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O inverno está chegando, e com ele, uma das melhores oportunidades para o varejo no calendário sazonal. A festa de São João, celebrada em junho, é tradicional em todo o país e se notabiliza, entre outros aspectos, pelas comidas típicas. Portanto, é fundamental saber como se preparar para explorar bem a festa junina nos supermercados!

É fundamental que o setor supermercadista se prepare de forma adequada para todos os momentos do ano. Mas uma data tão marcada por quitutes tradicionais é ainda mais importante quando se trata do varejo alimentício.

Quadrilhas e festas particulares movimentam as lojas neste período. A demanda por produtos típicos é maior, e as possibilidades de alavancar as vendas também crescem.
Há muito trabalho até junho, por isso, neste texto, listamos dicas valiosas para trabalhar aspectos primordiais como estoque, promoções, visual merchandising e layout de loja. 

Vamos esquentar as vendas na festa junina? Boa leitura!

Prepare o estoque para atender a demanda

O controle de estoque precisa ser uma das primeiras preocupações no trabalho de preparação da festa junina nos supermercados. Afinal, o básico do atendimento ao cliente é atender sua demanda pelas mercadorias. É fundamental evitar a ruptura de produtos no PDV, sobretudo dos mais procurados neste período.

Como em qualquer processo, o planejamento e os dados são elementos valiosos. Avalie os números de venda e compra dos itens apresentados pelo supermercado em anos anteriores, neste mesmo período.

Isso ajuda a ter uma noção sobre a demanda existente e o volume de vendas. Dessa forma, a loja fará investimentos mais assertivos.

Uma estratégia fundamental é a negociação com os fornecedores. O trade marketing é essencial para assegurar que o seu supermercado possa promover as melhores ofertas.

Garanta a disponibilidade dos produtos de maior procura

Depois de planejar a quantidade de produtos e garantir boas negociações, outra tarefa importantíssima é separar os produtos que serão ofertados. Basta olhar para as comidas típicas da festa de São João para saber o que não pode faltar no estoque. 

Canjica, quentão, arroz doce, caldos, pé de moleque, milho cozido… Os supermercados devem ofertar a quantidade certa de mercadorias como milho, paçoca, amendoim, leite, e outros ítens necessários para preparar esses quitutes.

Nenhuma festa junina pode ficar sem suas delícias e o seu supermercado precisa elevar o ticket médio e garantir um bom números de venda nesta data!

Realize ações promocionais para atrair os clientes

Oferecer a disponibilidade necessária de produtos exige muito trabalho, entretanto, é um objetivo básico a ser atingido. Depois disso, é necessário realizar ações promocionais para atrair o maior número possível de clientes. Essas estratégias são cruciais para aumentar a competitividade de um supermercado diante de seus concorrentes.

Independentemente da data, ou qualidade do produto, o cliente procura por boas ofertas. Portanto, é necessário trabalhar promoções especiais, que façam a diferença na escolha do consumidor.

No entanto, nem tudo se resume ao preço de um produto. Estratégias como oferecer desconto na compra de dois ou mais produtos do mesmo tipo também funcionam muito bem. Além de presentear o cliente com uma vantagem, o estabelecimento eleva seu ticket médio.

E claro, é necessário realizar ofertas personalizadas para clientes que fazem parte de um clube de vantagens, por exemplo.

Invista em estratégias de comunicação para divulgar ofertas

A eficácia das ofertas também depende, e muito, da forma com que elas são apresentadas ao shopper. É importante trabalhar a criatividade e encontrar alternativas que chamem a atenção do cliente.

O senso de urgência pode ajudar muito. Realize promoções relâmpago, com prazo de validade, e alerte o consumidor sobre a necessidade de aproveitar a oferta o quanto antes!

Também é importante ampliar os canais de divulgação. O marketing digital é uma ótima estratégia para ampliar o público consumidor, tanto na loja física, como nas plataformas virtuais, como o e-commerce.

Trabalhe o visual merchandising no clima de festa junina no supermercado

Agora chegou o momento de conhecer as melhores estratégias de preparação para a festa junina no supermercado, com foco no ponto de venda. Em datas como o São João, as lojas costumam ficar mais cheias e é necessário receber bem esses clientes.

Os principais objetivos são criar um clima favorável para que o consumidor compre e, claro, promover uma experiência confortável na loja!
Começamos pelo primeiro ítem. É primordial realizar um bom trabalho de visual merchandising para que sua loja chame a atenção, desde a fachada até nos corredores do estabelecimento.

A decoração é importante para fazer com que os colaboradores, e claro, os clientes. Alguns consumidores, inclusive, só se lembram da data por conta dos materiais decorativos espalhados pelo PDV. Por isso esse aspecto pode ser decisivo no aumento das vendas!

Vale ressaltar que a festa junina é um evento com forte apelo visual, em que as fantasias e peças decorativas são parte essencial da tradição. Por isso, espalhe pela loja bandeirinhas, chapéus de palha e outros elementos que fazem parte da temática da festa de São João.

 

Otimize a experiência de compra no ponto de venda

Como você já sabe, o ponto de venda precisa ser otimizado não apenas para prender a atenção do shopper, mas para proporcionar a melhor experiência de compra possível. Para alcançar bons resultados, existem dois elementos que merecem uma atenção especial: o layout de loja e o marketing sensorial.

É fundamental lembrar que, embora a data seja importante, nem todos os clientes vão estar em clima de festa junina. Por isso, na maioria dos casos, uma ótima estratégia é separar espaços específicos no estabelecimento para os produtos relacionados ao evento.
Além de evitar exageros, no contexto geral da loja, as barracas de festa junina no supermercado facilitam a vida do consumidor que procura pelas mercadorias típicas.

Outra estratégia muito interessante é o marketing sensorial. Ele pode ser aplicado somente nas barracas ou em toda a loja, desde que se mantenha o equilíbrio. O método é uma forma de interagir com o cliente por meio de seus sentidos.

Um deles é o paladar, o que tem tudo a ver com a data. Afinal, na festa junina a vontade de experimentar quitutes como canjica e quentão. Por esse motivo, oferecer degustação grátis é uma ótima forma de dar aquele agrado e conquistar o cliente pelo sabor.

Outro sentido a ser explorado é a audição, até porque festa junina não é festa junina sem as músicas típicas! As canções ajudam a compor o clima de São João e também são muito animadas, o que pode melhorar o humor do cliente e facilitar as compras.

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