Você sabe como fidelizar clientes no varejo?
Ter uma base de clientes sólida é cada vez mais difícil. Com tantos concorrentes e tantos produtos disponíveis, o varejista precisa sempre se reiventar.
Daí advém a importância de que você invista na fidelização de clientes. Assim, terá uma carteira de clientes fiéis, que darão maior estabilidade à receita do seu supermercado.
Fidelizar clientes exige investimento constante.
Por isso, se apegue às 05 estratégias que nós separamos e incorpore elas na rotina do seu supermercado e da sua equipe de funcionários.
Venha conosco e veja nossas estratégias para fidelizar clientes no varejo. Mostraremos a você como a fidelização é importante e quais os benefícios ela trará ao seu supermercado. Nos acompanhe!
O que você vai ver nesse texto?
– O que é fidelização de clientes?
– Por que é importante fidelizar clientes no varejo?
– Quais os benefícios da fidelização de clientes para os supermercadistas?
– Conheça 05 estratégias para fidelizar mais clientes no seu supermercado:
01 – Desenvolva um programa de fidelização
02 – Invista na experiência do seu cliente
03 – Faça pesquisas de satisfação
04 – Invista em soluções tecnológicas
05 – Conheça os hábitos de consumo dos seus clientes
O que é fidelização de clientes no varejo?
Se você tem estudado um pouco mais sobre o mundo do Marketing, tentando descobrir como ajudar seu estabelecimento a progredir, provavelmente terá se deparado com este termo.
De forma bem simples e clara, fidelizar um cliente significa estimulá-lo a voltar mais vezes ao seu negócio.
Ou seja, nosso propósito neste texto é responder a seguinte pergunta: o que eu faço para garantir que o cliente retorne mais vezes ao meu estabelecimento?
Ter uma carteira de clientes fidelizados, conforme veremos, possui um alto valor para todo e qualquer empreendimento.
São esses clientes que dão estabilidade para a receita do negócio.
Para fidelizar, é preciso pensar em estratégias e ações que possam reter esses clientes.
Ainda, é interessante que essas estratégias sejam distribuídas por toda a jornada de compras do seu cliente.
Por que é importante fidelizar clientes no varejo?
Mas, por que estamos dando tanto destaque para a fidelização? Qual a importância dela para o varejo?
Não importa qual seja o ramo em que você está inserido, a verdade é que ter uma base de clientes fidelizados te dará maior segurança.
Estamos falando aqui de clientes que retornarão com certa periodicidade para adquirir o produto. Então, é um fluxo de caixa entrando com o qual você pode criar expectativas.
Quando investimos em campanhas de Marketing para atrair consumidores novos, não temos como garantir se eles realmente se interessarão ou mesmo se irão comprar o seu produto.
É uma aposta que fazemos.
E, embora correr esse risco seja muito importante, para fazer isso com maior segurança, precisamos de uma base de clientes fiéis.
São esses clientes que garantirão que, em momentos de crise e de dificuldade financeira, o seu negócio continuará sobrevivendo.
Com ele podemos ter, ao menos uma parte da receita, estabilizada.
Quais os benefícios da fidelização de clientes para o varejo?
Investir na fidelização de clientes não é importante apenas para conferir maior segurança ao seu supermercado.
Existem outros benefícios que precisamos destacar.
Primeiramente, fidelizar um cliente é bem mais barato do que atrair e converter clientes novos.
Isso mesmo!
Pesquisas indicam que o processo para atrair e converter um cliente novo poderá sair entre 05 e 25 vezes mais caro do que o processo para fidelizar um cliente já existente.
Além disso, quando um cliente é fidelizado, a tendência é que ele retorne cada vez mais e adquira mais produtos.
Isso significa que, além de ser uma receita recorrente para o seu negócio, ele também trará mais lucros no decorrer do tempo.
Em um supermercado, por exemplo, isso é muito perceptível.
Um cliente começa indo de forma tímida, para comprar produtos isolados, como alguma verdura ou variedade de carne.
Se ele gostar do serviço encontrado e dos produtos que você vende, passará a comprar mais produtos.
Tempos depois, seu supermercado se torna o local oficial em que ele faz compras. E mais que isso: ele indica o estabelecimento para que outras pessoas também possam ir!
Por isso, costumamos dizer que clientes fidelizados são excelentes para trabalhar e aumentar a autoridade da sua marca e do seu negócio.
Outro benefício é que a empresa costuma conhecer muito melhor o perfil dos clientes fidelizados, em comparação aos demais.
É uma tendência natural.
À medida que o cliente retorna diversas vezes, a empresa começa a entender seus hábitos, preferências e maiores demandas.
E ter conhecimento sobre esse perfil é uma peça chave para que o supermercadista possa oferecer produtos e um serviço cada vez melhor.
Conheça 05 estratégias para fidelizar mais clientes no seu supermercado:
Já vimos a importância da fidelização de clientes em supermercados.
Agora, vamos para nossas dicas práticas?
Separamos 05 estratégias que nossa equipe da VR Software compreende como muito eficiente no processo de fidelização.
É importante que você invista nessas estratégias de forma conjunta e coordenada, se possível integrando elas entre si.
01 – Desenvolva um programa de fidelização
Os programas de fidelidade não podem ficar de fora das suas estratégias.
Programas de fidelidade são ações e benefícios que uma empresa concede para seus clientes fiéis, visando incentivar que eles continuem fidelizados.
São pequenas iscas que jogamos ao mar para manter nossos “peixes” sempre por perto.
Nos supermercados, investir em programas de fidelização é completamente possível.
Podemos pensar, por exemplo, em sistemas de descontos e cupons para os clientes.
Imagine um sistema de descontos na qual o cliente, fazendo mais de três compras por mês, no valor mínimo X, ganha um desconto de 10% na terceira compra?
O único alerta que fazemos é quanto à escolha e definição de como funcionará o seu programa de fidelidade.
Tenha cuidado para, na tentativa de dar boas recompensas e incentivos para o cliente, não acabar colocando seus lucros e sua própria receita em risco.
É preciso calcular se o desconto oferecido é viável financeiramente.
02 – Invista na experiência do seu cliente
Uma boa experiência assegura que a jornada de compras do cliente seja muito mais tranquila. Dentro de um supermercado, isso perpassa por diversos pontos:
– Qualidade nos produtos oferecidos;
– Organização e higiene do ambiente;
– Distribuição dos alimentos em seções, permitindo que o cliente os encontre facilmente;
– Qualidade e eficiência no atendimento dos colaboradores;
– Agilidade na entrega;
– Agilidade no caixa;
– Promoções, cupons, sistemas de descontos e programas de fidelidade.
03 – Faça pesquisas de satisfação
Muitos supermercadistas acreditam pouco no potencial das pesquisas de satisfação. Mas elas são uma importante ferramenta com muito para nos dizer.
Isso ocorre pois essas pesquisas dirão aos supermercadistas exatamente aquilo que os clientes gostam e não gostam no supermercado.
Assim, você terá a oportunidade de saber exatamente quais são os pontos fortes e fracos do seu estabelecimento.
De posse dessas informações, saberá onde precisa investir e alocar recursos, permitindo que torne a jornada de compras do cliente mais agradável.
Além disso, as pesquisas de satisfação tem um efeito sobre o cliente.
Quando o cliente vê que a reclamação feita por ele foi ouvida pela empresa, se sente acolhido, sente que sua voz foi ouvida.
Consequentemente, a chance de que ele se torne um cliente fiel é muito maior.
Digamos que os clientes, na pesquisa, apontam que gostam muito da qualidade dos produtos e da organização do supermercado.
Mas, reclamam da qualidade do atendimento.
Sabendo disso, você terá clareza que, seu próximo passo, é investir no treinamento e na capacitação dos seus funcionários para que atendam melhor os clientes.
04 – Invista em soluções tecnológicas
O processo para fidelizar clientes será bem mais eficiente se você utilizar a tecnologia a seu favor.
Ferramentas tecnológicas que te permitam mapear os hábitos de consumo dos clientes, fazer pesquisas de satisfação e analisar seus resultados.
E claro, a VR Software como sua parceira.
O VR Connect é uma solução inovadora, criada por nós, que permitirá que seus clientes conheçam benefícios exclusivos com antecedência.
Dessa forma, o consumidor não apenas pode ver as mercadorias que estão em oferta, como também adicionar o carrinho e deixar agendado o horário para retirada.
Ainda, à medida que o cliente utilizar o aplicativo, automaticamente nossos algoritmos irão identificar os padrões e hábitos de consumo do consumidor.
05 – Conheça os hábitos de consumo dos seus clientes
Quando você conhece os seus clientes, fica muito mais fácil de atender suas demandas e tornar a experiência deles ainda melhor.
Se o consumidor sentir que você conhece seus gostos, hábitos e preferências, ele irá se sentir especial.
Cabe ao seu supermercado adaptar-se aos hábitos de consumo do consumidor, e não o contrário.
É importante ter em mente ainda que os hábitos de consumo dos clientes não são fixos.
Esses hábitos se alteram ao longo do tempo, em especial, se as circunstâncias mudam.
Quer ver como?
Em momentos de crise econômica, é comum vermos aumentar a procura por produtos de qualidade inferior (que são mais baratos), bem como por produtos da alimentação básica.
Arroz, feijão, macarrão, etc.
Precisamos saber analisar estes cenários, e ver como nossos consumidores reagem a eles.