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Já estamos na reta final de 2022, mas ainda estão por vir datas comemorativas importantíssimas para o Varejo: Dia das Crianças, Halloween, Copa do Mundo, Black Friday, Natal e Réveillon! Estamos falando das campanhas sazonais em que o volume de vendas atinge os picos mais significativos.

Certamente, alcançar o sucesso em períodos como esses é o que você mais deseja para o seu negócio, não é mesmo?

Pensando nisso, reunimos 8 dicas valiosas de como preparar o seu ponto de venda para as próximas festividades do nosso calendário anual, aumentando o seu lucro e fidelizando clientes!

 

Confira!

Campanhas sazonais: conheça a importância

Aproveitar as oportunidades que cada época oferece é uma estratégia de marketing sazonal bastante utilizada pelas empresas para alavancar as vendas.

Na verdade, é quase obrigatório para o Varejo explorar determinados períodos, criando ações promocionais e ofertas especiais, que vão fortalecer o relacionamento com o consumidor, agregando valor à marca.  

Se bem planejadas, as campanhas sazonais resultam em resultados bastante expressivos para o comércio em geral, promovendo o giro no estoque e o aumento da lucratividade.

Mas o segredo para aproveitar cada data especial de forma efetiva é a antecedência!

Ou seja, é essencial contar com um planejamento estratégico.

Dito isso, é hora de colocar em prática as dicas que preparamos para você vender muito até o fim deste ano!

 

Vamos lá?

Campanhas sazonais: colocando em prática

Confira abaixo nossas dicas para você aproveitar as datas especiais e alavancar suas vendas.

 

1. Aprenda com as datas especiais dos anos anteriores

Faça uma análise criteriosa do seu histórico de vendas em cada período comemorativo dos anos anteriores.

Retome as suas ações e descubra quais foram os produtos mais vendidos de cada época, o ticket médio, bem como quais foram os seus resultados.

Assim, você vai conseguir criar campanhas estratégicas para o seu negócio.

E ainda: não deixe de observar as tendências deste ano, afinal, sempre há mudanças de comportamento do consumidor, e, por isso, você deve ficar atento!

É importante acompanhar as ações da concorrência também. Então, fique de olho!

 

2. Esteja com o estoque preparado!

Com base nas informações levantadas de cada data comemorativa passada, você vai conseguir preparar melhor o seu estoque. Atenção: esse é o grande segredo para o sucesso das vendas!

Afinal, nada pior que divulgar uma oferta, mas não ter uma quantidade significativa de produtos para sustentar sua ação, não é mesmo? O resultado: insatisfação do cliente.

Então, não caia nessa armadilha de realizar promoções “no escuro”.

Trabalhe sempre com a sua estratégia de vendas, garantindo a melhor gestão do seu supermercado, também nas épocas especiais.

O planejamento correto do estoque evita tanto o excesso de mercadorias, quanto a ruptura de itens importantes para cada data comemorativa.

 

3. Ofereça promoções de produtos ligados às datas

Uma campanha sazonal deve ser muito bem planejada para oferecer de fato promoções concretas: relacionadas aos períodos em questão.

Não adianta focar em itens que não tenham “afinidade” com o tema das datas comemorativas.

Afinal, em datas festivas, os clientes estão mais receptivos aos produtos temáticos, pois são momentos com forte apelo emocional.

Então, para chamar a atenção do consumidor, invista nas promoções desses produtos ou dos que historicamente são mais vendidos em cada data, como vimos na primeira dica.

Aproveite e prepare cartazes e displays promocionais para destacar esses produtos, explorando todas as áreas do seu supermercado.

 

4. Decore seu PDV

Contar com uma decoração temática faz toda diferença em datas especiais!

Então, planeje um ambiente agradável, com o apelo emocional que cada época pede.

Para isso, basta soltar a criatividade!

Invista em banners e cartazes espalhados pelo PDV. E que tal criar um espaço temático para maior engajamento do seu público?

 

5. Aposte no marketing sensorial

Dando continuidade à decoração especial, você pode explorar o marketing sensorial, investindo em algumas ações, como: iluminação especial, música acolhedora e ainda estimulando o seu cliente a experimentar sensações através do toque e do cheiro.

Com o marketing sensorial, você vai garantir a melhor experiência do seu cliente.

 

6. Ofereça kits temáticos e personalizados

Monte kits de presentes criativos temáticos, mas divulgue-os com antecedência, para criar expectativa e despertar o desejo dos consumidores.

Ah! E não se esqueça também de disponibilizar embalagens especiais e personalizadas, principalmente em datas de grande valor afetivo.

Ações simples como ter um espaço para o cliente escrever o nome do presenteado e poder escolher a embalagem do seu gosto fazem toda a diferença!

Assim, você cria uma oferta de valor fazendo com que o cliente escolha a sua loja para essa compra especial.

 

7. Aposte na divulgação nas redes sociais e invista nas vendas on-line

Tenha presença digital!

Invista na divulgação das suas ações nas redes sociais e em todos os canais de comunicação com o seu público, para aumentar o alcance da sua estratégia em cada data.

E lembre-se: as vendas on-line não param de crescer!

O relatório The Global Payments Report 2022 aponta que o e-commerce brasileiro terá um crescimento anual de 18% até 2025.

Portanto, mantenha o seu E-commerce e o App do seu supermercado sempre atualizados, com toda a infraestrutura necessária, para conseguir atender os pedidos on-line.

E não deixe de personalizar esses canais de venda também, de acordo com cada data especial: decore-os com banners, imagens, frases e cores dos dias comemorativos.

 

8. Ofereça uma experiência omnichannel

O maior desafio do Varejo, nos dias de hoje, não é mais estar presente em todos os canais de atendimento, e sim fornecer a melhor experiência do cliente integrada em todos eles.

Para isso, conte com soluções tecnológicas que integrem os seus canais, mantendo uma linguagem única e assertiva com o cliente, e dando o poder de escolha que ele tanto deseja: como, por exemplo, realizar a compra no digital, mas pegar o item na loja física.

Ou seja, a jornada de compra do cliente não é mais linear. Então, é importante ter ferramentas para a integração desses canais, alcançando um supermercado omnichannel.

Agora que você já sabe a importância das datas comemorativas para vender mais, conte com a VR Software para alavancar seus resultados em períodos como esses!

Oferecemos soluções inovadoras para a gestão completa do seu supermercado!

Se desejar, fale com nosso time agora mesmo!

Aproveite e leia nosso E-book: Layout e Merchandising para supermercados, um guia para deixar o seu PDV ainda mais atraente!