uma pergunta bastante simples: quem são as mulheres que mais consomem?
Qual o perfil delas?
Para responder estes questionamentos, nada melhor do que alguns dados:
- A cada 05 mulheres, 03 afirmam que possuem uma vida financeira relativamente organizada, segundo o Serviço de Proteção ao Crédito;
- Aproximadamente 45% das casas brasileiras, possuem mulheres que chefiam a maior parte das decisões familiares, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
Certamente, uma pergunta mais genérica como essa, nos impõe dificuldades para traçar um perfil mais bem delimitado sobre essas mulheres.
Para traçar este tipo de perfil, é preciso fazer um recorte mais específico.
Quer ver um exemplo?
O perfil das mulheres que consomem moda.
Pesquisas indicam que aquelas mulheres que são mais jovens, que possuem nível superior completo e renda maior, tendem a comprar mais em shopping centers.
Impacto das mulheres no mercado de bens de consumo
Segundo uma pesquisa feita pelo Grupo Globo, 48,7% das famílias brasileiras possuem como chefe principal a figura de uma mulher.
Ainda, informações divulgadas pela Secretaria Nacional de Renda e Cidadania, do Ministério da Cidadania, apontou que, de cada 10 pessoas que recebem o Auxílio Brasil, 08 são mulheres.
Trouxemos esses dados para que perceba uma coisa: as mulheres são responsáveis por tomar a maior parte das decisões nas casas brasileiras.
Isso inclui as decisões sobre bens e hábitos de consumo.
Dessa forma, é necessário que os lojistas e o comércio não apenas deem atenção para este público, como também pensem em estratégias e ações para atraí-lo.
Afinal, estamos falando de um público cujo impacto sobre o mercado de bens de consumo é bastante significativo.
As mulheres estão presentes enquanto consumidoras em todo e qualquer segmento do mercado.
Contudo, os segmentos que contam com maior participação feminina são: mercado de cosméticos, de bens de consumo, farmácia e varejo em geral.
Principais hábitos de consumo das mulheres na Internet
Das mulheres que acessam a Internet, aproximadamente 80% delas entram em suas redes sociais, diariamente.
Entender como as mulheres se comportam virtualmente é fundamental para que empresas consigam pensar em meios de incluí-las em suas estratégias e ações de Marketing.
Considerando que, como vimos em tópicos anteriores, são as mulheres que tomam a maior parte das decisões de compra em suas casas, a opinião delas precisa ser considerada.
Isso significa que cabe ao lojista entender o perfil dessas mulheres e como elas marcam presença nas redes sociais.
De acordo com uma pesquisa feita pelo “Elas: Comportamento e Barreiras”, as mulheres têm mais tendência a se lembrarem de anúncios que elas veem na Internet.
Assim, são o público-alvo com maior propensão para converterem os cliques em anúncios em compras.
Ademais, essa pesquisa também apontou que os segmentos mais clicados são os de roupas, acessórios e sapatos.
Essa mesma pesquisa também chamou atenção para algo interessante: as mulheres se interessam mais por empresas que se vinculam a causas sociais.
Por exemplo, marcas que promovem a sustentabilidade, que vendem produtos pouco nocivos ao meio ambiente, que apoiam causas animais, dentre outras.
Dicas de ações para atrair consumidoras para a sua loja
O primeiro ponto que toda empresa precisa saber é que, para atrair consumidoras para o seu estabelecimento, é preciso conhecer o perfil delas.
Não basta saber que são mulheres.
É preciso saber quem são essas mulheres, quais os seus gostos e maiores demandas, qual a faixa etária. Ou seja, temos que colocá-las como centro de nossas ações, ouvindo-as com muita atenção.
E chegamos a próxima dica.
Uma ótima forma de construir um perfil das suas clientes é a partir da elaboração de uma persona. Um modelo de cliente ideal.
Personas são muito úteis, pois dizem ao lojista exatamente qual o perfil de consumidora que ele mais recebe em sua loja.
Além da persona, outra coisa que funciona muito bem são as pesquisas de satisfação.
São pesquisas assim que dão abertura para que as mulheres digam exatamente aquilo que funciona e aquilo que não funciona na sua empresa.
Mulheres tendem a fazer mais pesquisas antes de efetuar uma compra.
Elas pesquisam em sites de reclamações, buscam saber a opinião de outras pessoas que tiveram contato com o seu produto.
Isso significa que a imagem que a sua marca passa terá muito impacto na decisão de compra delas.
Mulheres estão cansadas dos clichês do Dia da Mulher. Mais que ganhar flores, perfumes e chocolates, elas querem sentir que sua luta importa.
Por isso, promover debates, seja nas redes sociais ou em sua loja física, sobre os avanços e os desafios na conquista por direitos femininos, é um bom começo.
Se você recebe diversos perfis de mulheres em sua loja, é interessante pensar em ações segmentadas, voltadas para cada um destes perfis.
Funciona muito melhor do que ações genéricas para um tipo de mulher ideal que, na prática, não existe.
Não podemos falar em Dia da Mulher, debater sobre suas lutas diárias, se você não demonstra que realmente apoia a causa.
Dessa forma, conte com uma equipe de colaboradores que tenha a presença de muitas mulheres. Ou seja: coloque em prática aquilo que você prega.
Podemos pensar ainda em sorteios, workshops e oficinas para você realizar no dia 08 de março.
Algumas lojas, inclusive, em vez de fazer um único dia dedicado às mulheres, preparam a semana toda com ações intensas.
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